Cresce número de inscritos no Enem para obter certificado de conclusão do ensino médio

Qualificação para o mercado de trabalho é o que motiva o editor de imagens Ronaldo Santos, 43 anos, a tentar a certificação de conclusão do ensino médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Há quase 20 anos sem estudar, neste fim de semana, ele vai fazer a prova.

“Eu quero melhorar minha posição no mercado, com o certificado e, quem sabe, com um curso superior”, espera. Ronaldo deixou de estudar quando cursava o terceiro ano do ensino médio, há mais de duas décadas. O editor de imagens é um dos 58.343 que se inscreveram para o Enem no Ceará com a finalidade de obter o certificado de conclusão do Ensino Médio.

O Ceará é o estado brasileiro com o maior percentual de crescimento de pessoas buscando a certificação através do Enem. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), foram 58.343 inscritos contra 35.296 no ano passado. Os números representam um aumento de 65%. O estado do Amapá aparece em segundo lugar no ranking, com um aumento de 52% nas inscrições.

Para o coordenador do Sistema de Seleção Unificado na Universidade Federal do Ceará (UFC), Miguel Franklin, o Enem dá essa possibilidade para quem não quer ou não tem tempo de fazer um curso supletivo. Todavia, ele alerta: é preciso atingir uma nota mínima para que isso ocorra. De acordo com o edital 2013, não compete ao Inep emitir certificado de conclusão do ensino médio. Isso deve ser feito por uma das instituições certificadoras, listadas no edital.

Aumento na procura
Nesta edição do Enem, foram feitas 495.088 inscrições em instituições cearenses que utilizam o exame para seleção de alunos, que são a UFC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), contra as 345.004 registradas em 2012. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), o Estado teve um aumento de 44% na procura, o que representa o terceiro maior crescimento de inscritos do País. O índice é superado apenas por Tocantins (45%) e Amapá (63%), na região Norte.

O número de inscritos no Ceará é o quinto maior do Brasil e fica atrás de Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com o Inep, em todo o País foram inscritos 7.173.574 candidatos, superando o cenário do ano passado, quando houve 5.971.290 pessoas concorrendo.

Perfil do candidato
Mulheres, pardos e pessoas com 17 anos de idade são três características frequentes no perfil dos candidatos cearenses à prova do Enem, programada para ser aplicada neste fim de semana, 26 e 27 de outubro. De acordo com o Inep, 30% (82.421) dos candidatos inscritos têm 17 anos, sendo a idade predominante. Mulheres são 55%( 273.745) e os pardos são 63% (314.512) do total.

Dicas

Confira seis dicas para quem vai fazer as provas
 

1. Esteja atento às exigências do Enem, como a documentação necessária. Documentos de identificação aceitos: RG; Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que tenham por lei, validade como documento de identificação; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após janeiro de 1997; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira de Habilitação com foto, respeitando a lei 9.503 de 23 de setembro de 1997; Identidade funcional na forma do Decreto 5.703, de 15 de fevereiro de 2006; Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros.

2. Atenção aos horários. No Ceará, os candidatos devem ficar atentos porque o Enem se baseia no horário de Brasília. No sábado, o exame começa ao meio-dia e termina às 16h30min, no Ceará. No domingo, a prova começa no mesmo horário, mas, por conta da prova de redação, termina uma hora depois, às 17h30min. Recomenda-se chegar ao local da prova com uma hora de antecedência.

3. A orientação é não abrir mão do almoço. Prefira uma refeição leve, com frango ou peixe. Coma carnes grelhadas, arroz integral e salada. Ainda assim, se optar apenas por lanchar, o mais aconselhável é uma vitamina de fruta bem encorpada;

4. Na hora da prova, quando bater o cansaço, mesmo sentado, estique as pernas, fazendo movimentos giratórios com os pés; estique os braços o máximo que puder; force um meio giro na coluna;

5. Comece a responder as questões pela disciplina que você tem mais facilidade. Se você não souber responder uma questão passe imediatamente para outra;

6. Se você estiver ansioso, é melhor não verificar o gabarito após o primeiro dia de provas.Um resultado não satisfatório pode atrapalhar a concentração no segundo dia de Enem.

Conheça o curso online  ENEM - Questões Resolvidas - Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura)