Ambientalista quer construir ilha feita a partir de garrafas PET

A meta é por demais ambiciosa: construir uma ilha PET em cada um dos 5.570 municípios brasileiros. A ideia do ambientalista amazonense e filho de cearenses Rulian Holanda, por enquanto, está restrita à cidade de Manaus, onde mora e que funcionará como uma espécie de projeto piloto da iniciativa. Para concretizar sua meta, cada ilha retirará do meio ambiente cerca de um milhão de garrafas.

Para conseguir o seu intento, Rulian desmembrou o projeto em três partes. "Primeiramente, faremos campanha nas escolas, igrejas, condomínios, comunidades e faculdades. Queremos não só arrecadar as garrafas mas também cadastrar voluntários. O segundo passo é a construção propriamente dita, por meio da mão de obra que for cadastrada. Por último, teremos o funcionamento da ilha, com reaproveitamento de água de chuva, agricultura orgânica e energia solar".

Vegetariano desde que nasceu, como faz questão de ressaltar, Rulian se inspirou no inglês Richie Sowa, que, em 1988, construiu em Puerto Aventura, no México a primeira ilha PET do mundo. "Ele é um exemplo. O equipamento foi destruído em 2005 pelo furacão Emyli. Richie não desistiu e resolveu construir uma nova unidade. Ao contrário da primeira, em mar aberto, sujeita às intempéries, essa outra foi feita numa enseada na Isla Mujeres, também no México, onde ele mora desde então".

Além de Manaus e Maués, no Amazonas, o ambientalista já iniciou contatos com mais outros quatro Estados brasileiros, onde pretende também construir ilhas: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará.

Em relação ao local onde será implantada a ilha no Estado, Rulian conta que ainda está sendo estudado. "Por enquanto, estamos pesquisando. Pode ser no mar ou até mesmo numa lagoa tradicional de Fortaleza. Junto com nossos parceiros iremos decidir em breve".

O ambientalista enfatiza que "é importante alertar as pessoas para o tema do nosso projeto, que é o da sustentabilidade como uma política e estratégia de desenvolvimento econômico e social que não causa prejuízo ao meio ambiente e aos recursos naturais, e que, de sua aplicação, depende a continuidade da raça humana com seu desenvolvimento não predatório.

Porém, sua abrangência é ainda maior que a preservação do meio em que vivemos, pois estamos falando também do ser humano e de todas as ferramentas de obras sociais que norteiam nossas atitudes, mostrando que desde o mais simples consumidor até o mais rico empresário, somos todos responsáveis e estamos todos envolvidos e com certeza seremos cobrados pelas gerações futuras", defende Rulian.

Documentário

A primeira das ilhas, cuja área inicial - pode ser ampliada no futuro - é de 2 mil m², ficará pronta somente no segundo semestre deste ano. Para tal, cerca de mil voluntários já estão trabalhando. Já foram arrecadadas mais de 500 mil garrafas, todas elas retiradas do meio ambiente. "A construção é toda por meio de módulos de 1,5m x 1,5m. Só numa etapa posterior eles são juntados". Rulian Holanda revela que a data exata de inauguração ainda não foi fechada. "Estamos aguardando um posicionamento da produção do programa do Luciano Hulk, da TV Globo. A entrega será feita lá".

A o dia da entrega, o ambientalista estará realizando um documentário em trilogia: "No meio do caminho tem uma PET"; "Tinha uma PET no meio do caminho" e, por último, "PET no caminho: juntamos todas e construímos uma ilha PET".

A busca por parcerias aqui no Ceará tem sido satisfatória, segundo avalia Julian. "Já fechamos com algumas empresas e instituições. A Universidade de Fortaleza (Unifor) é uma dessas. Sua sede será um ponto de arrecadação de garrafas. Estamos conversando com a reitoria no sentido de viabilizar algumas palestras sobre sustentabilidade e meio ambiente. A entrada seria uma determinada quantidade de garrafa PET".

Educação ambiental

Rulian Holanda faz um apelo a toda a sociedade no sentido de comprar a sua ideia. "As pessoas podem ajudar de todas as formas, a começar por se tornar um voluntário ou simplesmente compartilhando o nosso propósito no Facebook ou em outras mídias sociais".

Arrecadação
500 mil garrafas PET já foram arrecadadas até hoje para a construção da primeira ilha, que será localizada na cidade de Manaus.

Mais informações:
Serviço: (92) 8114.4630 / (92) 9262.0282 / (88) 9901.6549
rulianholanda@hotmail.com
www.facebook.com/projetoilhaPET

Inscreva-se gratuitamente no módulo introdutório do curso online Desenvolvimento Sustentável