Stanford é a melhor universidade americana em ranking da 'Forbes'

A revista americana Forbes publicou no fim da semana passada uma lista com as cem melhores universidades dos Estados Unidos de 2013, feita em parceira com o Center for College Affordability and Productivity (CCAP), núcleo independente de pesquisas voltado ao ensino superior.

Pela primeira vez em seis edições do America’s Top Colleges, como é conhecido o levantamento, as duas primeiras posições foram ocupadas por instituições da Califórnia: Stanford e Pomona, respectivamente. A Universidade Princeton aparece em terceiro, enquanto Harvard, que figurou no 6º lugar em 2012, caiu para 8º. Foram avaliadas 650 universidades.

Além de ter duas escolas no top 3 do ranking, a Costa Oeste americana também se saiu melhor no quesito educação pública. A Universidade da Califórnia, em Berkeley, foi considerada a melhor instituição estadual de ensino superior, ocupando a 22ª posição da lista.

Os organizadores do prêmio destacaram ainda o bom desempenho da chamada Ivy League – grupo que reúne as universidades privadas Harvard, Pensilvânia, Princeton, Columbia, Yale, Brown, Cornell e Darthmouth, todas localizadas no Nordeste dos Estados Unidos.

Apesar de não liderar o ranking, o grupo ficou dentro do top 20, com Princeton, Yale e Columbia em 3º, 4º e 5º lugares, respectivamente. Cornell foi a que apresentou o melhor salto: da 51ª posição, em 2012, para a 19ª, em 2013.

Para construir o ranking, Forbes e CCAP analisam fatores como taxa de satisfação dos estudantes com as aulas, inserção no mercado de trabalho após a graduação, dívida adquirida para pagar mensalidades, prêmios conquistados pelos estudantes das faculdades e porcentagem de alunos no prazo estipulado pelo curso.

As dez melhores universidades dos Estados Unidos

1º lugar - Universidade Stanford, Stanford, Califórnia
Instalada em pleno Vale do Silício, a Universidade Stanford, fundada em 1891, é conhecida pelo desenvolvimento de tecnologia de ponta e pela formação dos mais poderosos CEOs da indústria tecnológica – caso de Larry Page, atual presidente do Google. A instituição acumula o mais famoso curso de ciência da computação dos Estados Unidos e um dos principais centros de pesquisa do mundo.

Stanford é também sinônimo de excelência em ciências humanas, sociais e naturais, com renomados cursos de direito e medicina, além do maior laboratório de pesquisa de células-tronco já construído. São sete faculdades, 16.000 estudantes e 19 prêmios Nobel laureados a alunos, ex-alunos e docentes.
Stanford foi considerada a segunda melhor universidade do mundo pelo ranking 2012-2013 da revista Times Higher Education (THE), atrás apenas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e empatada com a Universidade Oxford, na Grã-Bretanha.

2º lugar - Faculdade Pomona, Claremont, Califórnia
Fundada em 1887 e localizada a aproximadamente 50 quilômetros de Los Angeles, a Faculdade Pomona é a casa de 1.600 estudantes, distribuídos em 47 cursos de graduação nas áreas de humanas, ciências naturais, ciências sociais e artes. A instituição prima pelas classes menores, com aproximadamente 15 alunos cada.
Estima-se que 91% dos estudantes se formam em quatro anos – duração considerada ideal pelos organizadores da America’s Top Colleges. Somente outras duas faculdades atingiram essa mesma porcentagem: Swarthmore (6ª colocação) e Haverford (43ª colocação).

3º lugar - Universidade Princeton, Princeton, Nova Jersey
No posto de quarta universidade mais antiga dos Estados Unidos – tendo o alvará de funcionamento liberado em 1746 –, a Princeton é ainda hoje referência internacional em pesquisa: nesse setor, cerca de 1.100 profissionais são contratados especificamente para orientar estudantes nos campos de humanas, engenharias, ciências naturais e ciências sociais. Princeton é frequentada anualmente por 8.000 estudantes e já reúne 36 prêmios Nobel ao longo da história.

4º lugar - Universidade Yale, New Haven, Connecticut
A Universidade Yale é ainda mais antiga do que Princeton: data de 1701, figurando como a terceira mais antiga dos Estados Unidos. Com 11.250 alunos, reúne cursos das áreas de humanas, exatas e biológicas – cada uma contemplada com dezenas de centros de pesquisas.
Entre as graduações mais procuradas, Yale possui 15 escolas dedicadas aos cursos de medicina e enfermagem. Uma delas, a School of Medicine, funciona desde 1810.

5º lugar - Universidade Columbia, Nova York
A Universidade Columbia tem nome no cenário jornalístico: oferece aquele que é considerado o melhor curso de jornalismo dos Estados Unidos, além de administrar o Prêmio Pulitzer, mais cobiçado do ramo. Mas não é apenas à comunicação social que Columbia se dedica.
A instituição, quinta mais antiga do país, atende cerca de 28.000 estudantes nas áreas de exatas, biológicas e humanas. Em 259 anos, totaliza 82 laureados pelo prêmio Nobel, atingindo o posto de universidade americana que oficialmente mais possui essa condecoração.

6º lugar - Faculdade Swarthmore, Swarthmore, Pensilvânia
Assim como Pomona, a Faculdade Swarthmore, de 1864, é mais reclusa: concentra 1.545 estudantes em classes com menos pessoas. Cerca de 90% de seus estudantes se formam em quatro anos de graduação.
Swarthmore oferece mais de 40 cursos de humanas, exatas e biológicas. Seu forte, porém, são as ciências sociais e linguísticas.

7º lugar - Academia Militar dos Estados Unidos, West Point, Nova York
West Point forma oficiais do Exército americano desde 1802, a 80 quilômetros ao norte da cidade de Nova York. No ramo dos cadetes, a instituição é uma das mais renomadas não só dos Estados Unidos, mas do mundo todo.
Os currículos oferecidos pela academia também englobam as três principais áreas do conhecimento – exatas, humanas e biológicas – e possuem a duração de 47 meses.

8º lugar - Universidade Harvard, Cambridge, Massachusetts
Estabelecida em 1636, Harvard é a universidade mais antiga dos Estados Unidos. A instituição ficou em quarto lugar no ranking 2012-2013 de melhores universidades do mundo da revista Times Higher Education (THE), ficando apenas 0,1 ponto atrás da Universidade Stanford.

Harvard é composta por dez faculdades e um grande centro de pesquisa que, juntos, atendem os 21.000 estudantes dos principais campos de estudo. As escolas mais famosas, porém, são as de direito, medicina e economia – às quais se devem muitos dos 44 prêmios Nobel que Harvard oficialmente totaliza.
Entre as personalidades mais influentes que Harvard formou está Mark Zuckerberg, fundador do site de relacionamento Facebook.

9º lugar - Faculdade Williams, Williamstown, Massachusetts
Williams ocupou o primeiro lugar na lista America’s Top Colleges de 2011 e o segundo em 2012. Mesmo tendo caído para a 9ª colocação em 2013, a faculdade fundada em 1793 é ainda uma das melhores opções para os que pretendem se formar em artes, humanas e ciências sociais. Oferece cerca de 35 cursos e é frequentada por 2.000 alunos.

10º lugar - Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Cambridge, Massachusetts
O MIT admitiu seu primeiro aluno em 1865, quatro anos após sua fundação, e é conhecido até hoje pelo rigor de seus cursos – 46, no total, divididos nos campos de arquitetura, engenharia, administração, ciências naturais, humanas, artes e ciências sociais.
O instituto, formado por cinco faculdades, integra ainda laboratórios e centros de pesquisa comparáveis aos da Universidade Stanford. Com 78 prêmios Nobel, o MIT é a terceira instituição de ensino superior dos Estados Unidos com maior número de laureados.

Conheça o curso online Fundamentos Econômicos da Educação