Remuneração Baseada em Valor

Aline Freitas Vitoria
Publicado em: seg, 11/11/2019 - 14:52

Valor em saúde é definido como a relação entre os resultados que importam para os pacientes e o custo para atingir esses resultados, ou seja, é conciliada com programas de medicina preventiva, que resultam em redução dos custos e mais qualidade para a assistência.
A remuneração baseada em valor prioriza a melhoria da atenção à saúde e, como consequência, a sustentabilidade do sistema.

No sistema atual, o paciente deixou de ser o centro da atenção e razão de existir do sistema, para se transformar apenas em um número. O modelo de remuneração vigente em nossa saúde suplementar é chamado de fee-for-service, ou conta-aberta. Sendo assim o sistema é remunerado pelo número de tratamentos realizados e não pelo resultado clínico proporcionado ao paciente. Esse novo modelo de remuneração retoma o devido lugar do paciente. A Value Based Payment, em que a remuneração passará a ser realizada pela qualidade do resultado clínico proporcionado ao paciente dentro de custos razoáveis. Em países da Europa e Estados Unidos a evolução da saúde neste sentido é visivelmente positiva.

Tal modelo é uma das formas mais eficientes para diminuir as glosas, controlar os gastos e
promover a sustentabilidade das organizações e garantir a qualidade de vida da população.

 

Por Aline Freitas

 

NOTA DO EDITOR:

Se o tema Sistema de Saúde, tratado neste artigo, te interessou, amplie seus conhecimentos com o Curso A Saúde e a Constituição Federal - O Sistema SUS em Estudo

 

Artigo Publicado em 11 de novembro de 2019.
Os Artigos assinados não representam - necessariamente - a opinião da Unieducar sobre os assuntos abordados.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.