Arquivologia é uma profissão em alta na Tecnologia da Informação

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: seg, 09/11/2020 - 20:13

Se a origem da Arquivologia ou da Arquivística, como também é conhecida remonta ao século XVI, o futuro da profissão parece apontar para uma atualização completa da atividade. A história remonta ao ano de 1571, quando o escritor alemão Jacob von Ramingen escreveu o ensaio "Von Registratur" (ou, “Registrador”, em português). Contudo, somente em 2010 a obra de Ramingen ganha impulso com a tradução para a língua inglesa.

A atividade tem como base e objetivo o estudo e desenvolvimento de normas relativas ao arquivo, bem como a atuação do profissional que desenvolve suas funções como profissional arquivista. Se você tem interesse em se qualificar nessa atividade ou profissão, matricule-se no curso online de Arquivologia.

O programa de capacitação profissional tem como base de seu conteúdo programático os seguintes temas:

  • Conceitos e Princípios de Arquivamento
  • Documentação Técnica e Material Arquivístico
  • Idade dos Documentos
  • Legislação Arquivística
  • Métodos de Arquivamento e Guarda de Documentos
  • Setor Protocolo, Termos Específicos e Arquivos Especiais

Mesmo que a origem da Arquivologia não seja de pleno conhecimento, é certo que a atividade segue se reinventando a partir do momento em que novas ferramentas, conceitos e ferramentas são agregados. Novos ambientes de aplicação de técnicas, como o de gestão de arquivos eletrônicos, certamente serão a nova fronteira a ser descortinada nessa atividade.

Quer saber mais sobre nossos cursos, palestras e seminários online? Quer sugerir temas para nossos programas de capacitação profissional? Entre em contato conosco!

Time de Gestão de Conteúdo e Tutoria Unieducar

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.