O telefone celular completa nesta quarta-feira quatro décadas. A primeira ligação a partir de um aparelho de comunicação por ondas eletromagnéticas foi realizada pelo engenheiro Martin Cooper, no dia 3 de abril de 1973, em Nova York. Na ocasião, Cooper ligou para seu principal rival, o também engenheiro Joel Engel, líder da equipe de pesquisas da empresa Bell Labs.
O aparelho usado por Cooper no teste foi um protótipo do que viria a ser o Motorola DynaTAC. Hoje, o aparelho custaria o equivalente a 8.000 dólares — uma fortuna, comparado ao preço do iPhone 5, da Apple, encontrado no mercado americano por pouco mais de 600 dólares.
Os telefones antigos eram pouco discretos ou ergonômicos. O modelo da Motorola pesava mais de um quilo e sua bateria não durava mais do que 20 minutos. No Brasil, os primeiros celulares chegaram ao país na década de 1980. Os dispositivos só ganharam popularidade dez anos depois.
SAIBA MAIS:
A Motorola lança no mercado o MicroTAC, primeiro modelo de celular flip. Na época, o aparelho custava mais de 3.000 dólares.
A Nokia ganha espaço no mercado com o seu modelo 5110. O celular era menor e trazia na memória o game Snake, conhecido no Brasil como jogo da cobrinha.
Apple lança iPhone e dá início à popularização dos smartphones, celulares poderosos, que reúnem em um mesmo aparelho diversas funções.
Inscreva-se gratuitamente no módulo introdutório do curso online Gestão de Marcas e Produtos