Publicado em: qua, 28/10/2020 - 07:29
Neste checklist, você encontra uma sequência simples de ações para analisar o seu artigo científico recém elaborado, para em seguida encaminhar à revisão e consequente publicação em uma revista científica ou apresentação a uma banca acadêmica ou em concurso.
Supondo que você já seguiu à risca as recomendações contidas no curso Elaboração de TCC, artigo científico e monografia – técnicas e normas ABNT, essa última verificação será algo fácil de fazer, mas indispensável para evitar atrasos e transtornos na publicação de sua produção acadêmica.
Os pontos de checagem são simples, mas importantes. Vamos descrever um a um, de maneira bastante didática, para que você adote as providências que indicamos a seguir. São esses os catorze itens de análise recomendados:
01.: Verificação de ocorrência de plágio
O plágio não é algo essencialmente proposital. Muitas dessas ocorrências são resultado de algum tipo de descuido quando da redação do trabalho, quando o autor ou autores eventualmente esquecem de fazer as citações e referências de trechos de outras obras pesquisadas para o desenvolvimento dos tópicos do trabalho.
Os periódicos e até mesmo a maioria das instituições de ensino superior possuem sistemas automatizados antiplágio, que apontam trechos com necessidade de referenciamento bibliográfico. Ocorre que a identificação de ocorrências desse tipo - na fase de revisão - pode acarretar a desaprovação do trabalho (no caso de periódicos) ou a reprovação do aluno/candidato (no caso de bancas de instituições de ensino superior ou em certames como concursos públicos, por exemplo).
Ação necessária: Caso não possua um software especializado na busca por trechos que demandam ajustes, a solução será um trabalho mais atento. Em primeiro lugar, revise cuidadosamente toda a redação. Caso ache interessante, copie parágrafos de sua produção e cole-as no navegador de um buscador, como o Google, por exemplo. Se o resultado apontar para algum trabalho já publicado eletronicamente, verifique a necessidade de realizar os ajustes necessários, como a citação direta ou indireta, fazendo as referências de autoria adequadas.
02.: Citação no texto não referenciada
Esse tipo de esquecimento é bastante comum. Por vezes o autor, no processo de pesquisa de fontes para a elaboração do capítulo que remete ao referencial teórico, por exemplo, acaba fazendo citações de autores no texto e esquece de apresentar as respectivas fontes nas referências bibliográficas.
Ação necessária: Releia atentamente o seu trabalho para certificar-se que todas as citações indicadas ao longo do texto correspondem a uma indicação de referência bibliográfica. Faça os ajustes de modo a incluir as referências de cada citação apresentada ao longo do texto.
03.: Referência bibliográfica indicada sem corresponder a uma citação no texto
Esse item é exatamente o oposto do anterior, mas também é comum sua ocorrência. Sua revisão preliminar poderá detectar referências bibliográficas ao final do artigo sem que correspondam a citações de autores no texto.
Ação necessária: Sua revisão criteriosa deverá certificar-se de que todas as referências bibliográficas, além de necessárias, correspondam efetivamente a um ou mais trechos citados no corpo do artigo. Essa situação requer cuidado para que nenhum trecho conste sem a vinculação com a correspondente referência, a fim de evitar a denotação de plágio. Caso encontre esse tipo de situação, inclua as respectivas citações ao longo do texto, visando deixar compatíveis com o que foi referenciado bibliograficamente.
04.: Referências fora da ordem alfabética
Esse é um ponto simples e bastante rápido de resolver e corrigir. Sua revisão poderá encontrar referências bibliográficas fora da ordem alfabética. Mesmo que estejam rigorosamente no padrão exigido pela ABNT, do ponto de vista da redação, é necessário que estejam organizadas em ordem alfabética. Observe, no exemplo abaixo, como as fontes de pesquisa bibliográfica estão organizadas em ordem alfabética:
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 3.697, de 21 de dezembro de 2000. Regulamenta o parágrafo único do art. 2º da Medida Provisória nº 2.026-7, de 23 de novembro de 2000, que trata do pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação.
FARIA, Evandro Rodrigues de, et al.. Fatores determinantes na variação dos preços dos produtos contratados por pregão eletrônico. RAP — Rio de Janeiro 44(6):1405- 28, Nov./Dez. 2010.
MAZZA, Alexandre, ANDRADE, Flávia Cristina Moura de. Prática de Direito Administrativo. 2ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, v. 2, 2011.
Ação necessária: Revise todas as referências bibliográficas ajuste a lista em ordem alfabética, conforme prevê a norma.
05.: Citações diretas fora do padrão da norma
A revisão poderá identificar citações diretas fora do exigido na norma. Pelo normativo da ABNT, as citações diretas maiores do que três linhas, devem ser recuadas à esquerda em 4cm, com espaçamento simples e fonte tamanho 10. Entre o texto e a citação, deverá ser utilizado um espaço de 1,5cm. No caso de citações diretas com até 3 linhas, coloque-as preferencialmente entre aspas. A citação direta deve conter o autor, ano e a página.
Ação necessária: Revise todo o texto e corrija as citações, conforme prevê a norma.
06.: Citações indiretas fora do padrão da norma
Semelhante ao indicado acima, sua revisão poderá se deparar com citações indiretas em desconformidade. Pelo normativo da ABNT, nas citações - na forma indireta - em que o autor expressa, com suas palavras, os pensamentos de outros, o trecho deve ser especificado com o nome do autor ao lado do ano em que foi publicado o trabalho. Dessa forma: Autor (2001) ou (AUTOR, 2001). Veja que, ao contrário da citação direta, não é necessário colocar a página. Também não se deve colocar aspas, pois conforme dito anteriormente, nesse tipo de citação o autor do trabalho vai explicar com suas palavras a ideia de outro pesquisador.
Ação necessária: Revise todo o texto e corrija as citações, conforme prevê a norma.
07.: Ausência de resumo em Português e língua estrangeira
Uma vez que a sua análise não encontrou o resumo em língua portuguesa, essa situação deve ser corrigida. Pelo normatizado, o resumo contempla – em um único parágrafo – informações acerca do trabalho que indiquem os objetivos, a metodologia utilizada, a indicação dos resultados atingidos e a informação sobre a conclusão. Escrito em fonte tamanho 10, tipo Times New Roman, o resumo deve ter entre 150 a 500 palavras.
Ausência de resumo em Inglês (Abstract ou Summary) ou em Espanhol (Resumen)
A ocorrência é similar à descrita acima. O autor pode escolher em qual idioma estrangeiro deseja elaborar a versão do resumo. Eventualmente o destinatário do trabalho (banca ou IES) exige uma língua estrangeira específica.
Ação necessária: Redija o resumo na língua portuguesa em atendimento à norma aplicável. Traduza o resumo para o Inglês (Abstract ou Summary) ou para o Espanhol (Resumen), conforme exigido pelo destinatário ou sua preferência.
08.: Ausência de palavras-chave em Português, Keywords em Inglês ou Palabras Clave em Espanhol
A revisão cuidadosa deverá certificar-se de que após o resumo em Português foram indicadas as palavras-chave logo abaixo do resumo em língua portuguesa e em Inglês ou Espanhol, separadas por ponto-vírgula.
Ação necessária: Inclua as palavras-chave, entre três a seis, conforme prevê a norma. A recomendação também é válida para o idioma estrangeiro selecionado.
09.: Afirmações baseadas em juízo de valor e/ou senso comum
A revisão poderá se deparar com expressões que denotam afirmações baseadas em juízo de valor, o que compromete a qualidade do trabalho. Exemplificando uma afirmação do tipo, seriam frases com expressões como:
“O Brasil não é um país racista”; “A maioria da população do Brasil é católica”; ou ainda, “O Brasil é um país que aceita a diversidade sexual”; ou “a maioria dos profissionais prefere trabalhar em home-office”.
A não ser que você tenha realizado uma pesquisa com bases metodológicas científicas ou esteja se apoiando em uma outra pesquisa científica, afirmações que refletem sua opinião, juízo de valor ou senso comum são desaconselhadas em um trabalho acadêmico.
Ação necessária: Fundamente suas afirmações indicando a referência bibliográfica ou exclua-as do texto.
10.: Inadequação na indicação de imagens, tabelas, gráficos ou ilustrações
Sua revisão poderá encontrar indicações de imagens ou ilustrações fora do padrão da ABNT. De acordo com a ABNT as imagens/ilustrações (figuras, quadros, gráficos, fluxograma, desenho, planta) devem ter sua identificação (legenda) na parte superior, precedida pela palavra designada (por exemplo: desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida pelo número que representa a ordem em que ela aparece no texto, em números arábicos, travessão e um título.
Indique a fonte de onde pesquisou a figura na parte inferior da mesma e faça o referenciamento (citando a figura) no texto o mais próximo possível de onde ela foi apresentada.
Tabelas são ilustrações com dados estatísticos numéricos. A moldura de uma tabela não deve ter traços verticais que a delimitem à esquerda e à direita. Quando houver necessidade de se destacar parte do cabeçalho ou parte dos dados numéricos estes devem ser estruturados com um ou mais traços verticais paralelos adicionais.
Ação necessária: Ajustar conforme as orientações acima, visando atender norma da ABNT.
11.: Trabalho fora do layout da revista
Se você pretende encaminhar seu trabalho para revisão e posterior publicação em um determinado periódico, é necessário verificar se o trabalho está no layout padrão disponibilizado pela Revista para publicação (caso o periódico assim exija). A recomendação vale também para bancas que têm esse tipo de exigência de padrão como norma mandatória.
Ação necessária: Desde que o destinatário exija que o trabalho seja entregue conforme template/modelo indicado, faça os ajustes conforme exigido.
12.: Currículo(s) LATTES/CNPq do(s) autor(es)
Atente para o fato de que é sempre recomendado informar o(s) links para o(s) currículo(s) Lattes do(s) autor(es) / orientador(es). Caso o(s) autor(es) sejam estrangeiros, é aconselhável a indicação de link para um repositório de currículos equivalente ao brasileiro, como o ORCID (https://orcid.org/) (que é internacional) ou outro equivalente como o Ciência Vitae (https://www.cienciavitae.pt/) que é usado pelos residentes em Portugal, por exemplo.
Ação necessária: Se o trabalho foi redigido sem a informação dos referidos links, a sugestão é que os informe, conforme exigido.
13.: Numeração de páginas
Importante avaliar se essa é uma exigência do destinatário do trabalho acadêmico. Atualmente algumas revistas eletrônicas dispensaram a paginação em função da formatação online, que pode prever uma paginação contínua. A ABNT normatizou a indicação de contagem de páginas iniciando a partir da folha de rosto, sendo que a exibição dos números de cada página só ocorre após a introdução. A numeração é indicada no canto inferior direito de cada folha, usando fonte tamanho 10.
Ação necessária: Se é uma exigência do destinatário (revista ou banca), informe a numeração das páginas conforme demandado.
14.: Tempo verbal
Releia cuidadosamente o trabalho para certificar-se de que as orações não fazem uso da primeira ou terceira pessoa, do singular ou plural.
Em vez de: "conforme constatamos na pesquisa". Utilize: " conforme constatado na pesquisa "
Em vez de: "avaliamos que". Utilize: "foi avaliado que"
Em vez de: “concluímos que”. Utilize: "conclui-se que"
É importante zelar para que o trabalho adote um posicionamento o impessoal. A impessoalidade dá um tom formal ao texto, que valoriza o resultado como fruto de uma pesquisa que fez uso de metodologia científica. Afinal de contas, como dito acima, um trabalho científico não é nem pode expressar uma opinião pessoal, juízo de valor ou senso comum. As conclusões a que chega um trabalho científico são edificadas sobre o alicerce da pesquisa científica, com metodologia expressamente detalhada.
Ação necessária: Revise cuidadosamente a redação de seu texto para ajustar eventuais frases que fazem uso desse tempo verbal a ser evitado.
Se você tem interesse em conhecer mais sobre os cuidados e técnicas necessárias para a produção de seus trabalhos acadêmicos e científicos, recomendamos firmemente o curso Desvendando a Escrita Científica, da Profa. Márcia Catunda. Nesse curso integral você receberá aulas e, além de todo o conteúdo, com exemplos e dicas, contará com o suporte da professora que vai lhe acompanhar e tirar suas dúvidas sobre os temas indicados no conteúdo programático.
Gostou desse artigo? Tem mais alguma dúvida sobre esses temas? Quer sugerir novos cursos, seminários, palestras ou artigos? Entre em contato conosco e envie sua colaboração. Teremos prazer em ouvir e atender.
Prof. Dr. Juracy Soares
Doutor em Direito (UMSA); Mestre em Controladoria (UFC); Especialista em Auditoria (Unifor); Graduado em Direito (UFC) e Contábeis (UFC); Certificado em Docência do Ensino Superior (UFC).
É professor fundador da Unieducar. Fundador e Editor Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica www.semanacademica.org.br.
Pesquisador em EaD/E-Learning.