Marca é o principal ativo das empresas

Diversos comércios conquistam a atenção dos consumidores a partir dos nomes.
Exemplos disso são as empresas Doutor Resolve, de serviços de reforma, a Nordwest, marca cearense de camisas, e o Instituto Caba Bom, que promove capacitação na área de movelaria. Seja pelo humor, seja pela curiosidade, o nome de um negócio influencia a sua aceitação do público.

Vladimir Spinelli, mestre em Administração e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), afirma que o nome identifica a empresa dentro do mercado e, por isso, deve estar adequado ao produto que é oferecido para o consumidor. “Não adianta você ter um ótimo nome, se não tem um bom produto. Mas também não adianta ter um bom produto e não ter um nome que venda bem”, pondera.

Dilson Alexandre, coordenador da Especialização de Propaganda e Marketing da Fa7, diz que o branding (técnicas de criação e administração de marcas) é importante para construir a personalidade de um negócio. “

A marca deve deixar claro aquilo a que se propõe. Se é uma empresa de produtos finos, ela deve deixar claro que ali não é lugar para produtos de massa”, exemplifica. Ele salienta que o nome que deve ser pensado de maneira conjunta com outros elementos, como a logo marca e o slogan.

Consultora em Marketing, Gal Kury destaca que a escolha não deve ser “aleatória” e que a marca tem de dar uma pista de qual é o ramo em que a empresa atua. “A Gol remete a uma conquista, ao poder de voar. A Natura é um ótimo exemplo, porque a marca se posiciona no mercado com o conceito de proteção ambiental. Já a Oi lembra comunicação”, explica. Ela alerta que a escolha errada do nome pode provocar gastos maiores com comunicação no futuro.

Isso também é o que aponta Carlos Bittencourt, sócio da agência Ipsilon Comunicação. Ele conta que o nome da própria empresa gerou algumas confusões até que se solidificasse no mercado. “Muitos se confundiam com a grafia, alguns escreviam a letra Y, outros escreviam Ipsilone. Como já tínhamos tudo organizado, o esforço (financeiro) seria grande demais para inventar outro nome”, relata. Ele frisa que a assessoria de um profissional de comunicação é importante para o desenvolver marcas que consigam ter bom apelo comercial.

O nome da marca é o cartão de visitas da empresa. Técnicas de branding, ou seja, de criação e administração de uma marca, ajudam no posicionamento de um negócio dentro do mercado.

Vladimir Spinelli lembra que o nome identifica a marca e é ele que determinará a aceitação da empresa.

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