Dilma autoriza criação de quatro universidades federais

A presidente Dilma Rousseff sancionou, nesta quarta-feira, as leis que autorizam a criação de quatro novas universidades federais no Norte e Nordeste do país: a do Cariri (UFCA), no Ceará, do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Oeste da Bahia (Ufob) e do Sul da Bahia (Ufesba).

O objetivo é que, até 2018, essas instituições atendam mais de 38.000 estudantes e empreguem cerca de 2.400 técnicos administrativos e 1.700 professores, distribuídos por 145 cursos de graduação.

A criação das instituições dá continuidade ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni). Entre 2003 e 2010, o programa foi responsável pela construção de 14 universidades federais e 126 campi e unidades acadêmicas, mas também foi alvo de críticas por atraso e encarecimento de obras e falta de planejamento e infraestrutura.

A Universidade Federal do Cariri será composta por cinco campi: os de Ipó e Santo Brejo, que ainda serão construídos, e os de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, que serão integrados à UFCA a partir do desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC).

No Pará, o campus de Marabá, da Universidade Federal do Pará (UFPA), também sofrerá desmembramento para compor a Unifesspa, que terá novos campi em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguará.

Já a Universidade Federal do Oeste da Bahia, que terá sede em Barreiras, contará somente com unidades novas, localizadas em Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Luiz Eduardo Magalhães. O mesmo acontece com a Federal do Sul da Bahia, que contará com sede em Itabuna e campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Conheça o curso preparatório online para o ENEM Completo