Mordeu, Dançou! O Exemplo Mau e o Exemplo Bom...

Demorou pouco a reação da Fifa no caso atacante uruguaio Luis Suárez, flagrado por uma câmera ao atacar com uma selvagem mordida o zagueiro italiano Giorgio Chiellini.

Ontem (25/04/2014) a entidade máxima do futebol mundial oficializou o pacote de punições aplicadas ao jogador.

Quais são as punições?

Nove jogos de suspensão em partidas oficiais da Fifa;

Proibido de exercer qualquer atividade no futebol pelos próximos quatro meses, o que vale inclusive para a simples entrada – até como torcedor – em jogos administrados pela entidade;

Por não poder cumprir todos os jogos de suspensão na Copa 2014, Suárez terá que continuar a pena proibido de jogar pela seleção uruguaia em todas as demais competições oficiais seguintes, como a Copa América, eliminatórias da Copa de 2018, e aí por diante.

Não só pela seleção uruguaia. O atacante fica impedido de atuar por seu clube atual, o inglês Liverpool, pelos próximos quatro meses. Isso significa que só volta a jogar em outubro.

Nem sequer pode frequentar os treinos da seleção de seu país nesta Copa. Ou assistir aos jogos da Celeste, como o do próximo sábado, agendado para o Maracanã.

A Fifa ainda exige pagamento de multa de cerca de pouco mais de 100 mil dólares, sendo essa a única parte da punição da qual ele pode recorrer e tentar revogar.

Para servir de exemplo!

A Fifa aplicou ao jogador mordedor a maior pena já aplicada na história das Copas. O recorde anterior em número de suspensões recebidas por um jogador havia sido de oito partidas, contra o lateral Mauro Tassotti, no Mundial de 1994, por ter dado uma cotovelada no nariz do jogador espanhol Luis Enrique.

Reincidente

No julgamento a Fifa levou em consideração as duas outras ocasiões em que o mesmo Suárez já havia sido flagrado (e punido).

E o patrocinador, o que acha?

A empresa fornecedora de artigos esportivos e patrocinadora do time uruguaio, a Adidas soltou nota de apoio às penas impostas pela Fifa. Além disso, a Adidas informa que deixa de associar a imagem de sua marca à figura do jogador Suárez, em campanhas de marketing.

A Adidas afirmou que não compactua com o tipo de comportamento do jogador e que vai relembrá-lo dos altos padrões que espera de seus jogadores patrocinados.

Os exemplos – O Mau e o Bom

Não podemos nos esquecer que milhões de crianças assistem aos jogos e seguem os seus atletas ídolos. Os jogadores são figuras públicas e tem que ter a exata noção de que é preciso dar o bom exemplo.

Suárez deu um péssimo exemplo. Ainda bem que a Fifa não embarcou nos argumentos falsos de que foi o acidente e aplicou sanções pesadas. Caso contrário, na mente das crianças ficaria uma péssima mensagem para a sua formação de caráter.

Artigo de opinião.

Juracy Soares