Trânsito e Mobilidade Urbana – Prioridade para as Metrópoles

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: qui, 23/07/2020 - 15:41

A cada dia que passa, os desafios na área do trânsito e mobilidade urbana se tornam mais complexos. Além disso, uma nova questão se coloca como prioritária, que é a mobilidade sustentável. Esse novo paradigma se impõe como mandatório.

Outra questão que ganha destaque e merece atenção são as discussões acerca da acessibilidade e mobilidade urbana. Ou seja, a partir de agora, as rampas para cadeirantes; as faixas para ônibus e até para bicicletas e patinetes, bem como as calçadas acessíveis, ganham uma posição de destaque no âmbito da gestão imobiliária, planejamento urbano e ambiental.

O exemplo da concepção de Brasília, na década de 1960 é paradigmático. Foi uma cidade inteira concebida sem que se levasse em consideração o pedestre. A Capital Federal – quando projetada – foi pensada para dar prioridade ao cidadão que se locomovia em seu próprio veículo.

Hoje a noção de valorização do transporte coletivo é muito mais disseminada e valorizada entre os novos operadores do urbanismo, que passam a reservar cada vez mais espaços para a mobilidade coletiva e sustentável. Exemplo disso são as cidades que se reinventam ao criarem milhares de quilômetros de ciclofaixas, faixas exclusivas para transportes coletivos e espaços para pedestres onde antes havia ruas exclusivamente projetadas para veículos.

A Unieducar desenvolve cursos online na área do trânsito, como por exemplo o curso direção defensiva e regras de ouro do código de trânsito. O objetivo é qualificar não só motoristas e pedestres, bem como os técnicos que atuam ou desejam atuar nesse mercado que só cresce.

Quer saber mais sobre o tema? Tem interesse em atuar como expert na área de Trânsito e Mobilidade Urbana? Fale conosco!

Quero saber se você ainda tem dúvidas. Basta enviar seus questionamentos para o meu e-mail: juracy.soares@unieducar.org.br .

 

Prof. Dr. Juracy Soares

É professor fundador da Unieducar. É fundador e Editor Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica.

Graduado em Direito e Contábeis; Especialista em Auditoria, Mestre em Controladoria e Doutor em Direito; Possui Certificação em Docência do Ensino Superior; É pesquisador em EaD/E-Learning; Autor do livro Enrqueça Dormindo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.