Brasil não aparece na pesquisa dos países com mais acesso à internet por meio de smartphones

Já virou uma cena cotidiana em bares e restaurantes. Durante uma conversa entre amigos, se surge alguma dúvida, rapidamente alguém saca um smartphone e faz uma busca no Google para encerrar a discussão.

De acordo com uma pesquisa recente do Pew Research Center, mais de um quarto dos usuários de smartphones no mundo acessa a internet por meio dos seus dispositivos.

A presença dos aparelhos, no entanto, continua desproporcional: é alta em países do ocidente, menor nos emergentes e muito baixa no restante.

De acordo com o estudo, britânicos, japoneses e americanos são os que mais usam a internet no celular, especialmente para acessarem redes sociais, como Facebook e Twitter. Mas a proporção de acesso às comunidades on-line via smartphones é maior no Egito, no México e na Grécia.

A instituição pesquisou donos de smartphones em 18 países e calculou a proporção de usuários que utiliza os aparelhos para acessar a internet.

A Grã-Bretanha lidera o ranking, com 52% de taxa de uso, seguida por Estados Unidos, Japão e China. O Brasil não aparece entre os dez primeiros.

Segundo a pesquisa, algumas das razões que explicam os baixos números em alguns países incluem custos de serviços e baixa qualidade dos sinais 3G e 2G. Além do pequeno investimento em redes wi-fi públicas.

O estudo indica que, se esses serviços melhorarem, deve haver um aumento significativo nessas taxas. Os smartphones estão cada vez mais baratos, mas mesmo os de menor custo, como os que usam o sistema Android, ainda não atingem a maioria do público nos mercados emergentes.

De olho neste nicho, fabricantes como a chinesa ZTE e a indiana Datawind pretendem lançar tablets e smartphones a preços baixos.

Inscreva-se no curso online Gestão de Marcas e Produtos
em: http://unieducar.org.br/catalogo/curso/gestao-de-marcas-e-produtos