QUESTIONÁRIOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AUTO AVALIAÇÃO - CPA
QUESTIONÁRIO DO ALUNO GRADUAÇÃO
1 - O curso em que está matriculado é aquele que você realmente queria?
a) Sim. O curso escolhido foi exatamente o que eu desejava;
b) Sim. Mas preferiria estar matriculado em uma outra Faculdade;
c) Não. A escolha foi em virtude da concorrência;
d) Não. A escolha foi em virtude de exigências da família e/ou do trabalho;
e) Outro
2 - Que motivo principal o levou a buscar o curso superior?
a) Inserção no mercado de trabalho;
b) Possibilidade de ascensão no atual emprego
c) Identificação com a área do conhecimento escolhida, e busca de aperfeiçoamento;
d) Aquisição de conhecimentos e novas experiências ao longo do período de graduação;
e) Outro
3 - Qual a sua expectativa profissional quando você se formar?
a) Conseguir um bom emprego na área de sua formação;
b) Ingressar em cursos de pós-graduação com vistas a melhorar sua qualificação para atender às exigências do mercado;
c) Buscar uma colocação profissional e inserção no mercado de trabalho, independente da área de formação;
d) Não tem expectativas quanto a obtenção de emprego e inserção no mercado de trabalho;
e) Outro
4- Considerando as razões que o(a) levaram à Faculdade, a expectativa de realizar seus objetivos é:
a) Alta. A proposta de capacitação da Faculdade deverá atender aos seus objetivos;
b) Razoável. Você já identifica restrições impostas pela capacitação acadêmica da Faculdade;
c) Baixa. A proposta da Faculdade não deverá atender aos seus objetivos;
d) Indiferente. Você reconhece que o esforço pessoal é mais importante que a instituição em que estuda;
e) Outro:
5- Você sente-se preparado para acompanhar os conteúdos trabalhados nas disciplinas cursadas?
a) Sim, pois a formação obtida no ensino médio foi suficiente;
b) Sim, mas com muito esforço pessoal;
c) Não, pois a formação obtida no ensino médio foi muito precária;
d) Não, pois trabalho e não tenho tempo de estudar o suficiente para acompanhar os conteúdos trabalhados;
e) Outro
6- Em sua opinião, qual o principal problema da Faculdade?
a) A qualificação profissional e o nível de compromisso dos professores;
b) A grade curricular dos cursos oferecidos;
c) A estrutura física e de laboratórios;
d) A precariedade de condições que levam a greves de professores e funcionários, ocasionando frequentes alterações no calendário letivo;
e) Outro
7- No conjunto de instrumentos pedagógicos do seu curso, qual você avalia como o mais importante para a sua formação?
a) As aulas e estudos complementares propostos;
b) O AVA - Ambiente Virtual Acadêmico;
c) A iniciação científica através da participação em projetos de pesquisa;
d) A participação em palestras, seminários e outros eventos acadêmicos;
e) Outro
8- Quanto à estrutura pedagógica e curricular do seu curso, que aspecto deve sofrer maiores alterações com a finalidade de torná-lo melhor?
a) A redução do número de disciplinas e carga horária de aulas;
b) A redução do número de disciplinas com a ampliação da carga horária de aulas;
c) A alteração das disciplinas, priorizando conteúdos de formação específica;
d) A alteração de disciplinas, priorizando a abordagem de conteúdos de formação geral;
e) Outro
9- Como você avalia a atuação dos professores/tutores do seu curso, quanto ao conhecimento na área em que atuam?
a) Excelente. Apresentam domínio em todos os temas abordados;
b) Boa. Embora apresentem lacunas em alguns temas específicos;
c) Regular. Dominam parcialmente os temas abordados e necessitam atualizar-se em alguns conteúdos exigidos;
d) Ruim. Não dominam os conteúdos estabelecidos na ementa das disciplinas;
e) Outro
10-De um modo geral, como você avalia a atuação dos professores/tutores da Faculdade no que se refere à dinâmica das aulas ministradas?
a) Excelente. Têm uma boa didática, utilizam os recursos adequadamente e estimulam a participação e reflexão dos alunos;
b) Boa. Têm desenvoltura didática, mas estimulam pouco a participação dos alunos na sala;
c) Regular. Possuem uma didática razoável e não estimulam a participação dos alunos;
d) Ruim. Não usam os recursos disponíveis para estimular os alunos;
e) Outro
11- Avalie o desempenho e o interesse dos professores/tutores na orientação a estágios supervisionados e/ou monografia de conclusão de curso:
a) Estão sempre presentes e disponíveis para sanar as dúvidas;
b) Estão sempre presentes, mas o número de alunos e tempo disponível impede o atendimento adequado;
c) Estão sempre presentes, mas nem sempre disponíveis para ouvir e sanar as dúvidas dos alunos; d) Estão muito pouco presentes e são por tanto, pouco disponíveis;
12- Como você avalia a atuação dos funcionários da Faculdade?
a) São eficientes e cumprem adequadamente as suas funções;
b) Cumprem as funções pré-estabelecidas, mas deixam a desejar na maneira como se relacionam com o público;
c) Têm uma atuação apenas regular. Poderiam melhorar bastante;
d) Não exercem de modo adequado as funções pré-estabelecidas e prestam um serviço de qualidade ruim;
e) Outro
13- Os contatos mantidos até o momento com a biblioteca da Faculdade levaram você a concluir que:
a) É uma boa biblioteca e tem respondido satisfatoriamente às suas necessidades;
b) Tem um bom espaço físico e boas instalações, mas o acervo tem um número reduzido de títulos; c) É uma biblioteca razoável. Embora possua um acervo suficiente, a sua utilização é dificultada pelo horário restrito de atendimento ao público;
d) O acervo disponível é insuficiente para atender às necessidades e seu espaço físico e instalações não contemplam à demanda existente;
e) Outro
14- Avalie de um modo geral a estrutura dos laboratórios de ensino e de informática:
a) São bons e respondem às necessidades dos alunos
b) São poucos, entretanto, possuem equipamentos adequados;
c) Existem em um bom número, mas os equipamentos são inadequados para as necessidades do curso; d) São poucos, possuem equipamentos inadequados e em número insuficiente;
15- Avalie de um modo geral a estrutura dos laboratórios de experimentos aplicados:
a) São bons e respondem às necessidades dos alunos
b) São poucos, entretanto, possuem equipamentos adequados;
c) Existem em um bom número, mas os equipamentos são inadequados para as necessidades do curso;
d) São poucos, possuem equipamentos inadequados e em número insuficiente;
e) Outro
16- Qual sua opinião sobre os recursos audiovisuais da Faculdade?
a) A Faculdade tem bons equipamentos e em número adequado às necessidades dos cursos oferecidos;
b) Os recursos existentes na Faculdade são de boa qualidade, mas nem sempre estão disponíveis porque o número é reduzido;
c) Embora existam recursos suficientes, os serviços prestados pelo setor responsável dificultam a utilização;
d) Os recursos existentes na Faculdade são precários e inadequados;
e) Outro
17- A Faculdade é uma instituição que tem atuado junto à comunidade através dos projetos de extensão?
a) Sim. Através de um bom número de projetos de grande importância para a comunidade da região;
b) Tem muitos projetos, mas de alcance restrito;
c) Tem poucos projetos, mas que em seu conjunto têm um impacto importante para a comunidade;
d) Tem poucos projetos que apresentam um alcance de atuação muito limitado;
e) Outro
18- Em relação à assistência ao estudante de baixa renda, você acha que a Faculdade:
a) Tem contemplado de maneira satisfatória às necessidades do estudante carente;
b) Atende parcialmente às necessidades e precisa aprimorar seus programas de incentivo e permanência nos cursos;
c) Tem uma atuação precária que precisa ser ampliada;
d) Não tem nenhum programa dirigido ao estudante carente;
e) Outro
19 - Quanto aos serviços prestados pelo setor de transporte da Faculdade, você considera que:
a) São de excelente qualidade. A frota de veículos e o atendimento do seu corpo técnico atendem plenamente as necessidades;
b) São de qualidade razoável. A frota de veículos é reduzida, mas o corpo técnico é qualificado para atender as necessidades;
c) São de qualidade razoável. A frota de veículos é suficiente, mas o corpo técnico não é qualificado para atender as necessidades;
d) São de qualidade ruim. A frota de veículos é reduzida e o corpo técnico não é qualificado para atender as necessidades;
e) Outro
20 - A Faculdade oferece condições adequadas de acesso às instalações do curso, para o portador de necessidades especiais?
QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR/TUTOR
1 - Quanto à possibilidade de progressão na carreira durante o estágio probatório você admite que:
a) é muito importante para a melhoria da qualidade da faculdade porque é um estímulo para atrair pesquisadores com titulação elevada;
b) é importante para a melhoria da qualidade da faculdade porque permite a fixação e formação de um quadro técnico especializado e produtivo, em um tempo menor;
c) é indiferente. a progressão na carreira não traz impacto substantivo para a qualidade da faculdade;
d) não é importante. a melhoria da qualidade da faculdade independe da progressão na carreira de seu corpo docente;
e) não é importante. a progressão na carreira traz apenas um impacto orçamentário e desnecessário e não condiciona à melhoria da qualidade da faculdade.
2 - Quanto à produção acadêmica você considera que após a sua entrada na faculdade ocorreu:
a) um aumento no número de publicações e uma maior inserção no meio acadêmico em sua área de atuação;
b) um aumento no número de publicações, mas uma redução (restrição) nos contatos mantidos com pesquisadores na área específica de sua atuação;
c) uma diminuição no número de publicações, porém uma maior inserção e integração no meio acadêmico em sua área específica de atuação;
d) uma diminuição no número de publicações, porém um maior envolvimento em atividades de ensino na sua área específica de atuação e áreas correlatas;
e) uma diminuição no número de publicações, porém um maior envolvimento em atividades administrativas.
3 - Com relação à dinâmica de oferecimento das disciplinas ministradas, você considera que:
a) atende plenamente aos interesses do curso para a formação adequada dos alunos;
b) atende parcialmente aos interesses do curso para a formação adequada dos alunos;
c) permite apenas uma formação razoável dos alunos;
d) é ruim e deve ser alterada; e) outro
4 - Quanto à proposta didática empregada na sua disciplina:
a) permite que o enfoque teórico fundamente as atualizações de conceitos na vida prática;
b) permite a articulação de conteúdos trabalhados e os de outras disciplinas profissionalizantes do currículo;
c) permite que o aluno perceba o desenvolvimento significativo em seus conhecimentos em temas específicos, mas não promove articulações;
d) permite que sejam utilizados recursos complementares como prática extra-classe e leitura de artigos recentes para aprofundamento de temas específicos de interesse do aluno;
e) não atende a nenhuma das alternativas propostas.
5 - Quanto ao tempo dedicado ao ensino (carga horária exercida em sala de aula), você considera que:
a) a carga horária atende às expectativas e necessidades do docente e também a um ensino de boa qualidade;
b) a carga horária apenas atende às necessidades de um ensino de qualidade razoável sem atender às expectativas de uma produção integral (pesquisa e extensão) por parte do aluno;
c) a carga horária deveria ser reduzida para fortalecer outras atividades acadêmicas e favorecer a troca de conhecimentos entre professores;
d) a carga horária deveria ser aumentada para atender plenamente às necessidades individuais dos alunos e melhorar a qualidade do ensino;
e) outro
6 - Quanto a sua contribuição para o crescimento da faculdade, você considera:
a) prioritária e exclusiva no ensino;
b) prioritária no ensino, mas também importante na extensão;
c) prioritária no ensino, mas também importante na pesquisa; d) distribuída de forma equitativa no ensino, pesquisa e extensão;
7 - Quanto ao perfil apresentado pelos alunos ao ingressarem na faculdade:
a) em sua maioria apresentam uma excelente formação secundária e possuem os pré-requisitos para atender às expectativas das disciplinas;
b) em sua maioria apresentam uma formação secundária razoável, mas a integração na academia tem permitido o bom andamento das disciplinas;
c) não apresentam em sua maioria formação secundária adequada, mas o rendimento nas disciplinas não tem sido prejudicado;
d) apresentam, em sua maioria, formação secundária inadequada e o rendimento nas disciplinas tem sido prejudicado parcialmente;
e) apresentam formação secundária deficiente e o rendimento mínimo esperado não tem sido alcançado.
8 Quanto aos recursos para-didáticos e áudio-visuais na faculdade, você considera que:
a) contemplam inteiramente às necessidades para um ensino adequado;
b) atendem parcialmente às necessidades porque existem em número reduzido;
c) não atendem às necessidades porque a sua disponibilidade é dificultada pelo setor competente;
d) não atendem às necessidades porque são ultrapassados e os serviços são ineficientes;
e) inexistem recursos adequados para auxiliar as atividades didáticas.
9 - Como você avalia os laboratórios do seu campus:
a) são excelentes e contemplam às necessidades;
b) são de boa qualidade embora faltem alguns equipamentos;
c) são razoáveis. embora apresentem condições adequadas, ainda não atendem à maioria das necessidades;
d) são ruins. em sua maioria não atendem às condições mínimas exigidas para o seu funcionamento;
e) outro
10 - Como você avalia a biblioteca do seu campus;
a) de excelente qualidade. apresenta condições físicas adequadas e possui um acervo que atende plenamente as atividades didáticas;
b) de boa qualidade. possui condições físicas adequadas, mas o acervo disponível não atende plenamente às necessidades do ensino;
c) de qualidade razoável. possui condições físicas adequadas, mas o acervo é insuficiente para atender a todas as necessidades do ensino de graduação e pós-graduação;
d) de qualidade ruim. embora possua condições razoáveis de infra-estrutura não dispõe de acervo mínimo exigido para um ensino de qualidade;
e) de péssima qualidade. as condições físicas são precárias, o acervo é reduzido e inadequado para dar suporte mesmo à graduação.
11 - na sua opinião, qual é o principal problema da faculdade?
a) a estrutura física (laboratórios, bibliotecas, salas de aula etc.);
b) a falta de verbas para o ensino, pesquisas e projetos de extensão;
c) a sua condição de faculdade multi-campi; d) a influência excessiva de ações políticas no cotidiano acadêmico da faculdade;
e) outro
12 - com relação aos planos de capacitação e aperfeiçoamento na faculdade:
a) a faculdade estimula e contribui de forma decisiva na capacitação de seus professores;
b) a faculdade não dispõe de programas de aperfeiçoamento interno, mas estimula o aperfeiçoamento de seus professores externamente;
c) tenho conseguido por iniciativa própria buscar capacitação profissional, pois a faculdade contribuiu pouco;
d) a faculdade em nada contribui para o aperfeiçoamento de seus servidores;
e) outro
13 - quanto à sua participação nos planos de gestão da faculdade:
a) você tem conhecimento e participa ativamente dos planos de gestão;
b) você tem conhecimento, mas não participa ativamente dos planos de gestão;
c) você não tem conhecimento integral dos planos de gestão, mas apresenta sugestões, no seu departamento, que contribuam para melhorar a qualidade dos serviços prestados pela faculdade;
d) você apresenta sugestões para melhorar os serviços prestados pela faculdade, mas normalmente não são considerados nos planos de gestão;
e) você não tem conhecimento da existência de planos de gestão na faculdade.
14 - com relação aos serviços terceirizados na faculdade, você considera que:
a) são muito importantes porque trazem para a faculdade qualidade nos serviços prestados sem custos altos com a sua manutenção;
b) são importantes porque favorecem o aperfeiçoamento do pessoal, evitando a acomodação e outras dificuldades condicionadas pela convivência;
c) a terceirização é uma prática razoável porque contribui para uma melhor prestação dos serviços especializados, no entanto, deveria ser usada apenas em alguns setores da faculdade;
d) a terceirização não deveria ser usada na faculdade porque a falta de vínculo do funcionário contratado, que atua junto a outros funcionários efetivos, cria situações de desigualdade e insatisfação;
e) a terceirização deveria ser evitada na faculdade porque esta prática enfraquece a estrutura funcional da instituição e a categoria dos servidores.
15 - quanto ao espaço físico da faculdade você considera que:
a) é adequado e satisfatório para o desempenho das atividades e ações propostas pela instituição; b) é satisfatório, mas inadequado porque não atende às demandas e necessidades dos portadores de deficiência;
c) atende parcialmente às necessidades, mas tem melhorado nos últimos anos;
d) não tem acompanhado as necessidades atuais para a prestação de um bom serviço e precisa melhorar urgentemente;
e) outro
16 - quanto a estrutura administrativa na faculdade, você considera que:
a) é muito boa e com o processo de informatização tornou-se ágil e transparente;
b) é boa, mas a centralização dos setores decisórios em um único campus dificulta e reduz a qualidade dos serviços internos (burocracia acentuada);
c) é razoável . a estrutura e a centralização dos executivos em um campus, retarda ações previstas e diminui a produtividade para os setores administrativos e acadêmicos da instituição;
d) a estrutura administrativa é ruim e mal aproveitada, além de extremamente burocrática, dificultando a qualidade dos serviços na faculdade;
e) outro
17 - na sua opinião qual a importância da faculdade para a região sudoeste?
a) fundamental, pois tem um grande impacto social, econômico e tecnológico;
b) é importante, mas ainda pode melhorar muito ao transpor de maneira mais incisiva o distanciamento que ainda mantém em relação à comunidade regional;
c) tem importância razoável, pois atinge um numero pequeno de alunos em relação ao universo regional;
d) tem importância razoável, pois ainda não tem uma produtividade científica de excelência, o que a impede de atuar de maneira mais estratégica no contexto da economia da região;
e) a faculdade tem pouca importância. é uma faculdade jovem e ainda não apresenta resultados que demonstrem que ela é imprescindível;
f) outro
18 - você considera a faculdade:
a) uma faculdade que atende plenamente às necessidades regionais;
b) uma faculdade que atende parcialmente às necessidades regionais;
c) uma faculdade que atende apenas às necessidades das cidades onde estão localizados os campi;
d) uma faculdade ainda em fase de construção, que tem sua atuação restrita a segmentos específicos da sociedade;
e) uma faculdade que tem adotado políticas de expansão não atreladas às necessidades da região.
19 - Como você definiria a faculdade?
a) uma faculdade preocupada em interagir com a comunidade externa através de suas ações e atividades de extensão visando oferecer serviços à comunidade urbana e rural;
b) uma faculdade comprometida em formar profissionais para atender às necessidades da comunidade regional;
c) uma faculdade comprometida em atender às necessidades de diferentes segmentos da sociedade nas cidades onde os campi estão localizados;
d) uma faculdade comprometida com o ensino público e de qualidade, mas sem preocupar-se em atender as necessidades locais e/ou regionais;
e) uma faculdade preocupada em interagir com a comunidade externa através da publicidade e apoio a eventos;
f) outro
20 - Quanto aos serviços prestados pelo setor de transporte da faculdade, você considera que:
a) são de excelente qualidade. a frota de veículos e o atendimento do seu corpo técnico atendem plenamente as necessidades;
b) são de qualidade razoável. a frota de veículos é reduzida, mas o corpo técnico é qualificado para atender as necessidades;
c) são de qualidade razoável. a frota de veículos é suficiente, mas o corpo técnico não é qualificado para atender as necessidades;
d) são de qualidade ruim. a frota de veículos é reduzida e o corpo técnico não é qualificado para atender as necessidades;
e) outro
QUESTIONÁRIO PARA FUNCIONÁRIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
1 - Ao ingressar na faculdade seu nível de escolaridade era:
a) primeiro grau completo
b) segundo grau incompleto
c) segundo grau completo
d) terceiro grau incompleto
e) terceiro grau completo
2 - O seu nível mudou após ingressar na faculdade?
a) sim, já conclui os estudos.
b) sim, mas permaneço estudando;
c) não interrompi os estudos por incompatibilidade do horário;
d) não, permaneço no mesmo nível de escolaridade por opção;
e) outro
3 - Você ascendeu no plano funcional na faculdade?
a) sim, a minha ascensão foi condicionada a experiência adquirida;
b) sim, a minha ascensão foi condicionada a mudança no nível de escolaridade;
c) sim, a minha ascensão foi condicionada a vinculações políticas internas;
d) não, possuo pouco tempo de atuação na faculdade;
e) não, faculdade não dispõe de plano funcional para seu corpo técnico-administrativo.
4 - O emprego na faculdade lhe proporciona:
a) satisfação pessoal;
b) aumento de poder aquisitivo;
c) credibilidade no comércio;
d) facilidade de acesso e aceitação em diferentes setores da sociedade;
e) admiração de vizinhos e amigos;
f) outro
5 - Você permanece na faculdade porque:
a) a faculdade oferece salários compatíveis com a função exercida;
b) a faculdade oferece boas condições de trabalho;
c) a faculdade oferece possibilidades de ascensão funcional;
d) a faculdade oferece estabilidade no emprego;
e) a faculdade é a única instituição na região que oferece possibilidades de realização profissional.
6 - A maior dificuldade para o seu desempenho funcional na faculdade está relacionada à:
a) falta de comunicação e articulação entre os distintos setores administrativos;
b) falta de comunicação e articulação entre os setores administrativos e acadêmicos;
c) a ausência de planejamento das metas e ações a serem cumpridas por parte das coordenações ;
d) ausência de condições adequadas de trabalho (materiais e recursos humanos);
e) outro
7 - Você considera que seu papel na faculdade corresponde:
a) ao de apenas executar as atividades já estabelecidas pelo cargo que ocupa;
b) ao de contribuir para a execução de ações planejadas pelo setor;
c) ao de cumprir o papel de servidor público;
d) ao de contribuir para a melhoria dos serviços prestados pela instituição;
e) outro
8 - Quanto ao seu desempenho e produtividade:
a) você considera que é muito produtivo porque a faculdade aproveita as habilidades individuais do servidor;
b) você considera que é produtivo, mas poderia ser mais bem aproveitado se suas habilidades individuais fossem observadas;
c) você considera que é razoavelmente produtivo porque seus conhecimentos não são totalmente aproveitados no setor que atua;
d) você considera que é razoavelmente produtivo porque no seu setor de trabalho existem poucos funcionários;
e) você considera que sua produtividade é baixa porque você atua em um setor inadequado para exercer seu potencial e os conhecimentos que possui;
f) outro
9 - Quanto ao desempenho e produtividade de seus colegas:
a) a maioria dos seus colegas tem um bom desempenho e prestam um bom serviço a faculdade;
b) apenas uma minoria dos colegas tem um bom desempenho porque a faculdade não oferece condições adequadas para o desempenho das funções exercidas;
c) apenas uma minoria dos colegas tem um bom desempenho porque a faculdade não oferece condições adequadas para o desempenho das funções exercidas;
d) os serviços prestados pelos colegas são difíceis de avaliar porque existe uma grande instabilidade no quadro pessoal da faculdade;
e) o desempenho e a produtividade dos servidores são prejudicados e de produtividade razoável porque existe um excesso de tarefas a realizar em diferentes setores de faculdade;
f) outro
10 - Quanto à sua participação nos planos de gestão da faculdade:
a) você tem conhecimento e participa ativamente dos planos de gestão;
b) você tem conhecimento, mas não participa ativamente dos planos de gestão;
c) você não tem conhecimento integral dos planos de gestão, mas apresenta sugestões que contribuem para melhorar a qualidade dos serviços prestados no seu setor;
d) você apresenta sugestões para melhorar os serviços prestados pelo setor, mas normalmente não são considerados nos planos de gestão;
e) você não tem conhecimento de existência de planos de gestão na faculdade
f) outro
11 - Quanto às relações inter-pessoais no setor que você trabalha:
a) são muito boas e inexistem conflitos na equipe de trabalho;
b) são razoáveis porque na equipe de trabalho existem colegas difíceis de lidar;
c) são razoáveis porque o coordenador do setor não acompanha diariamente os trabalhos e não convive diretamente com a equipe;
d) são ruins. existem conflitos permanentes entre os membros da equipe e o coordenador é muito ausente;
e) outro
12 - Com relação aos planos de capacitação e aperfeiçoamento na faculdade:
a) a faculdade estimula e contribui de forma decisiva na capacitação de seus funcionários;
b) a faculdade não dispõe de programas de aperfeiçoamento interno, mas estimula o aperfeiçoamento de seus funcionários externamente;
c) tenho conseguido por iniciativa própria buscar capacitação profissional, pois a faculdade contribuiu pouco;
d) tenho procurado me capacitar profissionalmente, mas até o momento a faculdade em nada contribuiu para meu aperfeiçoamento profissional;
e) outro
13 - Quanto ao nível de motivação dos funcionários da faculdade: a) a grande maioria dos funcionários mostra-se muito motivada nas funções;
b) somente aqueles que ocupam cargos de chefia são motivados no trabalho;
c) embora satisfeitos com o trabalho não existe grande motivação entre os funcionários da faculdade;
d) a grande maioria dos funcionarias está desmotivada porque não existe um programa de valorização dos funcionários na faculdade;
e) outro
14 - Com relação aos serviços terceirizados na faculdade, você considera que:
a) são muito importantes porque trazem para a faculdade qualidade nos serviços prestados sem custos altos com a sua manutenção;
b) são importantes porque facilitam o aperfeiçoamento do pessoal e evitando vícios e outras dificuldades condicionadas pela convivência;
c) a terceirização é uma prática razoável porque contribui para uma melhor prestação dos serviços especializados, no entanto, deveria ser usada apenas por alguns setores da faculdade;
d) a terceirização não deveria ser usada na faculdade porque a falta de vinculo entre os trabalhadores que atuam conjuntamente cria situações de desigualdade e insatisfação;
e) a terceirização deveria ser evitada na faculdade porque esta pratica enfraquece a estrutura funcional da instituição e a categoria dos servidores.
f) outro
15 - Quanto ao espaço físico da faculdade você considera que:
a) é adequado e satisfatório para o desempenho das atividades e ações propostas pela instituição;
b) atende parcialmente às necessidades, mas tem melhorado nos últimos anos;
c) não tem acompanhado às necessidades atuais para a prestação de um bom serviço e precisa melhorar urgentemente;
d) outro
16 - Quanto à estrutura administrativa na faculdade, você considera que:
a) é muito boa e com o processo de informatização tornou-se ágil e transparente;
b) é boa, mas a centralização dos setores decisórios em um único campus dificulta e reduz a qualidade dos serviços internos (burocracia acentuada);
c) é razoável. a estrutura e a centralização dos executivos em um campus, retardam ações previstas e diminui a produtividade para os setores administrativos e acadêmicos da instituição;
d) a estrutura administrativa é ruim e mal aproveitada, além de extremamente burocrática dificultando a qualidade dos serviços na faculdade;
e) outro.
17 - Como você definiria a faculdade?
a) uma faculdade preocupada em interagir com a comunidade externa através de suas ações e atividades de extensão visando oferecer serviços à comunidade urbana e rural;
b) uma faculdade comprometida em formar profissionais para atender as necessidades da comunidade regional;
c) uma faculdade comprometida em atender as necessidades de diferentes segmentos da sociedade onde os campi estão localizados;
d) uma faculdade comprometida com ensino público e de qualidade, mas sem preocupar-se em atender as necessidades locais e/ou regionais;
e) uma faculdade preocupada em interagir com a comunidade externa através da publicidade e apoio a eventos;
f) outro
18 - Quanto aos equipamentos e outros materiais:
a) são de boa qualidade e existem em número suficiente para atender as necessidades;
b) são de boa qualidade, mas existem em número insuficiente para atender as necessidades;
c) embora existam em grande número são de péssima qualidade e dificultam o bom andamento das atividades;
d) são de qualidade ruim e existem em número reduzido, dificultando o trabalho diário;
e) outro
QUESTIONÁRIO DE PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE OS ALUNOS
1 - A turma é interessada pelo assunto da sua disciplina?
a) sim, sempre
b) na maioria das vezes
c) poucas vezes
d) nunca
e) não sei opinar
2 - A turma é pontual em relação ao início e fim das aulas?
a) sim, sempre
b) na maioria das vezes
c) poucas vezes
d) nunca
e) não sei opinar
3 - A turma respeita a posição e a pessoa do professor?
a) sim, sempre
b) na maioria das vezes
c) poucas vezes
d) nunca
e) não sei opinar
4 - Quando surge algum conflito na relação professor-aluno, a turma tenta uma conversa com o professor?
a) sim, sempre
b) na maioria das vezes
c) poucas vezes
d) nunca
e) não sei opinar
5 - A turma se esforça para entender o conteúdo abordado durante as aulas?
a) sim, sempre
b) na maioria das vezes
c) poucas vezes
d) nunca e) não sei opinar
6 - De uma maneira geral, como você avalia o relacionamento da classe com o professor?
a) excelente
b) bom
c) regular
d) ruim
e) não sei opinar