Petrobras reajusta preço da gasolina em 6,6% e do diesel em 5,4%
A Petrobras vai reajustar os preços da gasolina A em 6,6% e do diesel em 5,4% a partir de quarta-feira. Os valores, porém, não incluem os tributos de PIS/Cofins, Cide ou ICMS e são válidos para a venda dos produtos nas refinarias.
O mercado aguardava a divulgação por conta dos prejuízos que a estatal de petróleo sofre com a venda de combustíveis no mercado nacional. Segundo levantamento feito pelo Valor, a cada mês sem aumentar os preços, o segmento de refino da empresa perdia R$ 1,8 bilhão.
O reajuste, no entanto, pode não ser suficiente para conter o prejuízo na área de abastecimento da Petrobras. De acordo com o Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), para acabar com a defasagem que existe entre os combustíveis vendidos lá fora e aqui no Brasil, a alta deveria ser de 13% em ambos.
Da última vez que a companhia aprovou o encarecimento dos combustíveis, a gasolina subiu 7,83% — em junho — e o preço do diesel foi aumentado em 6% — em julho. A Petrobras segue a diretriz do governo de não repassar totalmente a variação dos combustíveis para não influenciar na inflação do período.
Inscreva-se gratuitamente no módulo introdutório do curso online Matrizes Energéticas e Meio Ambiente em: http://unieducar.org.br/catalogo/curso-gratis/matrizes-energeticas-e-meio-ambiente-gratis