Unieducar lança curso online Especialização Técnica em Informação e Documentação Escolar

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: seg, 09/01/2023 - 15:41

O Curso online de Especialização Técnica em Informação e Documentação Escolar é um programa de Especialização em Nível Técnico, que confere certificação de Especialista Técnico em Informação e Documentação Escolar.

Este curso de especialização técnica é destinado aos portadores de – pelo menos - Diplomas de nível Técnico ou de graduação de nível superior, com interesse em aprofundar estudos nessa área de atuação profissional.

O projeto pedagógico foi concebido atendendo as mais recentes diretrizes de regulação profissional, tanto do Conselho Estadual de Educação – CEE quanto do Ministério da Educação - MEC.

O referido curso online Especialização Técnica em Informação e Documentação Escolar encontra-se devida e legalmente autorizado pela Câmara da Educação Superior e Profissional – CEE, conforme Parecer No. 496/2022. O referido programa de especialização técnica está classificado no eixo tecnológico de Desenvolvimento Educacional e Social, conforme consta no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC SISTEC.

A seguir vamos detalhar algumas perguntas e respostas sobre o curso para que todas as suas dúvidas possam ser sanadas:

01.: QUAL É A DURAÇÃO DO CURSO? E ESSE PRAZO PODE SER REDUZIDO?
RESPOSTA
: A duração normal desse curso é de no mínimo de 3 meses e máximo de 9 meses. O prazo pode ser reduzido se o aluno já tiver cursado uma ou mais disciplinas e solicitar o aproveitamento de estudos. Sendo aprovado o referido aproveitamento de disciplinas, o prazo correspondente às disciplinas aproveitadas será deduzido do tempo normal de duração do programa.

02.: O CURSO É ONLINE?
RESPOSTA
: Sim, e caso o aluno já tenha realizado as disciplinas antecipadamente, com as respectivas provas (avaliações), o processo de aproveitamento de disciplinas poderá dispensar as avaliações presenciais. Caso não as tenha realizado, terá que realizar as provas presencialmente, na sede da Escola Técnica Unieducar, em Fortaleza ou em um polo presencial.

03.: QUAL É O CONTEDO PROGRAMÁTICO DO CURSO?
RESPOSTA
: O programa contempla 5 (cinco) disciplinas, com as respectivas cargas horárias, a saber:

  • Certificação Digital e Segurança da Informação - 72h
  • LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – Aplicações e Boas Práticas - 72h
  • Direito Educacional Brasileiro - 32h
  • Gestão Educacional, EaD e E-learning – Novos Paradigmas Educacionais - 32h
  • Técnicas de Arquivamento Escolar - 32h

04.: O CURSO PREVÊ QUANTAS PROVAS? É EXIGIDO TCC? É EXIGIDO ESTÁGIO?
RESPOSTA
: Para cada uma das 5 (cinco) disciplinas é aplicada uma prova (avaliação de conhecimentos). O curso não prevê entrega de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Não é exigido estágio.

05.: O CURSO PREVÊ ENTREGA DE DIPLOMA OU CERTIFICADO? ESSE DOCUMENTO É ONLINE?
RESPOSTA
: Sim. Considerado aprovado em todas as disciplinas, a Escola Técnica Unieducar conferirá o correspondente Certificado (tendo em vista que o MEC prevê que para os cursos de Especialização Técnica, o documento é Certificado e não Diploma, que são entregues para os concludentes em Cursos Técnicos). O Certificado de Especialista em Informação e Documentação Escolar é emitido no formato online e enviado também em meio físico (formulário). Em ambos os casos, no certificado consta uma assinatura eletrônica que permite a validação no site da Escola Técnica Unieducar, conforme exige a legislação do MEC SISTEC.

Quer saber mais sobre o programa? Acesse o link acima ou entre em contato com nosso time por qualquer um de nossos canais de atendimento.

Time Escola Técnica Unieducar

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.