Uma pesquisa feita por professores da Creighton University (EUA) com 66 alunos de seis cursos a distância verificou que há diferenças marcantes e estatisticamente significantes no comportamento deles de acordo com suas idades. A pesquisa concluiu que eles se interessam pelos métodos de aprendizado de modos diferentes. Enquanto os mais velhos sãos significativamente mais propensos a gostar mais de vídeos pré-gravados ou aulas assíncronas como auxílio aos estudos, os mais jovens preferem claramente as atividades interativas, como as atividades em grupo e as discussões em chats.
Basicamente, concluíram os professores, há diferentes concepções metodológicas para o estudo que sustentam os resultados. Enquanto os alunos com mais idade preferem ouvir calmamente a aula, tomando notas e se possível repetindo, os mais novos preferem interagir e realizar inclusive atividades paralelas enquanto estudam. Para os pesquisadores, haveria uma diferença geracional básica, que é o fato de os mais novos serem "nativos digitais". Porém, devido ao caráter mais universalista dos cursos a distância, que tendem a obter um leque de idades bem mais diversificado em um grupo de alunos, essa diferença representa um grande desafio em termos de estruturação do conteúdo.
Os professores da Creighton University concluem que cursos ideais tendem a ter uma abordagem diversificada do conteúdo, com o oferecimento de métodos diferentes de estudo para o conteúdo.
A pesquisa foi publicada na revista Journal of Educators Online.
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