Empresas adotam as entrevistas de emprego por telefone

Algumas empresas costumam adotar as entrevistas por telefone para fazer uma pré-seleção dos candidatos, checar algumas informações que não estão no currículo e até para saber se os concorrentes preenchem alguns requisitos técnicos para o cargo. A prática também tem o objetivo de poupar tempo, já que as empresas, na maioria das vezes, têm urgência na contratação. Segundo profissionais de RH ouvidos pelo G1, é grande o índice de eliminação de candidatos, já que são convocados para as fases seguintes do processo seletivo apenas os candidatos dentro do perfil desejado.

Carmen Benet, gerente de recrutamento e seleção da Trabalhando.com, diz que as empresas usam esse método por ser mais rápido e avalia que pode ser uma triagem definitiva. “As perguntas são mais aprofundadas para se ter a certeza de que o candidato está falando a verdade.”

De acordo com Sandra Assis, consultora da Luandre, empresa de RH, no telefone costuma ser perguntado, por exemplo, se o candidato possui conhecimento em algum aplicativo, CNH, disponibilidade para viagens e até sua pretensão salarial. “Quando a vaga é para uma cidade diferente da que a empresa está alocada, pode-se fazer a entrevista pelo telefone. De qualquer forma, dificilmente o processo é finalizado sem que ocorra a entrevista presencial com o gestor da área requisitante”, diz.

Janaína Andrade, coordenadora de recrutamento & seleção da Talent Group, empresa de recrutamento, seleção e terceirização de mão de obra, afirma que as empresas querem verificar se o candidato possui ou não os requisitos imprescindíveis solicitados. “A partir dessa pré-triagem, é possível validar se há aderência ao perfil para agendar a entrevista presencial”, afirma.

Segundo Cezar Tegon, presidente da Elancers, empresa de sistemas de recrutamento e seleção, a entrevista por telefone normalmente é utilizada nas etapas iniciais do processo seletivo, no qual já foram identificados os candidatos que atendem ao perfil mínimo exigido pela vaga, mas no qual o volume de candidatos ainda é grande.

“Nesta entrevista, normalmente, a empresa informa mais detalhes sobre a vaga, verifica o real interesse do candidato em participar do processo e confirma o salário atual, benefícios atuais, se está trabalhando, checa experiências, escolaridade e as expectativas do candidato perante a oportunidade oferecida. Como em todas as etapas, mesmo por telefone, a pessoa responsável pela entrevista avalia a maneira de o candidato se portar, as palavras que ele emprega, a correta utilização do idioma”, explica.

“A entrevista por telefone ainda não é utilizada por todas as empresas, no entanto, é uma tendência a ser seguida. O mercado anda muito aquecido e, muitas vezes, o profissional que enviou o currículo para a oportunidade não possui os pré-requisitos imprescindíveis, porém, isso só poderá ser confirmado através de uma análise detalhada do currículo e tirando todas as dúvidas com o candidato no contato telefônico”, acrescenta Janaína.

Como chamar a atenção?
Os consultores afirmam que é possível chamar a atenção do interlocutor no telefone, já que não há contato físico, e o entrevistador não está vendo as expressões faciais do candidato. “A entrevista por telefone não tem objetivo de fazer avaliações detalhadas sobre o comportamento do candidato, mas com certeza, as avaliações básicas são feitas. Por isso, é importante manter um tom de voz firme e constante, falar corretamente, não utilizar palavras chulas ou gírias e procurar falar corretamente o idioma”, aconselha Cezar.

Para Sandra, é preciso ser educado, cordial, participativo e demonstrar o interesse pela proposta.
Para Cezar, apesar de ser rápida e básica, a entrevista telefônica é muito importante, pois dela saem os candidatos que participarão das etapas mais decisivas. “E aí está o perigo, por ser mais rápida e fácil, muitos candidatos dão pouca atenção a ela e cometem erros básicos, erram no português, na postura e, com essa atitude, perdem ótimas chances”, diz.

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