Direito FGV aparece entre mestrados mais inovadores do Financial Times

A Direito FGV – Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas foi a única instituição da América Latina a figurar na lista de programas de mestrado em direito mais inovadores do mundo do Financial Times, divulgada ontem.

A lista enumera um total de 85 escolas, a maioria delas da Europa e da América do Norte. Da África consta uma instituição – a Universidade de Pretória. Ásia e Oceania comparecem com oito escolas no total.
“Chegamos a esse ranking por participarmos de uma liga global de escolas de direito, denominada Law Schools Global League, composta por 23 escolas ao redor do mundo”, conta Oscar Vilhena, diretor da Direito GV.

Para selecionar as integrantes de sua lista, diz Vilhena, o Financial Times analisou dois quesitos principais. “O primeiro deles é trabalhar com métodos inovadores de ensino. Nós, em vez de partirmos da generalidade da lei, que é o método mais tradicional, partimos de problemas para o encontro de soluções. O que fazer, por exemplo, em casos de corrupção nos contratos de administração pública”, menciona.
“O segundo critério foi a presença de professores e alunos estrangeiros. Temos uma quantidade grande de créditos ministrados por professores de fora, provenientes de escolas como Harvard ou a Universidade de Cingapura”, desenvolve Vilhena. “E, semestralmente, recebemos uma média de 20 alunos estrangeiros.”

Conheça o curso online Didática do Ensino Superior - Jurídico