Como pagar menos imposto legalmente

O que poucas pessoas sabem é que há uma lista de despesas que, quando declaradas corretamente dão direito a restituição do imposto de renda descontado ao longo do ano calendário anterior.

Aqui nós vamos dar algumas das dicas que compõem essa lista.

Por exemplo, as despesas com pagamento a corretores. quem negocia títulos em Bolsas de Valores, tem descontado o IR sobre os rendimentos auferidos. A mesma situação ocorre com os donos de imóveis que recebem aluguéis e concedem comissões para serviços imobiliários. Os documentos que comprovam os pagamentos realizados de tais serviços devem ser solicitados a fim de comprovar a efetivação dessas despesas que são dedutíveis para fins de IRPF.

Outro tipo de despesas dedutíveis são aquelas realizadas com deficientes físicos. Os gastos efetivamente realizados por conta de portadores de deficiência física são analisados como despesas de saúde e também deduzem o Imposto de Renda (IR).

Enquanto que os valores gastos com educação são limitados R$ 3.230 para 2014, os gastos com saúde não tem limites para abatimento.
MAS, ATENÇÃO! Para conseguir ter direito aos benefícios, há necessidade de laudo médico que comprove o tipo de problema físico, além de documentos que demonstrem quantias pagas por conta de educação em entidades educadoras de portadores.

Despesas domésticas: o contribuinte de IR tem o direito de descontar os valores de gastos domésticos ao declarar a renda e despesas à Receita Federal. também há necessidade de comprovar as despesas das rotinas de trabalho do trabalhador.

Pensão judicial para filhos: quem paga precisa declarar e os que recebem necessitam especificar o dinheiro ganho como rendimento tributável.
Para saber mais sobre o assunto, você pode se inscrever gratuitamente em nosso curso online Imposto de Renda Pessoa Física 2014. Assista aos vídeos com as principais dicas e baixe o e-book interativo com mais de 700 perguntas e respostas sobre como fazer sua DIRPF2014.

Inscreva-se gratuitamente no curso online Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF – 2014