Uma comitiva de professores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o reitor da instituição, Carlos Américo Pacheco, estiveram, ontem, na sede da Universidade Federal do Ceará (UFC) para formalizar o acordo de cooperação entre as duas instituições. Visitaram também as dependências do Centro de tecnologia de Campus do Pici. De acordo com a UFC, a reunião teve como objetivo principal apresentar a proposta de trabalho, elaborada por uma comissão de professores da universidade, que seja compatível com as intenções do ITA.
O Ceará é um dos estados que têm mais alunos aprovados pela instituição. No ano passado, 43 cearenses foram classificados.
O convênio será assegurado pelo Ministério de Educação e Ministério de Defesa e deve durar até 2017. A medida tem como finalidade incentivar o apoio mútuo no ensino, pesquisa e inovação nos cursos de Engenharia.
Entre as propostas de ações conjuntas destacadas por parte da UFC estão os seminários sobre Educação e Engenharia que professores de ITA vão realizar na universidade, o mestrado e doutorado interinstitucional e o intercâmbio de alunos e professores. Os docentes esperam também a tutoria da criação de um Centro de Estudos em Ciência e Engenharia Aeroespacial.
Está prevista uma visita do corpo docente do curso de Engenharia da UFC às dependências do ITA em São Paulo. A visita vai possibilitar uma aproximação entre as duas instituições e um aprendizado para os professores da instituição.
Segundo informou a UFC, através da sua assessoria, entre os setores que podem subsidiar o ITA, estão as áreas de conhecimento das graduações em Engenharia da UFC, principalmente na modalidade "soldagem", que é fundamental para o ITA na parte de montagem de aviões, mísseis e turbinas.
A UFC possui um laboratório de soldagem de alto nível. Os estudos sobre controle e automação na Engenharia de Teleinformática também são estratégicos, mas, de forma geral, todas as engenharias da UFC serão beneficiadas com essa parceria.
É válido ressaltar que o Ceará já possui uma afinidade com o ITA, e é um dos Estados que têm mais alunos aprovados pelo instituto. Em 2012, 43 cearenses se classificaram, ficando à frente de São Paulo (19) e Rio do Janeiro (12), em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Conheça o curso online Preparatório Engenharia Mecatrônica - Vestibular