Alunos com mais tempo de formados tiram as melhores notas em mestrado a distância

Um estudo divulgado neste mês pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) sobre o primeiro mestrado a distância do país, o Profmat, revelou o perfil do aluno brasileiro no nível de pós-graduação strictu sensu (mestrado profissionalizante) de matemática, a maioria professores, mas também profissionais das áreas de engenharia e de tecnologia da informação. A pesquisa Quem é o Professor de Matemática da Escola Básica? traça um perfil quantitativo desses profissionais utilizando dados dos exames de acesso de educadores ao programa Profmat de 2011 a 2013, e qualitativo, por meio de questionários digitais por amostragem.

A pesquisa mostrou que os estados mais populosos do país são os que têm o maior número de polos, embora esse número seja, de modo geral, insuficiente para atender à demanda atualmente detectada pelo número de candidatos por estado a cada ano. Em todos os anos, a distribuição de candidaturas por Região Geográfica se manteve estável e a maior parte dos candidatos se concentrou nas regiões onde se situam as mais expressivas redes de educação básica e onde há maior demanda por professores: o Nordeste e o Sudeste do país. Porém, nos três anos de funcionamento do Profmat, houve uma grande concentração de candidaturas na Região Nordeste, apesar de ser na Região Sudeste que se concentra o maior número de professores de Matemática em exercício. É o que se pode concluir a partir da análise do levantamento de funções docentes em exercício por área de formação, que integra a Sinopse Estatística da Educação Básica de 2011.

Entre os polos de apoio presencial com maior número de candidatos, destaca-se o polo da Fundação Universidade Federal do ABC, em Santo André, na Grande São Paulo, que nos três anos de realização de seleção para o mestrado ficou entre os dois polos com maior número de inscritos.

Quanto maior a idade, maiores as notas
Outra conclusão da pesquisa é que em todos os anos de funcionamento do Profmat, a maior parte dos candidatos tem até 14 anos de conclusão da graduação (cerca de 85%). Mas esses não são, no entanto, os candidatos que apresentam o melhor desempenho nas provas. Embora o Profmat pareça interessar menos aos candidatos mais experientes, como revelam os dados sobre desempenho por faixas etárias, são esses os que obtêm melhor desempenho nas provas.

Os candidatos com mais de 34 anos de conclusão da graduação são os que obtêm as maiores notas médias nos anos de 2011 e 2012 (média 49 em 2011 e 46 em 2012). No ano de 2013, este grupo teve uma média considerada boa (35), mas não a melhor, que ficou com o grupo dos candidatos com 5 a 9 anos de conclusão da graduação, conforme gráfico da matéria.

Conheça o curso online EAD - Educação a Distância - Novas Tendências