Governo sobretaxa 31 produtos vindos da China

Muitos produtos como os talheres integralmente fabricados em aço inoxidável, de elevado padrão, vindos da China, agora, serão sobretaxados por cinco anos. A alíquota é de US$ 19,70 por quilo do produto. A medida combate o dumping, uma prática em que o preço de venda para o mercado de destino (neste caso, o Brasil) é menor do que o preço de venda no mercado de origem da mercadoria.

Além de talheres, 30 produtos importados do Dragão Asiático estão com o antidumping em vigor. Ferro de passar, armação de óculos, cadeados, escova de cabelos, canetas esferográficas e pneus de automóveis são exemplos.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), por meio da assessoria de imprensa, afirma que todas as medidas respeitam os acordos internacionais. “O Mdic não considera como protecionistas as medidas de antidumping, compensatórias e de salvaguarda, que são aplicadas segundo as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). Essas medidas são de defesa comercial legítima e se aplicam contra práticas desleais de comércio”.

Calçados chineses também estão na lista antidumping. Até março de 2015, o par de calçados importado da China paga US$ 13,85 a mais para entrar no Brasil. A comprovação de tentar entrar com partes de calçados em parte, para burlar a medida, implica taxação de 180%.

A eficiência das medidas de taxação do Governo Federal é questionada. Diz que a tentativa de cercar a situação não é inteiramente aplicada e cobra mais rigor ao governo.

seja, perdemos nesse quesito. E a culpa é da China? O Brasil consegue competitividade se priorizar investimento em formação e indústria.

Para saber mais sobre o assunto, inscreva-se no curso online Negócios Internacionais em: /catalogo/curso/negocios-internacionais