Procurando emprego? Dicas do que não fazer durante a procura

A maioria dos profissionais já precisou procurar um emprego e sabe como é difícil estar entre os selecionados que serão entrevistados ou que vão participar de uma dinâmica.

Para ser um dos escolhidos, muitas pessoas acabam apostando em estratégias que não são as mais indicadas, como se inscrever em qualquer vaga ou utilizar apelidos no endereço de e-mail.
Segundo um artigo da revista "Forbes", cerca de 118 pessoas se inscrevem para uma oportunidade de trabalho, mas apenas 20% conseguem uma entrevista.

Se o candidato quer estar entre esses 20%, precisa saber o que não deve fazer para garantir a classificação. Veja as dicas de Leah Arnold-Smeets, especialista do PayScale.

1 - Se inscrever em todas as vagas
É importante se inscrever apenas em empregos que se alinham com os seus objetivos globais de carreira. Quem opta por essa estratégia corre o risco de ficar preso em um novo trabalho que pode começar a odiar depois de três meses.

2 - Usar apelidos no endereço de e-mail
Nessa situação, menos é mais. Use endereço de e-mail simples e profissional que não dê aos empregadores uma impressão errada. A melhor aposta é usar variações do primeiro e último nome. Apelidos e palavras em diminutivo devem ser esquecidos.

3 - 'Embelezar' a experiência profissional
Os profissionais devem evitar o constragimento de "embelezar" o currículo ou a experiência profissional, pois existe uma grande possibilidade de ser pego e descoberto. O mundo dos negócios é um lugar altamento conectado, por isso, ser considerado "culpado" por melhorar seu currículo não é só uma atitude pouco profissional, mas também é um ato extramamente antiético.

4 - Se inscrever no emprego que tem o salário mais alto
Somente porque um determinado trabalho não se encaixa com a sua pretensão salarial não significa que ele não poderá ser negociado depois ou durante o processo de entrevistas. Na verdade, 100% dos empregadores aceitam negociar, sendo que 90% esperam um pouco de negociação por parte dos candidatos. Profissionais que dão muita importância para o salário informado e se esquecem da possibilidade da negociação podem estar limitando suas opções de carreira.

5 - Dizer para seus colegas de trabalho que está procurado um novo emprego
Espalhar a notícia de que está procurando um novo emprego no seu ambiente de trabalho não é uma manobra inteligente para a carreira. Além de poder receber "uma notícia ruim" do chefe, o profissional pode acabar sem emprego e sem referência para uma nova oportunidade.

6 - Colocar os pais como única referência
Isso pode funcionar para quem está no ensino médio e busca pela sua primeira oportunidade de trabalho ou para uma vaga no supermercado local, mas isso não funciona no mundo profissional. Obviamente existem exceções, caso o profissional só tenha trabalhado no negócio da família e quando os pais foram os chefes. Mas, é importante não deixar o empregador pensando que seu pai e sua mãe estão fazendo um favor porque você não tinha outra referência profissional.

7 - Carregar o currículo com jargões do mundo dos negócios
Não há nada de errado em usar alguns jargões para mostrar as credenciais, já que os profissionais querem mostrar que sabem sobre o que estão falando. Mas, uma linguagem muito empresarial pode fazer o currículo parecer desinteressante, especialmente se as palavras utilizadas forem 99,9% iguais às dos outros candidatos.

8 - Se contentar com um salário mais baixo para conseguir o emprego
Segundo o artigo da "Forbes", 42% dos profissionais se sentem desconfortáveis em negociar o salário, o que pode levá-los a perder mais de US$ 500 mil quando atingirem a idade de 60 anos. Aceitar um salário mais baixo em um novo emprego pode fazer o profissional se sentir sobrecarregado e mal remunerado. Por isso, é importante não ter medo de negociar a real pretensão salarial. Os empregadores não se importam se você negociar e ser honesto, já que eles preferem negociar antes da contratação do que ouvir um pedido de aumento logo após o início do novo trabalho.

9 - Ligar para o potencial empregador
Os profissionais não devem achar que por não receberem um retorno do potencial empregador significa que eles não serão contratados. Muitas companhias contratam durante seu período de crescimento, o que quer dizer que eles estão muito ocupados para responder imediatamente aos candidatos. Quem não tiver um retorno até uma semana após a entrevista, pode ligar para a empresa para saber o status da contratação. E antes de terminar a entrevista, é importante que o candidato pergunte quando terá um retorno e assim será possível ter uma ideia do prazo.

10 - Negligenciar os perfis das redes sociais
Os gerentes de recrutamento vão fazer uma checagem preliminar de antecedentes nas redes sociais, por isso, é importante estar preparado. Mesmo quando o trabalhador não tem nada flagrantemente inadequado nos seus perfis, é sempre uma boa ideia ajustar as configurações de privacidade e esconder a vida pessoal dos potenciais empregadores.

Conheça o curso online Gestão Estratégica de Pessoas