Cabo de Fibra Ótica liga Fortaleza, no Brasil a Sines, em Portugal

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: seg, 14/12/2020 - 09:53

Zarpa hoje (2ª feira – 14 de dezembro de 2020) de Fortaleza um navio lançando um cabo de fibra ótica que conectará o Brasil a Portugal, a partir da cidade de Sines. Serão lançados no leito do oceano cerca de 6.000Km de cabo que conectará os dois continentes.

A iniciativa foi reportada pela Agência EBC, divulgando uma fala do Ministro das Comunicações, Fábio Faria, quando no último dia 10, anunciou oficialmente a empreitada. A nova conexão de alta velocidade permitirá os usuários experimentarem redução da latência e significativo aumento da velocidade de conexão.

A cidade de Fortaleza se consolida como o segundo maior HUB de conexões de Internet de banda larga do mundo, sendo o maior das Américas. O HUB brasileiro instalado no Ceará só fica atrás do HUB de Fujeira, localizado nos Emirados Árabes Unidos.

Os cabos já instalados em Fortaleza conectam o Brasil a Boca Ratón (Flórida – EUA), por meio dos cabos Monet, uma iniciativa do Google com mais de 10.500Km de extensão. E ligam também o Brasil à África, por meio do South Atlantic Cable System (SACS), de iniciativa da Angola Cables. 

A melhor notícia dentre essas é o fato de que a capital cearense aproveita de forma ativa a sua posição geográfica privilegiada, deixando de ser um mero entreposto de conexão e interconexão de cabos de alta velocidade para o restante do país. É que o governo do estado, em parceria com a AWS – Amazon Web Services, firmou em novembro de 2020, acordo para a criação de um moderno centro de competências para a Transformação Digital.

O centro de qualificação abre – portanto – espaço e infraestrutura para a instalação de mais empresas de infraestrutura para internet e redes sociais, como a própria Amazon, o Google e outros gigantes do setor. A formação de jovens talentos em programas de informática aplicada à gestão, certificação digital e segurança da informação se materializará como um salto de qualidade na capacitação num conjunto de expertises profissionais requisitados em todo o mundo.

O Ceará consolida então seu terceiro HUB, a partir da ampliação de seu HUB Tecnológico, ao lado dos HUBs de aviação (Gol/KLM/Air France) e HUB portuário, iniciativa que conta com a parceria do Porto de Roterdã, da Holanda.

Prof. Juracy Soares
 

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.