Apesar de importante para negócio, fluência em inglês ainda é restrita

Embora a fluência em inglês seja considerada importante para o negócio pela grande maioria das empresas, só um em cada cinco funcionários tem nível avançado do idioma, segundo um levantamento da empresa de recrutamento Robert Half.

De acordo com a pesquisa, realizada com 100 diretores de recursos humanos, mais de 80% consideram a fluência em inglês importante para o negócio da empresa, sendo que 43% a consideram "muito" importante. Ainda assim, os diretores estimam que apenas 20% dos funcionários das empresas onde atuam tenham nível avançado do idioma. Para eles, 45% falam inglês intermediário, e um terço fica no patamar básico ou fraco.

Os resultados mostram uma grande diferença entre o nível de inglês desejado pelas companhias e o encontrado nos funcionários – mesmo as empresas exigindo, cada vez mais, o idioma em processos de recrutamento. Segundo o gerente sênior da Robert Half, Fábio Saad, as habilidades do segundo idioma são, muitas vezes, mais importantes em uma seleção do que a faculdade de formação do candidato, mesmo em posições que não necessariamente exigem contato com a língua.

"O inglês é visto como sinônimo de ser qualificado", diz. Esse profissional acaba se destacando na seleção e ganhando salários melhores – o que gera mais custos para as companhias. "Se você exige alguém com inglês fluente mesmo quando isso não será necessário você paga mais e terá mais dificuldade para reter, pois esse profissional vai ser mais assediado", diz.

Dessa forma, algumas empresas apostam em desenvolver essas habilidades nos profissionais após a contratação. A forma mais comum de atuar nesse sentido é oferecer descontos por meio de parcerias com escolas de inglês (46%), seguida de treinamento interno (39%) e reembolso do valor pago em cursos de idioma (7%).

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