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Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

1 - Caracterização Geral do Curso

Denominação:

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

Total de vagas anuais:

100 (cem) anuais, sendo 50 (cinquenta) em cada semestre.

Modalidade:

EaD

Grau:

Superior de Tecnologia.

Regime de matrícula:

Seriado Semestral

Regime Escolar:

Semestral

Carga horária total:

Carga horária total = 1.900 h/a, sendo:

Duração média:

2 (dois) anos

Integralização CH curso: mínimo e máximo:

o curso deverá ser integralizado no mínimo em 2 (dois anos) anos e no máximo em 4 (quatro anos).

Objetivos do Curso

São objetivos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública:

  • Formar um profissional apto a atuar no planejamento e racionalização das atividades administrativas dos órgãos públicos e dos sistemas de política urbana e social;
  • Interpretar criticamente os parâmetros legais dos processos inerentes à Administração Pública;
  • Formar um profissional com uma visão profunda e sistêmica da gestão pública. Uma visão capaz de lhe permitir perceber seu papel como peça chave para um sucesso que ele compreende;
  • Garantir a formação de um profissional que está apto a utilizar as ferramentas disponíveis para a gestão pública;
  • Garantir uma visão ampla da gestão pública e seu papel fundamental na economia brasileira. Promover conhecimentos que permitam a contribuição para o desenvolvimento da gestão pública de forma sustentável ambiental e economicamente;
  • Desenvolver a capacidade empreendedora e a compreensão do processo de gestão do aparato estatal em suas causas e efeitos;
  • Elaborar produção técnico-científica na área de gestão pública;
  • Estimular o processo de educação continuada para acompanhar as mudanças na legislação e nas técnicas gerenciais;
  • Garantir que o profissional seja provocado em reflexões profundas sobre o seu papel na sociedade e a importância de se ter posturas éticas, honestas e responsáveis para contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

 

Público-Alvo:

Portadores de diploma de ensino médio ou equivalente, profissionais da área e demais interessados em atuar na área de administração pública, portadores de diploma de graduação superior.

Coordenador:

 

Base Legal:

  • Parecer CNE/CES Nº. 436/01 que trata de Cursos Superiores de Tecnologia – Formação de Tecnólogos
    • Resolução CNE/CP Nº. 3/02 que institui as Diretrizes Curriculares Gerais para Organização e Funcionamento dos cursos Superiores de Tecnologia.
    • Parecer CNE/CES 227/06 – que estabelece a forma de Organização da Educação Profissional e Tecnologia de Graduação.
  • Portaria Nº. 10/06 que aprova em extrato o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.
    • Parecer CNE/CP n.º 29, de 3 de dezembro de 2002
    • Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia.
    • Resolução CNE/CP n.º 3, de 18 de dezembro de 2002

Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia.

  • Parecer CNE/CP nº 6, de 6 de abril de 2006

Solicita pronunciamento sobre Formação Acadêmica X Exercício Profissional.

  • Parecer CNE/CES nº 19/2008, aprovado em 31 de janeiro de 2008

Consulta sobre o aproveitamento de competência de que trata o art. 9º da Resolução CNE/CP nº 3/2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia.

  • Parecer CNE/CES nº 239/2008, aprovado em 6 de novembro de 2008

Carga horária das atividades complementares nos cursos superiores de tecnologia.

 

2 – Perfil do Ingresso

O curso terá como público alvo indivíduos que já tem relacionamento com a gestão pública, muitas vezes já atuando profissionalmente na área ou em setores relacionados à área.

Poderá atender também às pessoas que pretendem atuar na área e buscar alguma formação para iniciar esta atuação.

 

3 - Perfil do Profissional que se pretende formar

O perfil do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da IES, foi definido a partir das diretrizes curriculares nacionais ressalta o compromisso de articular o ensino, a pesquisa e a extensão, buscando a sólida formação teórica, o trabalho coletivo interdisciplinar, a unidade entre teoria/prática, o compromisso social e ético do profissional, na superação das injustiças sociais, da exclusão e da descriminação.

Nesse sentido, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública propõe um perfil profissional voltado para o desenvolvimento, de forma plena e inovadora, de atividades na área profissional e uma formação específica que o habilite para à:

a) compreensão do cenário econômico, político e legal no contexto da gestão pública;

b) aplicação, desenvolvimento, pesquisa aplicada e inovação científico-tecnológica nos processos de gestão pública; 

c) difusão de tecnologias de gestão que atendam às necessidades da sociedade e a melhoria da gestão pública;

d) formulação e implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional;

e) difusão de práticas de gestão inovadoras, balizadas pelos princípios da administração pública e pela ética profissional.

 

 

4 - Estrutura, Conteúdo e Organização Curricular

 currículo pleno proposto para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, conforme a concepção descrita e visando ainda garantir as dimensões de formação previstas nas Diretrizes específicas do Curso definidas no Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia e na Resolução CNE/MEC 3/2002 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a organização e o funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia.

 

4.1. PROPOSTA DE MATRIZ CURRICULAR - CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

1º SEMESTRE

#

DISCIPLINA

CH

01

Fundamentos do Estado Moderno e o Novo Estado Tecnológico

60

02

Administração - Fundamentos e Aplicação no Setor Público

60

03

Criatividade e Inovação

80

04

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

60

05

Tecnologia 4.0 – Robotização, Inteligência Artificial

60

06

Sistemas de Informação no Setor Público e e-Gov

60

07

Aprendizagem Corporativa e Novas Tecnologias Educacionais

60

SUBTOTAL

440

 

 

2º SEMESTRE

#

DISCIPLINA

CH

01

Direito Administrativo

60

02

Direito Constitucional

60

03

Direito Tributário

60

04

Legislação Fiscal

60

05

Contabilidade, Finanças e Orçamento Público

60

06

Comunicação Oficial no Setor Público

60

07

Políticas Públicas e Sociais

80

SUBTOTAL

440

 

 

3º SEMESTRE

#

DISCIPLINA

CH

01

Economia do Setor Público

60

02

Desenvolvimento de Projetos, Captação e Gestão de Recursos Públicos

80

03

Planejamento e Desenvolvimento Público Regional

60

04

Gestão de Compras, Licitações e Contratos

60

05

Gestão Patrimonial de Bens Públicos

60

06

Gestão de Pessoas na Administração Pública

60

07

Tecnologia de Auditoria no Setor Público

60

SUBTOTAL

440

 

 

4º SEMESTRE

#

DISCIPLINA

CH

01

Marketing Institucional e Político

60

02

Estrutura e Organização de Poderes do Estado

60

03

Processo Legislativo

60

04

Negociação e Administração de Conflitos

60

05

Planejamento Urbano e Ambiental

60

06

Cidades Inteligentes

80

07

Acessibilidade e Mobilidade Urbana

60

 

Disciplina Optativa

40

SUBTOTAL

480

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

#

DISCIPLINA

CH

01

Libras – Língua Brasileira de Sinais

40

02

Empreendedorismo

40

 

 

RESUMO DA CARGA HORÁRIA

DISCRIMINAÇÃO

CARGA HORÁRIA

Disciplinas Teórico-Práticas

1.800

Atividades Complementares

100

TOTAL

1.900

 

 

 

5. Componentes Curriculares x Docentes

1º SEMESTRE

DISCIPLINA

CH

Docente

Titulação

Regime

Fundamentos do Estado Moderno e o Novo Estado Tecnológico

60

Marcus Mauricius Holanda

Doutor

Parcial

Administração - Fundamentos e Aplicação no Setor Público

60

Francisco José Sampaio

Mestre

Integral

Criatividade e Inovação

80

José Guilherme Said Pierre Carneiro

Mestre

Parcial

Ética, Cidadania e Sustentabilidade

60

Francisco Antônio Ferreira de Almeida

Mestre

Parcial

Tecnologia 4.0 - Robotização, Inteligência Artificial

60

Francisco Edvaldo Moita de Lima

Especialista

Parcial

Sistemas de Informação no Setor Público e e-Gov

60

Juracy Braga Soares Júnior

Mestre

Integral

Aprendizagem Corporativa e Novas Tecnologias Educacionais

60

Eduardo Neto Moreira de Sousa

Mestre

Parcial

 

2º SEMESTRE

DISCIPLINA

CH

Docente

Titulação

Regime

Direito Administrativo

60

Amanda Lima Gomes Pinheiro

Doutora

Parcial

Direito Constitucional

60

Marcus Mauricius Holanda

Doutor

Integral

Direito Tributário

60

Juracy Braga Soares Júnior

Mestre

Integral

Legislação Fiscal

60

João Luís Melo Filgueira

Mestre

Parcial

Contabilidade, Finanças e Orçamento Público

60

Marcos Antônio Ezequiel de Oliveira

Especialista

Parcial

Comunicação Oficial no Setor Público

60

Eduardo Neto Moreira de Sousa

Mestre

Parcial

Políticas Públicas e Sociais

80

Francisco Antônio Ferreira de Almeida

Mestre

Parcial

 

6. Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

Juracy Braga Soares Júnior

Mestre

Marcus Mauricius

Doutor

Francisco Antônio Ferreira de Almeida

Mestre

Francisco José Sampaio

Mestre

 

 

 

 

 

 

7. Comissão Própria de Avaliação- CPA da Faculdade Unieducar

Francisco Antônio Ferreira de Almeida

Representante dos tutores

Eduardo Neto Moreira de Sousa

Representante dos Professores

Francisco José Sampaio

Representante dos tutores

Sônia Maria de Freitas Cunha

Representante do Corpo Técnico-Administrativo

A ser eleito por ocasião da formação de turma

Representante do Corpo Discente

João Milton Cunha de Miranda

Representante da Comunidade

 

9. Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

Juracy Braga Soares Júnior

Mestre

Eduardo Neto Moreira de Sousa

Mestre

Marcus Mauricius

Doutor

Francisco Antônio Ferreira de Almeida

Mestre

Francisco José Sampaio

Mestre

 

Comissão Própria de Avaliação- CPA da Faculdade Unieducar

Francisco Antônio Ferreira de Almeida

Representante dos tutores

Eduardo Neto Moreira de Sousa

Representante dos Professores

Francisco José Sampaio

Representante dos tutores

Sônia Maria de Freitas Cunha

Representante do Corpo Técnico-Administrativo

A ser eleito por ocasião da formação de turma

Representante do Corpo Discente

João Milton Cunha de Miranda

Representante da Comunidade

 

8. Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

Docente

Titulação

Amanda Lima Gomes Pinheiro

Doutora

Eduardo Neto Moreira de Sousa

Mestre

Francisco Antônio Ferreira de Almeida

Mestre

Francisco Edvaldo Moita de Lima

Especialista

Francisco José Sampaio

Mestre

João Luís Melo Filgueira

Mestre

José Guilherme Said Pierre Carneiro

Mestre

Juracy Braga Soares Júnior

Mestre

Marcos Antônio Ezequiel de Oliveira

Especialista

Marcus Mauricius Holanda

Doutor

 

 

 

 

 

 

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Amanda Lima Gomes Pinheiro

Doutora em Direito Constitucional (UNIFOR/2020), Mestre em Direito Constitucional (UNIFOR/2015). Especialista em Direito Processual pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2009). Graduada em Direito pelo Centro Universitário Fluminense - UNIFLU - Faculdade de Direito de Campos (2006). Advogada (OAB/CE 24.280-B). Exerceu a Coordenação Jurídica da Previdência Municipal de Boa Vista/RR (2007-2010). Concursada pela Universidade Estadual de Roraima (UERR - 2010) no cargo de Analista Técnica Jurídica. Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo, Constitucional, Previdenciário e Processual Civil. Lecionou a disciplina de Direito Processual Civil II e IV na Faculdade Luciano Feijão - Sobral/CE (2012/2013/2014). Lecionou no curso de Direito da Faculdade do Vale do Jaguaribe - Aracati, onde exerceu a Coordenação no período de 2015 a 2017. Foi professora dos cursos de Direito da UNIFANOR e da UNINASSAU (Fortaleza/2017-2020). Foi Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) e da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/Ceará (2016/2018).

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Eduardo Neto Moreira de Souza

Graduado em Ciências Sociais -UECE. Especialista em Gestão de Instituições de Ensino Superior- UNIFAMETRO. Mestre em Sociologia- UFC. Doutorado em andamento- Sociologia(UFC).Tem experiência na área de Administração, Educação superior, Educação básica e desenvolvimento social. Pesquisador nas áreas de pensamento empresarial, políticas sociais e responsabilidade social. Gestor educacional e assessor em IES. Executivo de educação, atuando há mais de 18 anos na gestão e em funções de docência e assessoria em IES. Desenvolveu e implantou Unidades educacionais, Planejamento estratégico, criação de departamentos, dentre eles: centros de empreendedorismos, programas de formação de estudantes empreendedores, elaboração de projetos pedagógicos de cursos, avaliação institucional, responsabilidade social e programas de Educação à Distância. Detém experiência em educação básica e em Escolas de Governo. Atuou ainda em instituições como FIEC, Governo do Estado do Ceará, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Câmara Municipal de Fortaleza, em projetos especiais. Tem se dedicado mais recentemente ao campo da Ciência de Dados e Business Inteligence, estabelecendo conexões entre educação e gestão estratégica da informação com foco no alcance de melhores resultados. Tem como propósito ajudar a transformar pessoas pela educação e em todas as ações que realiza.

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Francisco Antônio Ferreira de Almeida

Possui Mestrado em Educação Brasileira pela UFC - Universidade Federal do Ceará (2002) e graduação em Ciências Sociais pela UECE - Universidade Estadual do Ceará (1997). Tem mais de 17 anos de experiência docente, atuando nos níveis de graduação e pós-graduação lato senso, no âmbito dos cursos de Administração, Direito, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Gestão de Recursos Humanos, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social, com ênfase nas disciplinas de Sociologia geral, Sociologia das organizações, Sociologia Jurídica, Sociologia da Saúde, Filosofia e Psicologia, Filosofia Política, Ética e Responsabilidade Social, Liderança e Empreendedorismo, Métodos de Pesquisa Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura brasileira e cultura popular; religião, sociedade e cultura; Filosofia política e cidadania; Responsabilidade social e meio ambienta; Liderança, Gestão participativa e Recursos humanos. Tem experiência em Avaliação Institucional na perspectiva do SINAES - Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior, atuando em CPA - Comissão Própria de Avaliação desde 2005.

 

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Francisco Edvaldo Moita de Lima

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas (2005) e pós graduação Lato Sensu MBA em Sistemas de Qualidade e Meio Ambiente e Saúde Ocupacional pela Unifacs de Salvador - BA. Atualmente é diretor/coordenador Faculdade EASE Brasil. Professor das Disciplinas de Inovação e Criatividade, Gestão Estratégica, Gestão de Processos, Indústria 4.0, Ferramentas da Qualidade e Sustentabilidade das especializações da Faculdade EASE Brasil, Centro Universitário Farias Brito, Unifor, Uninassau, Uniamérica entre outras (Fortaleza  CE / 2015 até o presente momento). Tem experiência na área de Administração, marketing, inovação e operações empresariais.

 

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Francisco José Sampaio

Possui formação acadêmica multidisciplinar; É Executivo no segmento educacional superior, com mais de 20 anos de experiência como docente em Cursos de Graduação e Pós Graduação e 18 anos de experiência como gestor de IES com ênfase na avaliação institucional, planejamento estratégico, regulação, direção acadêmica, direção geral, coordenação de curso de graduação e de pós-graduação nas modalidades presencial e EaD, pesquisador e pesquisador institucional; Avaliador ad hoc do Banco de Avaliadores - BASis e do Banco Nacional de Itens - BNI do MEC/INEP. Tem como missão: ?Ajudar a transformar talentos e organizações em exponenciais por meio da educação de qualidade e inovadora, utilizando a tecnologia educacional como suporte para um ensino diferenciado, contribuindo para o desenvolvimento e realização de projetos educacionais, organizacionais e de vida?; Experiência em engajamento de equipes de trabalho em ações transformadoras; Entusiasta de inovação tecnológica e gestão de projetos; Parecerista de Projetos Culturais - Minc; Colaborador Emérito e Diretor de Planejamento de Cursos, Estágios e Palestras da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG - Ceará; Professor Pesquisador Associado do Instituto CTEM+; Diretor da Faculdade EASE Brasil e Acadêmico da Academia Cearense de Administração - ACAD, cadeira nº 30.

 

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João Luis Melo Filgueiras

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará em 2011, com especialização em Administração Financeira pela Universidade de Fortaleza em 2005. Atualmente leciona na Universidade do Parlamento Cearense, na Faculdade Cearense, na Faculdade Vale do Jaguaribe e na Universidade Vale do Acaraú/CE, além de tutor dos cursos de Administração e Administração em Gestão Pública da UFC/UAB.

 

Conheça quem são os professores da PROluno

José Guilherme Said Pierre Carneiro

Mestre em Administração e Controladoria pela UFC. Possui graduação em Administração de empresas pela Universidade Federal do Ceará (2002) e pós-graduação em Gestão Empreendedora (UFC / 2007). Atuação como professor, gerente de projetos e consultor organizacional, Consultor no setor público, com foco em estratégia, desenvolvimento de pessoas, empreendedorismo e liderança. Diretor da EASE Brasil - Escola de Negócios.

 

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Juracy Braga Soares Júnior

Doutor em Direito - UMSA - Arg (2016). Mestre em Controladoria - UFC (2007). Especialista em Auditoria pela - UNIFOR (1997). Graduado em Direito (2000) e Ciências Contábeis (1988) ambos pela UFC. Certificado em Docência do Ensino Superior pela UFC. International Accounting Leadership Certificate (Anderson University  South Carolina ? EUA). Pesquisador em EAD. Coordenador de e-learning Content junto à Unieducar Inteligência Educacional. Desenvolve atividades de pesquisa e ensino no formato e-learning. Coordenador acadêmico dos programas de qualificação profissional e extensão disponibilizados em www.unieducar.org.br. AFRE ? SEFAZ/CE desde FEV/1994. Co-fundador e Membro do Conselho Editorial da Revista Científica eletrônica Semana Acadêmica - hospedada no site www.semanaacademica.org.br - ISSN 2236-6717. Atua em pesquisas e desenvolvimento de Ambientes Virtuais de e-learning. Expertise nas áreas de e-learning, Auditoria Contábil e Fiscal, Direito e Processo Tributário e Perícia Contábil. Autor dos softwares: Plataforma de e-Learning AVA; Demonstração de Fluxos de Caixa (DFC) e Sistema de Auditoria da Movimentação de Estoques (SAME). Membro fundador e Diretor Executivo da Escola Superior de Estudos e Pesquisas Tributárias - ESET (2011 a 2014). Presidiu a FEBRAFITE (2018-2020). Diretor de Estudos Tributários da Febrafite (2020-2022). Palestrante na área de Gestão e Desenvolvimento de Carreira. Contador registrado no CRC-CE sob No. 9120/O-4.

 

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Marcos Antônio Izequiel de Oliveira

Major do Quadro de Oficial Administrativo da Polícia Militar do Ceará. Conselheiro do Conselho Regional de Administração (CRA-CE). Presidente da Comissão de Ética e Diretor Administrativo e Financeiro do CRA-CE. Membro da Comissão de Gestão Pública Estadual (CRA) e Federal (CFA). Presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Administradores do Ceará (AADECE). Perito Judicial (CNP:21.857). Pregoeiro. Graduado em Gestão Financeira. Graduado em Administração de Empresas. Graduando em Direito. Pós-graduando em Direito Penal e Processual Penal. Capacitação em Direito em Administração. Capacitação em Gestão de Trânsito, Master Business Administration (M.B.A.) em Políticas Públicas Inovadoras e Mestrando em Ciência Política pela Universidade de Lisboa - Portugal.

 

 

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Marcus Mauricius Holanda

Doutor em Direito Constitucional - UNIFOR, Mestre em Direito Constitucional - UNIFOR, Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista pelo Centro Universitário Christus. Chefe da Divisão de Responsabilidade Social da Vice-Reitoria de Extensão e Professor da Disciplina de Responsabilidade Social e ambiental da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Avaliador de Cursos de Direito do Ministério da Educação/ Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, MEC/INEP (Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento). Atua nas áreas de Processo do Trabalho, Processo Civil e Direito Econômico. Palestrante em eventos jurídicos. Ministra cursos voltados ao direito constitucional, Processual, trabalhista, Direito, Economia e Sustentabilidade, Formação docente. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Processual, Direito do Trabalho e Ensino Jurídico, Tem experiência na Gestão Acadêmica. Membro do grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a denominação de Relações Econômicas, Políticas e Jurídicas na América Latina? - CELA/REPJAL.