Caixa devolverá R$ 719 milhões a correntistas

A Caixa Econômica Federal comunicou ontem que irá devolver cerca de R$ 719 milhões a correntistas que tiveram suas contas inativas encerradas, mas não tiveram acesso ao dinheiro que ainda lhes restava.

Para recuperar a grana, basta que o cliente apresente o RG. Não há prazo, e o correntista, após identificado, pode resgatar o dinheiro na hora. Segundo a instituição financeira, mesmo nos casos de falecimento do titular, é possível reaver os valores das contas. Para isto, é preciso apenas comprovar o direito ao dinheiro. A Caixa afirma que pouco mais de 490 mil contas foram fechadas.

Em meio a fortes ataques à política econômica do governo, o presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), afirmou ontem que vai protocolar uma representação pedindo que Ministério Público Federal investigue se houve crime de gestão temerária e fraudulenta da Caixa Econômica Federal.

O tucano quer que seja apurado a responsabilidade do Conselho Diretor da Caixa e do Ministério da Fazenda. O PSDB também vai protocolar uma ação para assegurar o ressarcimento dos correntistas atingidos.

Em nota enviada à imprensa, a instituição financeira argumentou que, entre 2005 e 2011, tentou localizar de diversas formas os clientes com irregularidades cadastrais. Chegou até a bloquear a movimentação eletrônica dos recursos para obrigá-los a comparecer a uma agência.

Conheça o curso online Análise e Decisão de Investimentos