Concurso de ciências do Google para estudantes com idade entre 13 e 18 anos

Terminam nesta terça-feira as inscrições para o concurso Google Science Fair, que avalia projetos científicos nas áreas de ciências exatas e biológicas realizados por estudantes com idades entre 13 e 18 anos.

A competição, promovida pelo gigante de buscas, premiará o melhor trabalho com uma bolsa de estudos no valor de 50.000 dólares e uma viagem à Ilha de Galápagos, que serviu de "laboratório" para a Teoria da Evolução, do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882).

Outros prêmios franquearão ao ganhador visitas às sedes da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), da companhia de brinquedos Lego ou do próprio Google.

A competição permite que os participantes trabalhem sozinhos ou em trio. O objetivo é que eles desenvolvam projetos exatamente como se trabalhassem em uma pesquisa cientícia, o que inclui anotação de observações sobre as experiências e resultados obtidos. O site do concurso, googlesciencefair.com, contém orientações a respeito da competição.

Na primeira etapa da concurso, em junho, serão escolhidos noventa projetos. Depois, uma avaliação do júri selecionará quinze finalistas. Os escolhidos participarão da cerimônia final, que ocorrerá na Califórnia, em setembro, e revelará o grande vencedor. O concurso é gratuito e aberto a estudantes de todo o mundo, exceto para alunos de nações como Cuba, Coreia do Norte, Irã, Síria, Sudão e Zimbábue, que sofrem sanções dos Estados Unidos.

Inscreva-se gratuitamente no módulo introdutório do curso online Inteligência Competitiva