Stanford e IMD são MBAs que mais compensam financeiramente

A escola de negócios americana da universidade de Stanford e o instituto suíço IMD lideram os rankings da revista "Forbes" dos melhores programas de MBA quando analisado o retorno ao investimento.

A Stanford Graduate School of Business ficou no topo entre os programas americanos e o IMD levou o ouro na lista de cursos internacionais, que inclui escolas da Europa, Ásia, Oriente Médio e Américas.

Esta foi a oitava edição da lista, publicada bienalmente, que analisa programas de MBA full-time com duração de até dois anos. Em 2013, foi medido o retorno ao investimento de mais de 4 mil profissionais de 100 escolas de todo o mundo que terminaram programas de MBA em 2008. A revista comparou a remuneração dos profissionais nos cinco anos após a formatura com os custos com o curso e os salários que os alunos deixam de receber durante o programa.

Nos Estados Unidos, Stanford é seguida de Booth School of Business, da Universidade de Chicago, e da Harvard Business School. Em todas, os alunos mais que dobraram a remuneração quando avaliado o salário anterior ao curso e o recebido em 2012, e demoraram cerca de quatro anos para recuperar o investimento – tempo que aumentou em relação a dez anos atrás, quando era de em média 2,7 anos.

O pódio internacional é formado, além do IMD, pelo francês Insead e a italiana SDA Bocconi. Nenhuma escola brasileira entrou no ranking. Quando analisados os cursos europeus, que no geral têm um ano de duração, o tempo para recuperar o investimento foi relativamente menor, ficando entre dois e três anos.

Conheça o curso online Gestão de Carreira