Rio de Janeiro recebe Bill Clinton

O Rio de Janeiro vai receber, de 8 a 10 de dezembro deste ano, a primeira edição latino-americana de um encontro da Clinton Global Initiative (CGI), organização criada pelo ex-presidente americano Bill Clinton e dedicada à sustentabilidade e à busca de soluções para cidades e países em desenvolvimento. O anúncio oficial foi feito em uma teleconferência de imprensa no início da tarde desta segunda-feira, em Nova York, com participação de Clinton e do prefeito do Rio, Eduardo Paes. O local escolhido para as reuniões foi o Copacabana Palace.

O prefeito abriu a conferência, com um agradecimento a Clinton e ao CGI, e destacando o fato de a cidade passar por um momento de transformação. “O Rio passa por grandes mudanças. Ainda não somos perfeitos, mas estou certo de que ter o CGI no Rio é uma oportunidade também de mostrar o que estamos fazendo para mudar o município”, afirmou, citando como exemplo as ações que visam a garantir um legado efetivo com os investimentos na Copa do Mundo de 2014 e na Olimpíada de 2016.

A ideia de trazer para o Brasil a CGI se desenha há algum tempo. O objetivo inicial era de realizar o encontro em São Paulo. Mas a parceria de Clinton com o Rio de Janeiro e o interesse pela cidade cresceu a partir de junho do ano passado, durante a Rio+20.

Clinton participou de uma videoconferência para anunciar o compromisso do grupo C40, que reúne as maiores metrópoles do planeta, no sentido de reduzir a emissão de poluentes. Nas conversas durante a conferência da ONU, Paes começou o trabalho de convencimento de que o Rio seria o melhor local para o evento. Ele colocou a serviço da empreitada, além de seu prestígio pessoal alavancado pela Rio+20, instituições e empresas do estado que têm ligação com os temas da sustentabilidade.

Bill Clinton agradeceu a oportunidade e o convite da cidade, e destacou a universalização do ensino como um tema indispensável às reuniões no Rio. O ex-presidente citou, entre as grandes ações no continente nesse sentido, o programa Bolsa Escola. “O Bolsa Escola, criado no governo do presidente Cardoso (Fernando Henrique) e aprimorado no governo Lula, tem ajudado a universalizar o ensino”, disse. Como desafio do país, Clinton enumerou a garantia de acesso à universidade para a população de baixa renda.

A lista de participantes do encontro de dezembro não está fechada. Segundo o ex-presidente americano, estão sendo convidados líderes de governos, empresas e pessoas ligadas à filantropia e organizações não governamentais que tenham contribuições a dar aos objetivos do encontro.

Com a grife de Clinton, o CGI tem conseguido formalizar compromissos expressivos em todo o globo. A página da instituição informa que, desde 2005, quando foi criado, o CGI obteve sucesso no estabelecimento de projetos com metas que envolvem 73,5 billhões de dólares. Nesse período, os encontros do grupo reuniram 150 chefes de estado e 20 prêmios Nobel. O CGI se destaca com ações para o empreendedorismo em comunidades pobres, a formação de mulheres líderes e o desenvolvimento sustentável.

A reunião em solo carioca será o segundo evento fora dos Estados Unidos. O primeiro foi em Hong Kong, em 2008, com temas dedicados à Ásia. No Rio, estarão em pauta ações para o desenvolvimento de parcerias entre empresas, governos e organizações não-governamentais; compartilhamento de propostas de inovação em diversas áreas da economia verde e os desafios do desenvolvimento humano na América Latina.

Inscreva-se gratuitamente no módulo introdutório do curso online Desenvolvimento Sustentável