Paraná: menos impostos da pequena empresa

Que a pesada carga tributária brasileira é um fator desestimulante para a abertura de novas empresas, especialmente as menores, não é novidade. Mas um estudo recente feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Sebrae mostra o peso que os impostos têm para as pequenas empresas em cada estado do país.

A alíquota média nacional é de 6,5% e a diferença entre a menor e a maior alíquota efetiva média é de 3,9 pontos porcentuais (p.p.).

As menores alíquotas foram vistas no Paraná (4,7%), Rio de Janeiro (5,3%) e Rio Grande do Sul (5,3%), enquanto os estados em que as pequenas empresas mais sentem o peso da carga tributária são Mato Grosso (8,6%), Bahia (8,1%) e Amazonas (7,8%). O estado de São Paulo registrou uma alíquota de 7,3%.

Confira a lista dos estados com peso tributário menor ou igual à média nacional:

Os estados onde os tributos menos pesam para PMEs

Paraná: 4,7%
Com peso 4,7% no índice geral, o estado é o mais interessante para se administrar negócios de pequeno porte por ter o menor peso da carga tributária. O peso dos tributos no setor industrial do estado é de 4,5% e no comércio de 4,6%.

Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro: 5,3%
O estado empata no segundo lugar de melhor estado para gerir um pequeno negócio com o Rio de Janeiro: o peso dos tributos de uma forma geral representou 5,3% em ambos. Contudo, levando em conta apenas a indústria o RS é melhor (4,6%) do que o RJ (5,2%). No comércio a posição se inverte: 5,4% no RS contra 5,2% do RJ.

Santa Catarina: 5,6%
O estado de Santa Catarina vem na sequência com o índice de 5,6% em peso da carga tributária nos pequenos negócios. No setor industrial o pagamento de impostos representa mais (5,9%) do que no setor comercial.

Pará: 5,7%
Pará é o quinto estado no ranking de menor peso da carga tributária nos pequenos negócios. No índice geral da pesquisa ele marcou 5,7%, sendo que os tributos tiveram peso 6,1% em sua área industrial e 5,7% na comercial.

Rondônia: 6%
Com peso de 6% da carga tributária sobre os pequenos negócios, o estado de Rondônia está na lista dos 10 mais atrativos. O índice de sua indústria está em 6,3% e de seu comércio 6%, de acordo com a pesquisa.

Mato Grosso do Sul: 6,3%
O estado é o mais interessante para se ter um negócio de pequeno porte na região Centro-Oeste. O peso dos impostos na gestão dessas companhias é de 6,3%, sendo 8,3% na indústria e 6,2% no comércio.

Sergipe: 6,4%
Depois do Pará, o Sergipe é o segundo estado com o menor peso da carga tributária nos pequenos negócios, com o índice de 6,4%. Somente no setor industrial esse porcentual chega a 6,9% e no comércio a 6,3%.

Tocantins: 6,5%
O Tocantins vem na sequência com o peso de 6,5% da tributação nos negócios de menor porte, sendo que a indústria (6,9%) é mais impactada que o comércio (6,5%).

Conheça o curso online Direito Tributário