Um em cada três médicos conectados pratica EAD

A primeira pesquisa sobre uso das tecnologias da informação e da comunicação no ambiente da Saúde, a TIC Saúde, realizada em 2013 e divulgada na semana passada, trouxe entre seus resultados a conclusão de que, entre os médicos que têm acesso a computador no estabelecimento de saúde em que trabalha (63% do total), chega a um terço o percentual de médicos que tem entre as funcionalidades dos computadores a prática de educação a distância. São 33% deles, sendo que o percentual é bem maior entre médicos de estabelecimentos públicos (34%) do que entre os de estabelecimentos privados (23%).

A pesquisa também verificou que, neste grupo de médicos com acesso a computador no trabalho, a prática da edcuação a distância é bem maior no Nordeste, onde 53% deles realizam essa funcionalidade, do que no Sudeste, onde estão alguns dos maiores centros médicos do país , e talvez por essa proximidade apenas 17% dos médicos desta região praticam essa modalidade educacional.

Entre os enfermeiros, outro grupo pesquisado, o percentual dos que tem acesso a computador no local de trabalho que utilizam EAD é menor, de 30%.

A pesquisa foi realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. Os dados foram coletados entre fevereiro e agosto de 2013. A TIC Saúde mede o estágio de adoção das TIC nos estabelecimentos de saúde brasileiros e sua apropriação pelos profissionais do setor (médicos, enfermeiros) e pelos estabelecimentos. As entrevistas são realizadas presencialmente e por telefone, em estabelecimentos de saúde públicos e privados de todo o país.

Veja os resultados da pesquisa TIC Saúde aqui.

Conheça o curso online Preparatório ANS - Técnico em Regulação de Saúde Suplementar