Ação ordinária da Petrobras tem menor cotação em mais de 7 anos

As ações da Petrobras registraram quedas modestas nesta quarta-feira, depois de o papel ON ter despencado mais de 8% ontem por causa da notícia de que a empresa vai reduzir o montante do dividendo pago aos acionistas ordinaristas.

Ainda assim, o recuo foi suficiente para que as ações ON registrassem sua menor cotação em mais de sete anos. Já o papel PN cravou o preço mais baixo em quatro anos.

Petrobras ON caiu 1,26%, para R$ 16,35, preço que não era visto desde 28 de dezembro de 2005. A PN terminou em baixa de 2,65%, a R$ 17,60, menor valor desde 9 de dezembro de 2008.

Além do dividendo menor para a ON, uma série de relatórios negativos comentando o resultado da estatal em 2012 também tem colaborado para o forte recuo dos ativos da Petrobras nos últimos pregões.

Como as ações da Petrobras têm grande peso no comportamento do Ibovespa, são grandes as apostas de que o principal índice da bolsa brasileira terá um 2013 difícil. O último dado disponível na BM&FBovespa mostra que os investidores estrangeiros estão com uma posição líquida vendida em mais de 85 mil contratos de Ibovespa Futuro para o vencimento que ocorrerá na quarta-feira de Cinzas.

Inscreva-se gratuitamente no módulo introdutório do curso online Análise e Decisão de Investimentos em http://unieducar.org.br/catalogo/curso-gratis/analise-e-decisao-de-investimentos-gratis