Três passos que antecedem a criação de uma startup

Três passos que antecedem a criação de uma startupSão muitas as variáveis que merecem atenção quando se está prestes a abrir um negócio: o desenvolvimento da ideia – a parte técnica do funcionamento do produto ou serviço e de que forma será apresentado ao mercado –, como driblar concorrentes, encontrar o melhor modelo de negócios, convencer um investidor e, não menos importante, como fazer gestão de pessoas.

Há uma lista enorme de afazeres, todos estratégicos. Mas o negócio trava, em muitos casos, porque o empreendedor não reuniu bagagem suficiente para conseguir comandar tudo – principalmente se for muito jovem. Conheça algumas etapas essenciais no mercado de trabalho antes de começar a sua própria empresa.

1 - Experiência
Para Cassio Spina, investidor e fundador da Anjos do Brasil, é recomendável que o empreendedor busque ter alguma experiência profissional antes de partir para seu negócio próprio. Geralmente os fundadores de startups começam a trabalhar em seus projetos ao mesmo tempo em que mantêm empregos. E quando a nova empresa começa a despontar, aí então passam a dedicar-se somente a essa atividade. A sugestão de Spina é buscar por oportunidades de emprego em startups, quando possível.

2 – Por que startups
A ideia de procurar um emprego em uma startup é conhecer o terreno que será familiar no futuro, quando o empreendedor for abrir a sua. “Ele vai ver de perto como nasce e cresce uma empresa. Como é preciso fazer a gestão de pessoas e motivá-las, delegar tarefas, enfim, como fazer funcionar um negócio que está começando”, avalia Spina. Ainda segundo o investidor, é diferente de fazer parte do quadro de empresas já estruturadas e onde o acesso a algumas informações e à cúpula é mais difícil.

3 – Tempo
Seis meses é pouco, um ano também. A recomendação é manter-se no mínimo dois anos no mercado de trabalho antes de dar um passo próprio. É o tempo mínimo para reunir alguma bagagem, acrescenta Spina.

Conheça o curso online Gestão Empresarial da Qualidade Total