A Pandemia e os Efeitos de Transtornos de Humor

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: qua, 12/08/2020 - 17:09

Nenhuma pessoa viva jamais chegou a cogitar conviver com uma pandemia. Na verdade, a última que ocorreu, ainda no início do século XX, em 1918, conhecida como gripe espanhola, já havia se perdido nos registros da história.

Ocorre que agora, todos os cuidados relacionados à prevenção e controle de infecções na área da saúde passaram a ganhar muito mais atenção. Na verdade, foram alçados ao patamar de obrigatórios.

Milhões de pessoas foram forçadas a mudar seus hábitos. Desde a limpeza de mãos e até embalagens de alimentos e objetos recebidos como encomenda até mesmo à mudança de deixar os calçados do lado de fora da residência.

Contudo, outras mudanças relacionadas à obrigação de permanecerem enclausurados trouxe muitas outras consequências mais sérias. A imposição do teletrabalho, aulas presenciais e a necessidade de convivência diária, por todo o período do dia e da noite, pegou muitos de surpresa.

A Psicopatologia passou a ser mais demandada, tendo em vista que os casos reportados de transtornos de humor episódios depressivos esquizofrenia e neuroses tiveram um crescimento exponencial.

O certo é que ficamos todos mais expostos e mesmo as empresas tiveram que aprender a lidar com situações que exigiram uma postura de irem administrando relacionamentos desenvolvendo a Liderança e trabalhando a motivação.

Por outro lado, tivemos (e temos) muitos motivos para comemorar. Na realidade, a humanidade não havia experimentado um movimento tão forte de solidariedade. Isso ficou claro nessa pandemia. Há sim, motivos para nos orgulharmos.

Quero saber se você ainda tem dúvidas. Basta enviar seus questionamentos para o meu e-mail: juracy.soares@unieducar.org.br .

Prof. Dr. Juracy Soares
É professor fundador da Unieducar. É fundador e Editor Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica.
Graduado em Direito e Contábeis; Especialista em Auditoria, Mestre em Controladoria e Doutor em Direito; Possui Certificação em Docência do Ensino Superior; É pesquisador em EaD/E-Learning; Autor do livro Enrqueça Dormindo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.