MEC divulga lista de aprovados em 1ª chamada no Sisu

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira a relação dos candidatos aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece 39.724 vagas em 54 instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre de 2013.

O resultado está disponível no site do programa (http://sisu.mec.gov.br). Para ter acesso à lista de aprovados, o candidato deve informar a instituição escolhida, local de oferta, nome e turno do curso pretendido.

O último balanço da pasta, divulgado às 18h de sexta-feira, contabilizou a inscrição de 738.439 candidatos. O número ainda é parcial, mas já representa 15% a mais do que o registrado no segundo semestre de 2012, quando 642.878 estudantes participaram do processo. O balanço final de inscrições será divulgado nesta segunda-feira.

Os convocados em primeira chamada deverão fazer a matrícula nos dias 21, 24 e 25 de junho. É importante lembrar que os aprovados na primeira opção de curso serão automaticamente retirados do sistema. Assim, caso não façam a matrícula na instituição para a qual foram chamados, perderão o direito à vaga.

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 1º de julho.

Sisu: saiba tudo sobre o programa, da inscrição à matrícula

Calendário
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seleciona candidatos para instituições públicas de ensino superior por meio da nota obtida por eles no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As inscrições para o 2º semestre de 2013 começam em 10 de junho e vão até as 23h59 do dia 14 de junho. A inscrição deve ser feita exclusivamente pela página do programa e a orientação é não deixar o procedimento para a última hora. Quem não tem acesso à internet em casa, pode procurar uma das instituições de ensino que aderiram ao Sisu. Elas são obrigadas a disponibilizar computadores aos candidatos.

Senha para inscrição
Para iniciar a inscrição no Sisu, o candidato deve fornecer seu número de inscrição no Enem 2012, assim como a senha cadastrada. Caso não se recorde da sequência, é preciso recuperá-la no site da avaliação federal.

Vagas oferecidas: primeira e segunda opção
Uma vez no sistema do Sisu, o candidato deve escolher a vaga a qual deseja concorrer. É preciso especificar a instituição, o campus, o curso, a modalidade (licenciatura ou bacharelado) e o turno de preferência. Cada candidato pode indicar até duas opções: durante os cinco dias de inscrição, é possível alterar a escolha.

Nota de corte dos cursos
Uma vez ao dia, durante o período de inscrições, o MEC disponibiliza para consulta a nota de corte de cada curso. Isto é, a pontuação mínima necessária para ingresso na carreira pretendida. Dessa forma, o candidato pode rever suas escolhas se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso. Não há limite para mudanças, mas é preciso ficar atento já que as informações se alteram rapidamente, pois a nota de corte é determinada pelo número de inscritos, que cresce minuto a minuto.

Peso atribuído às provas do Enem
É importante lembrar que o peso atribuído a cada uma das cinco provas do Enem pode variar de acordo com o curso e a instituição de ensino escolhida pelo candidato. Por exemplo: a prova de ciências da natureza pode ter um peso maior do que a prova de linguagem para um participante interessado em medicina. Já para o aluno que pretende seguir carreira na área de exatas, a prova de matemática pode ser mais valiosa que as demais. Quando o candidato se inscreve para um determinado curso, o sistema recalcula automaticamente sua nota, levando em conta as especificações da instituição.

Cotas
O Sisu obedece à lei das cotas, sancionada em agosto de 2012 pela Dilma Rousseff, que determina que, até 2016, 50% das vagas em instituições públicas de ensino superior devem ser reservadas a alunos oriundos da rede pública. Metade desse índice deve ser ocupado por estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo (1.017 reais) por pessoa. Há ainda vagas exclusivas para negros, pardos e indígenas, conforme a população dessas etnias nos estados. Por isso, nos cursos oferecidos pelo Sisu, haverá sempre duas modalidades de concorrência: a ampla e a para cotistas. O candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma delas, de acordo com seu perfil. Dessa forma, o estudante terá como concorrentes apenas os candidatos que tenham feito a mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem.

Divulgação dos aprovados
Os resultados do Sisu para o segundo semestre de 2013 serão divulgados em duas chamadas: a primeira em 17 de junho e a segunda em 1º de julho. As matrículas da primeira chamada poderão ser feitas nos dias 21, 24 e 25 de junho. E as da segunda, nos dias 5, 8 e 9 de julho. O candidato aprovado para sua primeira opção de curso não poderá ser convocado em outra chamada, tenha ele efetuado ou não matrícula na instituição de ensino em que foi convocado. Já o estudante aprovado para vaga correspondente a sua segunda opção ainda pode ser selecionado em outra chamada, para uma vaga relativa à primeira escolha.

Documentos para matrícula
Os aprovados devem verificar na instituição de ensino para a qual foram selecionados os documentos necessários para efetuar a matrícula. As exigências podem variar de acordo com a universidade e o curso. Os aprovados pelo sistema de cotas terão de comprovar a veracidade das informações fornecidas no ato de inscrição.

Lista de espera
Quem ficar de fora das duas listas de aprovados poderá se inscrever na lista de espera entre os dias 1º e 12 de julho, mas apenas para o curso correspondente à primeira opção.

Conheça o curso preparatório online para o ENEM Completo