Comece a preparar os documentos para a declaração IRPF 2014

Final do ano chegando e muitas contas e despesas de 2013 fecham em 31 de dezembro, data limite para tentar diminuir a mordida do Leão da declaração do Imposto de Renda em 2014, seguindo algumas dicas dos especialistas.

De acordo com o o consultor tributário da IOB Folhamatic EBS, Antonio Teixeira, uma das opções para deduzir o imposto em 2014 é fazer doações para instituições que se enquadram nas regras de doações com incentivos fiscais, vinculadas aos fundos municipais, estaduais, distrital ou nacional.

São projetos sociais, culturais, associações beneficentes em diversas áreas que o declarante pode escolher e colaborar. Para doar, é possível destinar os recursos diretamente aos fundos e projetos incentivados até o dia 31 de dezembro, informando posteriormente a contribuição na Declaração de Ajuste Anual, do próximo ano.

A segunda opção é fazer a doação por meio do próprio programa gerador da declaração de IR, em 2014. As doações estão limitadas a 3% do imposto devido, observado o limite global de 6% para as deduções de incentivo.

Aplicações em previdência privada até o fim deste ano também são uma boa oportunidade para deduzir o IR. É possível abater o dinheiro investido na previdência privada complementar (PGBL), o limite é de 12% da renda tributável do declarante.

Henrique Marinho, presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon – CE), chama a atenção para pessoas que possuem mais de uma fonte de renda, como aposentados que continuam trabalhando, profissionais liberais, entre outros.

“É importante que essas pessoas não deixem de declarar nenhuma renda que receberam. Uma dica que vale para todos os declarantes é reunir os comprovantes de despesas com plano de saúde, educação, previdência, empregada doméstica e dependentes para não ficar tudo para a última hora” explicou ele.

Restituição
O prazo para entrega da declaração de rendimentos ainda não foi definido pelo Governo. Em 2013, o último dia foi 30 de abril. Um lote de restituição ainda falta ser pago esse ano, com data prevista para 16 de dezembro. Quem não tiver o dinheiro liberado deve procurar a Receita Federal para saber os motivos e regularizar a situação.

Em 2013, a Receita recebeu a declaração de cerca de 27 milhões de contribuintes.

Inscreva-se gratuitamente no curso online Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF 2013 –2014