Termo “Black Friday” é abandonado pela Unieducar por alusão ao racismo

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: qua, 30/09/2020 - 14:48

ORIGEM DO TERMO
Nos Estados Unidos o dia imediatamente posterior ao feriado nacional de ação de graças se consolidou como uma data onde lojistas de todo o país passaram a organizar liquidações de seus estoques. A data alusiva ao Thanksgiving Day foi regulamentada nos EUA no final do ano de 1941, quando o Congresso norte americano definiu que o Dia Nacional de Ação de Graças passaria a ser comemorado na quarta 5ª feira do mês de novembro. A solução acabou garantindo – ao comércio – a adição de uma semana de promoções e vendas até as festividades natalinas.

A palavra – ou melhor – o adjetivo pejorativo alusivo à 6ª feira seguinte ao Dia Nacional de Ação de Graças começou a se tornar conhecido no início da década de 1960 quando policiais da Filadélfia passaram a se referir ao dia pela palavra “Black”, de forma depreciativa, em função do elevado volume de tráfego comumente reportado na data.

O TERMO SÓ VIRALIZA APÓS DÉCADAS
O termo permaneceu – contudo – restrito à Filadélfia por um período bastante longo até que, no início dos anos 2000, quando até então, o boom de liquidações acontecia no sábado.
Alguns lojistas, contudo, perceberam que a estratégia de antecipar um dia seria benéfico para os negócios. A iniciativa desse grupo acabou obrigando os demais a seguirem o exemplo, sob pena de ficarem sem atender os clientes que fatalmente comprariam em outras lojas.

A INICIATIVA DE UNS PUXA OS DEMAIS
Muitos lojistas do Canadá, por exemplo, se viram forçados a promoverem o seu próprio “Black Fruday” para conter o fluxo de clientes canadenses que atravessavam a fronteira para fazer compras no país vizinho.

ESTAMOS ABANDONANDO O TERMO “BLACK”
O motivo pelo qual a Unieducar abandona – a partir de 2020 – a terminologia “Black” alusiva ao período de promoção tem a ver com a origem pejorativa a que o “apelido” remete. Pelo que deixamos claro acima, a referência à cor preta refere-se a algo ruim, que causa problemas. Por isso mesmo, a partir de 2020 passaremos a usar um outro termo para denominar nossas ações promocionais na 6ª feira seguinte ao Dia de Ação de Graças.

Ainda não está decidido qual será o termo, mas muito provavelmente teremos uma promoção com o título de BIG FRIDAY a partir de 2020. Então fique ligado! Os nossos cursos online e eventos online certamente terão a sua tradicional data anual de promoção, que estará de roupa nova neste ano!

O que você achou desse artigo? Quer ouvir sua opinião. Basta enviar seus questionamentos para o meu e-mail: juracy.soares@unieducar.org.br .

Prof. Dr. Juracy Soares
É professor fundador da Unieducar. É fundador e Editor Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica.
Graduado em Direito e Contábeis; Especialista em Auditoria, Mestre em Controladoria e Doutor em Direito; Possui Certificação em Docência do Ensino Superior; É pesquisador em EaD/E-Learning; Autor do livro Enrqueça Dormindo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.