Imposto de Renda: aplicativo da Apple é liberado

Já está disponível o aplicativo Pessoa Física, que permite que usuários do sistema iOS façam a declaração do Imposto de Renda (IR) através de dispositivos móveis -smartphones ou tablets. Segundo a Apple, o sistema foi liberado para download na última sexta-feira. A empresa disse que não irá comentar o atraso na liberação do aplicativo, que, segundo a Receita Federal, deveria ter sido disponibilizado aos usuários na quinta-feira.

Uma das vantagens do m-IRPF em relação ao programa para computador é a utilização de apenas um aplicativo para preencher, salvar, recuperar ou transmitir a declaração, simplificando e agilizando o processo. Este ano, a Receita ampliou as possibilidades de envio de informações pelos dispositivos móveis, permitindo que sejam declarados dívidas e rendimentos recebidos de pessoas físicas. Cerca de 90% dos 27 milhões de contribuintes esperados para este ano estarão elegíveis a prestar contas pelo Fisco pelos smartphones e tablets. No ano passado, apenas 20% estavam aptos a usar o aplicativo, cerca de 5 milhões de pessoas. No entanto, apenas 7.000 contribuintes usaram o sistema.

Restituição
A partir de 17 de março, a Receita depositará R$ 6,7 milhões relativos à restituição de 994 contribuintes que tinham caído na malha fina do Imposto de Renda entre 2008 e 2013. Eles terão prioridade sobre os outros contribuintes que ainda aguardam restituição, por serem idosos (969 pessoas) ou por terem deficiência física, mental ou doença grave (25 pessoas).

Inscreva-se gratuitamente no curso online Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF