QUESTIONÁRIOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AUTO AVALIAÇÃO - CPA

 

QUESTIONÁRIOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AUTO AVALIAÇÃO - CPA

 

QUESTIONÁRIO DO ALUNO GRADUAÇÃO

1 - O curso em que está matriculado é aquele que você realmente queria?

a) Sim. O curso escolhido foi exatamente o que eu desejava;

b) Sim. Mas preferiria estar matriculado em uma outra Faculdade;

c) Não. A escolha foi em virtude da concorrência;

d) Não. A escolha foi em virtude de exigências da família e/ou do trabalho;

e) Outro

 

2 - Que motivo principal o levou a buscar o curso superior?

a) Inserção no mercado de trabalho;

b) Possibilidade de ascensão no atual emprego

c) Identificação com a área do conhecimento escolhida, e busca de aperfeiçoamento;

d) Aquisição de conhecimentos e novas experiências ao longo do período de graduação;

e) Outro

 

3 - Qual a sua expectativa profissional quando você se formar?

a) Conseguir um bom emprego na área de sua formação;

b) Ingressar em cursos de pós-graduação com vistas a melhorar sua qualificação para atender às exigências do mercado;

c) Buscar uma colocação profissional e inserção no mercado de trabalho, independente da área de formação;

d) Não tem expectativas quanto a obtenção de emprego e inserção no mercado de trabalho;

e) Outro

 

4- Considerando as razões que o(a) levaram à Faculdade, a expectativa de realizar seus objetivos é:

a) Alta. A proposta de capacitação da Faculdade deverá atender aos seus objetivos;

b) Razoável. Você já identifica restrições impostas pela capacitação acadêmica da Faculdade;

c) Baixa. A proposta da Faculdade não deverá atender aos seus objetivos;

d) Indiferente. Você reconhece que o esforço pessoal é mais importante que a instituição em que estuda;

e) Outro:

 

5- Você sente-se preparado para acompanhar os conteúdos trabalhados nas disciplinas cursadas?

a) Sim, pois a formação obtida no ensino médio foi suficiente;

b) Sim, mas com muito esforço pessoal;

c) Não, pois a formação obtida no ensino médio foi muito precária;

d) Não, pois trabalho e não tenho tempo de estudar o suficiente para acompanhar os conteúdos trabalhados;

e) Outro

 

6- Em sua opinião, qual o principal problema da Faculdade?

a) A qualificação profissional e o nível de compromisso dos professores;

b) A grade curricular dos cursos oferecidos;

c) A estrutura física e de laboratórios;

d) A precariedade de condições que levam a greves de professores e funcionários, ocasionando frequentes alterações no calendário letivo;

e) Outro

 

7- No conjunto de instrumentos pedagógicos do seu curso, qual você avalia como o mais importante para a sua formação?

a) As aulas e estudos complementares propostos;

b) O AVA - Ambiente Virtual Acadêmico;

c) A iniciação científica através da participação em projetos de pesquisa;

d) A participação em palestras, seminários e outros eventos acadêmicos;

e) Outro

 

 

 

8- Quanto à estrutura pedagógica e curricular do seu curso, que aspecto deve sofrer maiores alterações com a finalidade de torná-lo melhor?

a) A redução do número de disciplinas e carga horária de aulas;

b) A redução do número de disciplinas com a ampliação da carga horária de aulas;

c) A alteração das disciplinas, priorizando conteúdos de formação específica;

d) A alteração de disciplinas, priorizando a abordagem de conteúdos de formação geral;

e) Outro

 

9- Como você avalia a atuação dos professores/tutores do seu curso, quanto ao conhecimento na área em que atuam?

a) Excelente. Apresentam domínio em todos os temas abordados;

b) Boa. Embora apresentem lacunas em alguns temas específicos;

c) Regular. Dominam parcialmente os temas abordados e necessitam atualizar-se em alguns conteúdos exigidos;

d) Ruim. Não dominam os conteúdos estabelecidos na ementa das disciplinas;

e) Outro

 

10-De um modo geral, como você avalia a atuação dos professores/tutores da Faculdade no que se refere à dinâmica das aulas ministradas?

a) Excelente. Têm uma boa didática, utilizam os recursos adequadamente e estimulam a participação e reflexão dos alunos;

b) Boa. Têm desenvoltura didática, mas estimulam pouco a participação dos alunos na sala;

c) Regular. Possuem uma didática razoável e não estimulam a participação dos alunos;

d) Ruim. Não usam os recursos disponíveis para estimular os alunos;

e) Outro

 

11- Avalie o desempenho e o interesse dos professores/tutores na orientação a estágios supervisionados e/ou monografia de conclusão de curso:

a) Estão sempre presentes e disponíveis para sanar as dúvidas;

b) Estão sempre presentes, mas o número de alunos e tempo disponível impede o atendimento adequado;

c) Estão sempre presentes, mas nem sempre disponíveis para ouvir e sanar as dúvidas dos alunos; d) Estão muito pouco presentes e são por tanto, pouco disponíveis;

 

12- Como você avalia a atuação dos funcionários da Faculdade?

a) São eficientes e cumprem adequadamente as suas funções;

b) Cumprem as funções pré-estabelecidas, mas deixam a desejar na maneira como se relacionam com o público;

c) Têm uma atuação apenas regular. Poderiam melhorar bastante;

d) Não exercem de modo adequado as funções pré-estabelecidas e prestam um serviço de qualidade ruim;

e) Outro

 

13- Os contatos mantidos até o momento com a biblioteca da Faculdade levaram você a concluir que:

a) É uma boa biblioteca e tem respondido satisfatoriamente às suas necessidades;

b) Tem um bom espaço físico e boas instalações, mas o acervo tem um número reduzido de títulos; c) É uma biblioteca razoável. Embora possua um acervo suficiente, a sua utilização é dificultada pelo horário restrito de atendimento ao público;

d) O acervo disponível é insuficiente para atender às necessidades e seu espaço físico e instalações não contemplam à demanda existente;

e) Outro

 

14- Avalie de um modo geral a estrutura dos laboratórios de ensino e de informática:

a) São bons e respondem às necessidades dos alunos

b) São poucos, entretanto, possuem equipamentos adequados;

c) Existem em um bom número, mas os equipamentos são inadequados para as necessidades do curso; d) São poucos, possuem equipamentos inadequados e em número insuficiente;

 

 

15- Avalie de um modo geral a estrutura dos laboratórios de experimentos aplicados:

a) São bons e respondem às necessidades dos alunos

b) São poucos, entretanto, possuem equipamentos adequados;

c) Existem em um bom número, mas os equipamentos são inadequados para as necessidades do curso;

d) São poucos, possuem equipamentos inadequados e em número insuficiente;

e) Outro 

 

16- Qual sua opinião sobre os recursos audiovisuais da Faculdade?

a) A Faculdade tem bons equipamentos e em número adequado às necessidades dos cursos oferecidos;

b) Os recursos existentes na Faculdade são de boa qualidade, mas nem sempre estão disponíveis porque o número é reduzido;

c) Embora existam recursos suficientes, os serviços prestados pelo setor responsável dificultam a utilização;

d) Os recursos existentes na Faculdade são precários e inadequados;

e) Outro

 

17- A Faculdade é uma instituição que tem atuado junto à comunidade através dos projetos de extensão?

a) Sim. Através de um bom número de projetos de grande importância para a comunidade da região;

b) Tem muitos projetos, mas de alcance restrito;

c) Tem poucos projetos, mas que em seu conjunto têm um impacto importante para a comunidade;

d) Tem poucos projetos que apresentam um alcance de atuação muito limitado;

e) Outro

 

18- Em relação à assistência ao estudante de baixa renda, você acha que a Faculdade:

a) Tem contemplado de maneira satisfatória às necessidades do estudante carente;

b) Atende parcialmente às necessidades e precisa aprimorar seus programas de incentivo e permanência nos cursos;

c) Tem uma atuação precária que precisa ser ampliada;

d) Não tem nenhum programa dirigido ao estudante carente;

e) Outro

 

19 - Quanto aos serviços prestados pelo setor de transporte da Faculdade, você considera que:

a) São de excelente qualidade. A frota de veículos e o atendimento do seu corpo técnico atendem plenamente as necessidades;

b) São de qualidade razoável. A frota de veículos é reduzida, mas o corpo técnico é qualificado para atender as necessidades;

c) São de qualidade razoável. A frota de veículos é suficiente, mas o corpo técnico não é qualificado para atender as necessidades;

d) São de qualidade ruim. A frota de veículos é reduzida e o corpo técnico não é qualificado para atender as necessidades;

e) Outro

 

20 - A Faculdade oferece condições adequadas de acesso às instalações do curso, para o portador de necessidades especiais?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR/TUTOR

1 - Quanto à possibilidade de progressão na carreira durante o estágio probatório você admite que:

a) é muito importante para a melhoria da qualidade da faculdade porque é um estímulo para atrair pesquisadores com titulação elevada;

b) é importante para a melhoria da qualidade da faculdade porque permite a fixação e formação de um quadro técnico especializado e produtivo, em um tempo menor;

c) é indiferente. a progressão na carreira não traz impacto substantivo para a qualidade da faculdade;

d) não é importante. a melhoria da qualidade da faculdade independe da progressão na carreira de seu corpo docente;

e) não é importante. a progressão na carreira traz apenas um impacto orçamentário e desnecessário e não condiciona à melhoria da qualidade da faculdade.

 

2 - Quanto à produção acadêmica você considera que após a sua entrada na faculdade ocorreu:

a) um aumento no número de publicações e uma maior inserção no meio acadêmico em sua área de atuação;

b) um aumento no número de publicações, mas uma redução (restrição) nos contatos mantidos com pesquisadores na área específica de sua atuação;

c) uma diminuição no número de publicações, porém uma maior inserção e integração no meio acadêmico em sua área específica de atuação;

d) uma diminuição no número de publicações, porém um maior envolvimento em atividades de ensino na sua área específica de atuação e áreas correlatas;

e) uma diminuição no número de publicações, porém um maior envolvimento em atividades administrativas.

 

3 - Com relação à dinâmica de oferecimento das disciplinas ministradas, você considera que:

a) atende plenamente aos interesses do curso para a formação adequada dos alunos;

b) atende parcialmente aos interesses do curso para a formação adequada dos alunos;

c) permite apenas uma formação razoável dos alunos;

d) é ruim e deve ser alterada; e) outro

 

4 - Quanto à proposta didática empregada na sua disciplina:

a) permite que o enfoque teórico fundamente as atualizações de conceitos na vida prática;

b) permite a articulação de conteúdos trabalhados e os de outras disciplinas profissionalizantes do currículo;

c) permite que o aluno perceba o desenvolvimento significativo em seus conhecimentos em temas específicos, mas não promove articulações;

d) permite que sejam utilizados recursos complementares como prática extra-classe e leitura de artigos recentes para aprofundamento de temas específicos de interesse do aluno;

e) não atende a nenhuma das alternativas propostas.

 

5 - Quanto ao tempo dedicado ao ensino (carga horária exercida em sala de aula), você considera que:

a) a carga horária atende às expectativas e necessidades do docente e também a um ensino de boa qualidade;

b) a carga horária apenas atende às necessidades de um ensino de qualidade razoável sem atender às expectativas de uma produção integral (pesquisa e extensão) por parte do aluno;

c) a carga horária deveria ser reduzida para fortalecer outras atividades acadêmicas e favorecer a troca de conhecimentos entre professores;

d) a carga horária deveria ser aumentada para atender plenamente às necessidades individuais dos alunos e melhorar a qualidade do ensino;

e) outro

 

6 - Quanto a sua contribuição para o crescimento da faculdade, você considera:

a) prioritária e exclusiva no ensino;

b) prioritária no ensino, mas também importante na extensão;

c) prioritária no ensino, mas também importante na pesquisa; d) distribuída de forma equitativa no ensino, pesquisa e extensão;

 

7 - Quanto ao perfil apresentado pelos alunos ao ingressarem na faculdade:

a) em sua maioria apresentam uma excelente formação secundária e possuem os pré-requisitos para atender às expectativas das disciplinas;

b) em sua maioria apresentam uma formação secundária razoável, mas a integração na academia tem permitido o bom andamento das disciplinas;

c) não apresentam em sua maioria formação secundária adequada, mas o rendimento nas disciplinas não tem sido prejudicado;

d) apresentam, em sua maioria, formação secundária inadequada e o rendimento nas disciplinas tem sido prejudicado parcialmente;

e) apresentam formação secundária deficiente e o rendimento mínimo esperado não tem sido alcançado.

 

8 Quanto aos recursos para-didáticos e áudio-visuais na faculdade, você considera que:

a) contemplam inteiramente às necessidades para um ensino adequado;

b) atendem parcialmente às necessidades porque existem em número reduzido;

c) não atendem às necessidades porque a sua disponibilidade é dificultada pelo setor competente;

d) não atendem às necessidades porque são ultrapassados e os serviços são ineficientes;

e) inexistem recursos adequados para auxiliar as atividades didáticas.

 

9 - Como você avalia os laboratórios do seu campus:

a) são excelentes e contemplam às necessidades;

b) são de boa qualidade embora faltem alguns equipamentos;

c) são razoáveis. embora apresentem condições adequadas, ainda não atendem à maioria das necessidades;

d) são ruins. em sua maioria não atendem às condições mínimas exigidas para o seu funcionamento;

e) outro

 

10 - Como você avalia a biblioteca do seu campus;

a) de excelente qualidade. apresenta condições físicas adequadas e possui um acervo que atende plenamente as atividades didáticas;

b) de boa qualidade. possui condições físicas adequadas, mas o acervo disponível não atende plenamente às necessidades do ensino;

c) de qualidade razoável. possui condições físicas adequadas, mas o acervo é insuficiente para atender a todas as necessidades do ensino de graduação e pós-graduação;

d) de qualidade ruim. embora possua condições razoáveis de infra-estrutura não dispõe de acervo mínimo exigido para um ensino de qualidade;

e) de péssima qualidade. as condições físicas são precárias, o acervo é reduzido e inadequado para dar suporte mesmo à graduação.

 

11 - na sua opinião, qual é o principal problema da faculdade?

a) a estrutura física (laboratórios, bibliotecas, salas de aula etc.);

b) a falta de verbas para o ensino, pesquisas e projetos de extensão;

c) a sua condição de faculdade multi-campi; d) a influência excessiva de ações políticas no cotidiano acadêmico da faculdade;

e) outro

 

12 - com relação aos planos de capacitação e aperfeiçoamento na faculdade:

a) a faculdade estimula e contribui de forma decisiva na capacitação de seus professores;

b) a faculdade não dispõe de programas de aperfeiçoamento interno, mas estimula o aperfeiçoamento de seus professores externamente;

c) tenho conseguido por iniciativa própria buscar capacitação profissional, pois a faculdade contribuiu pouco;

d) a faculdade em nada contribui para o aperfeiçoamento de seus servidores;

e) outro

 

13 - quanto à sua participação nos planos de gestão da faculdade:

a) você tem conhecimento e participa ativamente dos planos de gestão;

b) você tem conhecimento, mas não participa ativamente dos planos de gestão;

c) você não tem conhecimento integral dos planos de gestão, mas apresenta sugestões, no seu departamento, que contribuam para melhorar a qualidade dos serviços prestados pela faculdade;

d) você apresenta sugestões para melhorar os serviços prestados pela faculdade, mas normalmente não são considerados nos planos de gestão;

e) você não tem conhecimento da existência de planos de gestão na faculdade.

 

14 - com relação aos serviços terceirizados na faculdade, você considera que:

a) são muito importantes porque trazem para a faculdade qualidade nos serviços prestados sem custos altos com a sua manutenção;

b) são importantes porque favorecem o aperfeiçoamento do pessoal, evitando a acomodação e outras dificuldades condicionadas pela convivência;

c) a terceirização é uma prática razoável porque contribui para uma melhor prestação dos serviços especializados, no entanto, deveria ser usada apenas em alguns setores da faculdade;

d) a terceirização não deveria ser usada na faculdade porque a falta de vínculo do funcionário contratado, que atua junto a outros funcionários efetivos, cria situações de desigualdade e insatisfação;

e) a terceirização deveria ser evitada na faculdade porque esta prática enfraquece a estrutura funcional da instituição e a categoria dos servidores.

 

15 - quanto ao espaço físico da faculdade você considera que:

a) é adequado e satisfatório para o desempenho das atividades e ações propostas pela instituição; b) é satisfatório, mas inadequado porque não atende às demandas e necessidades dos portadores de deficiência;

c) atende parcialmente às necessidades, mas tem melhorado nos últimos anos;

d) não tem acompanhado as necessidades atuais para a prestação de um bom serviço e precisa melhorar urgentemente;

e) outro

 

16 - quanto a estrutura administrativa na faculdade, você considera que:

a) é muito boa e com o processo de informatização tornou-se ágil e transparente;

b) é boa, mas a centralização dos setores decisórios em um único campus dificulta e reduz a qualidade dos serviços internos (burocracia acentuada);

c) é razoável . a estrutura e a centralização dos executivos em um campus, retarda ações previstas e diminui a produtividade para os setores administrativos e acadêmicos da instituição;

d) a estrutura administrativa é ruim e mal aproveitada, além de extremamente burocrática, dificultando a qualidade dos serviços na faculdade;

e) outro

 

17 - na sua opinião qual a importância da faculdade para a região sudoeste?

a) fundamental, pois tem um grande impacto social, econômico e tecnológico;

b) é importante, mas ainda pode melhorar muito ao transpor de maneira mais incisiva o distanciamento que ainda mantém em relação à comunidade regional;

c) tem importância razoável, pois atinge um numero pequeno de alunos em relação ao universo regional;

d) tem importância razoável, pois ainda não tem uma produtividade científica de excelência, o que a impede de atuar de maneira mais estratégica no contexto da economia da região;

e) a faculdade tem pouca importância. é uma faculdade jovem e ainda não apresenta resultados que demonstrem que ela é imprescindível;

f) outro

18 - você considera a faculdade:

a) uma faculdade que atende plenamente às necessidades regionais;

b) uma faculdade que atende parcialmente às necessidades regionais;

c) uma faculdade que atende apenas às necessidades das cidades onde estão localizados os campi;

d) uma faculdade ainda em fase de construção, que tem sua atuação restrita a segmentos específicos da sociedade;

e) uma faculdade que tem adotado políticas de expansão não atreladas às necessidades da região.

 

 

 

 

19 - Como você definiria a faculdade?

a) uma faculdade preocupada em interagir com a comunidade externa através de suas ações e atividades de extensão visando oferecer serviços à comunidade urbana e rural;

b) uma faculdade comprometida em formar profissionais para atender às necessidades da comunidade regional;

c) uma faculdade comprometida em atender às necessidades de diferentes segmentos da sociedade nas cidades onde os campi estão localizados;

d) uma faculdade comprometida com o ensino público e de qualidade, mas sem preocupar-se em atender as necessidades locais e/ou regionais;

e) uma faculdade preocupada em interagir com a comunidade externa através da publicidade e apoio a eventos;

f) outro

 

20 - Quanto aos serviços prestados pelo setor de transporte da faculdade, você considera que:

a) são de excelente qualidade. a frota de veículos e o atendimento do seu corpo técnico atendem plenamente as necessidades;

b) são de qualidade razoável. a frota de veículos é reduzida, mas o corpo técnico é qualificado para atender as necessidades;

c) são de qualidade razoável. a frota de veículos é suficiente, mas o corpo técnico não é qualificado para atender as necessidades;

d) são de qualidade ruim. a frota de veículos é reduzida e o corpo técnico não é qualificado para atender as necessidades;

e) outro

 

 

QUESTIONÁRIO PARA FUNCIONÁRIO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

1 - Ao ingressar na faculdade seu nível de escolaridade era:

a) primeiro grau completo

b) segundo grau incompleto

c) segundo grau completo

d) terceiro grau incompleto

e) terceiro grau completo

 

2 - O seu nível mudou após ingressar na faculdade?

a) sim, já conclui os estudos.

b) sim, mas permaneço estudando;

c) não interrompi os estudos por incompatibilidade do horário;

d) não, permaneço no mesmo nível de escolaridade por opção;

e) outro

 

3 - Você ascendeu no plano funcional na faculdade?

a) sim, a minha ascensão foi condicionada a experiência adquirida;

b) sim, a minha ascensão foi condicionada a mudança no nível de escolaridade;

c) sim, a minha ascensão foi condicionada a vinculações políticas internas;

d) não, possuo pouco tempo de atuação na faculdade;

e) não, faculdade não dispõe de plano funcional para seu corpo técnico-administrativo.

 

4 - O emprego na faculdade lhe proporciona:

a) satisfação pessoal;

b) aumento de poder aquisitivo;

c) credibilidade no comércio;

d) facilidade de acesso e aceitação em diferentes setores da sociedade;

e) admiração de vizinhos e amigos;

f) outro

 

 

 

5 - Você permanece na faculdade porque: 

a) a faculdade oferece salários compatíveis com a função exercida;

b) a faculdade oferece boas condições de trabalho;

c) a faculdade oferece possibilidades de ascensão funcional;

d) a faculdade oferece estabilidade no emprego;

e) a faculdade é a única instituição na região que oferece possibilidades de realização profissional.

 

6 - A maior dificuldade para o seu desempenho funcional na faculdade está relacionada à:

a) falta de comunicação e articulação entre os distintos setores administrativos;

b) falta de comunicação e articulação entre os setores administrativos e acadêmicos;

c) a ausência de planejamento das metas e ações a serem cumpridas por parte das coordenações ;

d) ausência de condições adequadas de trabalho (materiais e recursos humanos);

e) outro

 

7 - Você considera que seu papel na faculdade corresponde:

a) ao de apenas executar as atividades já estabelecidas pelo cargo que ocupa;

b) ao de contribuir para a execução de ações planejadas pelo setor;

c) ao de cumprir o papel de servidor público;

d) ao de contribuir para a melhoria dos serviços prestados pela instituição;

e) outro

 

8 - Quanto ao seu desempenho e produtividade:

a) você considera que é muito produtivo porque a faculdade aproveita as habilidades individuais do servidor;

b) você considera que é produtivo, mas poderia ser mais bem aproveitado se suas habilidades individuais fossem observadas;

c) você considera que é razoavelmente produtivo porque seus conhecimentos não são totalmente aproveitados no setor que atua;

d) você considera que é razoavelmente produtivo porque no seu setor de trabalho existem poucos funcionários;

e) você considera que sua produtividade é baixa porque você atua em um setor inadequado para exercer seu potencial e os conhecimentos que possui;

f) outro

 

9 - Quanto ao desempenho e produtividade de seus colegas:

a) a maioria dos seus colegas tem um bom desempenho e prestam um bom serviço a faculdade;

b) apenas uma minoria dos colegas tem um bom desempenho porque a faculdade não oferece condições adequadas para o desempenho das funções exercidas;

c) apenas uma minoria dos colegas tem um bom desempenho porque a faculdade não oferece condições adequadas para o desempenho das funções exercidas;

d) os serviços prestados pelos colegas são difíceis de avaliar porque existe uma grande instabilidade no quadro pessoal da faculdade;

e) o desempenho e a produtividade dos servidores são prejudicados e de produtividade razoável porque existe um excesso de tarefas a realizar em diferentes setores de faculdade;

f) outro

 

10 - Quanto à sua participação nos planos de gestão da faculdade:

a) você tem conhecimento e participa ativamente dos planos de gestão;

b) você tem conhecimento, mas não participa ativamente dos planos de gestão;

c) você não tem conhecimento integral dos planos de gestão, mas apresenta sugestões que contribuem para melhorar a qualidade dos serviços prestados no seu setor;

d) você apresenta sugestões para melhorar os serviços prestados pelo setor, mas normalmente não são considerados nos planos de gestão;

e) você não tem conhecimento de existência de planos de gestão na faculdade

f) outro

 

 

11 - Quanto às relações inter-pessoais no setor que você trabalha:

a) são muito boas e inexistem conflitos na equipe de trabalho;

b) são razoáveis porque na equipe de trabalho existem colegas difíceis de lidar;

c) são razoáveis porque o coordenador do setor não acompanha diariamente os trabalhos e não convive diretamente com a equipe;

d) são ruins. existem conflitos permanentes entre os membros da equipe e o coordenador é muito ausente;

e) outro

 

12 - Com relação aos planos de capacitação e aperfeiçoamento na faculdade:

a) a faculdade estimula e contribui de forma decisiva na capacitação de seus funcionários;

b) a faculdade não dispõe de programas de aperfeiçoamento interno, mas estimula o aperfeiçoamento de seus funcionários externamente;

c) tenho conseguido por iniciativa própria buscar capacitação profissional, pois a faculdade contribuiu pouco;

d) tenho procurado me capacitar profissionalmente, mas até o momento a faculdade em nada contribuiu para meu aperfeiçoamento profissional;

e) outro

 

13 - Quanto ao nível de motivação dos funcionários da faculdade: a) a grande maioria dos funcionários mostra-se muito motivada nas funções;

b) somente aqueles que ocupam cargos de chefia são motivados no trabalho;

c) embora satisfeitos com o trabalho não existe grande motivação entre os funcionários da faculdade;

d) a grande maioria dos funcionarias está desmotivada porque não existe um programa de valorização dos funcionários na faculdade;

e) outro

 

14 - Com relação aos serviços terceirizados na faculdade, você considera que:

a) são muito importantes porque trazem para a faculdade qualidade nos serviços prestados sem custos altos com a sua manutenção;

b) são importantes porque facilitam o aperfeiçoamento do pessoal e evitando vícios e outras dificuldades condicionadas pela convivência;

c) a terceirização é uma prática razoável porque contribui para uma melhor prestação dos serviços especializados, no entanto, deveria ser usada apenas por alguns setores da faculdade;

d) a terceirização não deveria ser usada na faculdade porque a falta de vinculo entre os trabalhadores que atuam conjuntamente cria situações de desigualdade e insatisfação;

e) a terceirização deveria ser evitada na faculdade porque esta pratica enfraquece a estrutura funcional da instituição e a categoria dos servidores.

f) outro

 

15 - Quanto ao espaço físico da faculdade você considera que:

a) é adequado e satisfatório para o desempenho das atividades e ações propostas pela instituição;

b) atende parcialmente às necessidades, mas tem melhorado nos últimos anos;

c) não tem acompanhado às necessidades atuais para a prestação de um bom serviço e precisa melhorar urgentemente;

d) outro

 

16 - Quanto à estrutura administrativa na faculdade, você considera que:

a) é muito boa e com o processo de informatização tornou-se ágil e transparente;

b) é boa, mas a centralização dos setores decisórios em um único campus dificulta e reduz a qualidade dos serviços internos (burocracia acentuada);

c) é razoável. a estrutura e a centralização dos executivos em um campus, retardam ações previstas e diminui a produtividade para os setores administrativos e acadêmicos da instituição;

d) a estrutura administrativa é ruim e mal aproveitada, além de extremamente burocrática dificultando a qualidade dos serviços na faculdade;

e) outro.

 

 

17 - Como você definiria a faculdade?

a) uma faculdade preocupada em interagir com a comunidade externa através de suas ações e atividades de extensão visando oferecer serviços à comunidade urbana e rural;

b) uma faculdade comprometida em formar profissionais para atender as necessidades da comunidade regional;

c) uma faculdade comprometida em atender as necessidades de diferentes segmentos da sociedade onde os campi estão localizados;

d) uma faculdade comprometida com ensino público e de qualidade, mas sem preocupar-se em atender as necessidades locais e/ou regionais;

e) uma faculdade preocupada em interagir com a comunidade externa através da publicidade e apoio a eventos;

f) outro

 

18 - Quanto aos equipamentos e outros materiais:

a) são de boa qualidade e existem em número suficiente para atender as necessidades;

b) são de boa qualidade, mas existem em número insuficiente para atender as necessidades;

c) embora existam em grande número são de péssima qualidade e dificultam o bom andamento das atividades;

d) são de qualidade ruim e existem em número reduzido, dificultando o trabalho diário;

e) outro

 

 

QUESTIONÁRIO DE PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE OS ALUNOS

1 - A turma é interessada pelo assunto da sua disciplina?

a) sim, sempre

b) na maioria das vezes

c) poucas vezes

d) nunca

e) não sei opinar

 

2 - A turma é pontual em relação ao início e fim das aulas?

a) sim, sempre

b) na maioria das vezes

c) poucas vezes

d) nunca

e) não sei opinar

 

3 - A turma respeita a posição e a pessoa do professor?

a) sim, sempre

b) na maioria das vezes

c) poucas vezes

d) nunca

e) não sei opinar

 

4 - Quando surge algum conflito na relação professor-aluno, a turma tenta uma conversa com o professor?

a) sim, sempre

b) na maioria das vezes

c) poucas vezes

d) nunca

e) não sei opinar

 

5 - A turma se esforça para entender o conteúdo abordado durante as aulas?

a) sim, sempre

b) na maioria das vezes

c) poucas vezes

d) nunca e) não sei opinar

 

6 - De uma maneira geral, como você avalia o relacionamento da classe com o professor?

a) excelente

b) bom

c) regular

d) ruim

e) não sei opinar