As 10 áreas profissionais mais bem pagas no Brasil em 2022

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: dom, 02/01/2022 - 11:44

Com o avanço da Tecnologia da Informação e a disseminação do 5G, cada vez mais algumas profissões serão ainda mais valorizadas. Além disso, toda a pressão por práticas ESG e a necessidade de cuidados a pessoas, devem valorizar especialmente algumas profissões. Aqui vão, portanto, algumas dicas sobre os caminhos a serem trilhados pelos profissionais que desejam atuar nos mercados mais bem pagos em 2022. Vamos orientar esse texto a partir de insights de expoentes da Economia Global.

Cuidado e Atenção a pessoas
Sempre que tentamos orientar nossas ações, é prudente ouvirmos a opinião de pessoas que estão moldando o futuro do planeta. Para Elon Musk, o futuro reserva posições favorecidas para profissionais que cuidam de pessoas. A crescente demanda por profissionais que atuam no cuidado a pessoas deverá valorizar ainda mais as profissões, por exemplo, ligadas à Saúde, com especial destaque para a Psicologia. No ambiente empresarial, os profissionais que atuam na área de Gestão de Recursos Humanos serão cada vez mais valorizados. 
 

Tecnologia da Informação
Até mesmo seguindo uma orientação do bilionário Elon Musk, é evidente que dentre as profissões mais valorizadas a partir de agora, está a habilidade de programação. Essa profissão é e será uma expertise profissional bastante demandada.
 

Engenharia, Arquitetura e Urbanismo
Por isso mesmo, Musk recomenda fortemente os cursos de Engenharia. Desde as carreiras de Engenharia Civil, passando pelas ligadas às especializações como a de Saneamento e Sustentabilidade, é evidente que a demanda por novas obras permanecerá em alta pelos próximos 50 anos. Na esteira dessa indústria, projetos de Arquitetura e Urbanismo seguirão em alta, necessários para o redesenho de áreas rurais e urbanas.
 

Agronegócio
O Brasil está entre os 5 maiores produtores de alimentos do mundo. Além disso, as projeções estão a nosso favor, já que somos o país com a maior área para expansão agrícola no planeta. Os demais campeões da produção no Agronegócio já não têm muitas áreas agriculturáveis férteis. Seguindo essa trajetória, o país deverá se consolidar – até 2025 – como o maior produtor de alimentos do mundo. A EMBRAPA teve, tem e terá papel fundamental, ao desenvolver novas tecnologias de manejo agropecuário que permitirão saltos de produção e produtividade, alinhados com as mais modernas exigências ESG, principalmente nos quesitos Meio Ambiente e Sustentabilidade. 
 

Síndico Profissional - Especialista em Gestão de Condomínios
Essa é uma profissão bastante acessível. Você pode migrar rapidamente e começar a ganhar muito dinheiro atuando como Síndico Profissional. A dica, contudo, é você investir em um Técnico em Administração com Especialização em Gestão de Condomínios, que tem como diferencial, a Habilitação Profissional junto ao Conselho Regional de Administração. A legislação está prestes a mudar, e a exigência de registro profissional será condição para atuar nesse mercado promissor.
 

Direito
Atente para o fato de que o Direito abrange todos os ramos das mais variadas atividades econômicas. Se o Agronegócio cresce, as demandas jurídicas nessa indústria, crescem também. E é assim com todas as outras áreas. Então, se há uma área de atuação que não sofre com eventuais sazonalidades, essa área é a de atuação jurídica. O Advogado, por sua vez, pode atuar como consultor, parecerista, perito etc. Por exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD fez crescer muito a procura por consultoria jurídica especializada na área do Direito Eletrônico.
 

Contabilidade e Controladoria
Da mesma forma que o Direito, os profissionais da Contabilidade sempre detêm forte atuação, atravessando todas as crises praticamente ilesos. Isso porque toda empresa necessita de um Contador. E, dentre as atividades mais bem remuneradas na profissão contábil, estão as relacionadas a: Auditoria, Controladoria, Compliance e Perícia.

Meio Ambiente e Sustentabilidade
As pressões por práticas ambientalmente sustentáveis vêm de todos os lados. As recentes catástrofes ambientais se revelaram ainda mais severas. Isso acaba desencadeando uma série de gatilhos para que as corporações e até mesmo os órgãos públicos atuem na direção de práticas que preservem os recursos naturais do planeta. As empresas percebem que – para além das exigências de seus clientes – está em jogo a própria continuidade de seus negócios. Assim, os profissionais que decidirem atuar na indústria, serão mais valorizados em função de sua atitude de qualificação profissional, demonstrada por meio dos programas de capacitação desenvolvidos mais recentemente.

Segurança
Infelizmente a realidade se impõe. As questões ligadas à Segurança passam a demandar novos profissionais com um perfil cada vez mais qualificado. Capacitar-se por meio de Cursos, Seminários, Palestras e Workshops na área é condição para se apresentar ao mercado de trabalho em condição de disputar as melhores posições. E isso significa, é claro, ser mais bem remunerado. 
 

Educação
De todas as áreas profissionais, uma se destaca, sempre. A Educação é a mãe de todas as profissões. Isso porque não é possível formar novos profissionais sem que existam bons professores e professoras, além de boas instituições de ensino. Após a pandemia, a EaD e E-Learning ganharam forte impulso, uma vez que toda a evolução que estava programada para ocorrer em até dez anos, foi comprimida nesse período pandêmico. Isso não significa que a Educação a Distância experimentou um avanço significativo. Ocorreu simplesmente uma digitalização do que já era praticado presencialmente. Contudo, a mudança real está para acontecer. A partir da entrada em operação do Metaverso, experimentaremos a real transformação do ambiente de Educação digital. Aproveite para fazer uma imersão e capacitar-se para atuar nessa área.

Para finalizar, vai uma dica extra que o Elon Musk deixou em uma de suas recentes falas sobre o futuro do trabalho. Para ele, o que mais se deve valorizar em um profissional, na hora do recrutamento e seleção é:

Uma ética de trabalho super hardcore, talento para construir coisas, bom senso e confiabilidade. O resto pode ser treinar.

Gostou das dicas? Tem interesse em fazer novos cursos e ingressar em alguma dessas carreiras? Venha participar de nossos cursos, palestras, seminários e workshops para ser mais bem remunerado e valorizado como profissional.

Time de Gestão de Conteúdo Unieducar

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.