Desastres Ambientais, Crimes contra o Meio Ambiente e Direito Minerário

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: sex, 09/10/2020 - 10:57

Você lembra quais foram os maiores desastres ambientais que já ocorreram no Brasil? Certamente está lembrando agora dos desastres de Brumadinho e Mariana. Mas o brasil já foi palco de diversos outros desastres ambientais. E os mais significativos têm em comum exatamente a questão minerária.

Se fizermos uma lista do ano 2000 até o início de 2020, teremos:
Ano 2000, 18 de janeiro – vazamento de óleo na baía de Guanabara. Nesse dia, um duto da Petrobrás que ligava a refinaria Duque de Caxias – REDUC - ao terminal Ilha D'água, na Ilha do Governador, rompeu-se. Ocorreu o vazamento de mais de 1,3 milhão de litros de óleo in natura na baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro. Esse grande vazamento matou praticamente todo o ambiente marinho da região, afetando diretamente a Economia, já que vários pescadores tiveram que abandonar a área que antes era rica em peixes.

Em julho de 2000 - vazamento de óleo em Araucária. 4 milhões de litros de óleo foram derramados em Araucária, no Paraná.

Em março de 2003 - vazamento de barragem em Cataguases. O rompimento de uma barragem de celulose na região de Cataguases - MG, ocasionou um vazamento de 520 mil m3 em rejeitos compostos por resíduos orgânicos e soda cáustica. Os resíduos atingiram os rios Pomba e Paraíba do Sul, originando prejuízos ao ecossistema e à população ribeirinha, que teve o abastecimento de água interrompido. o incidente também afetou áreas do estado do Rio de Janeiro.

Em janeiro de 2007 – rompimento de barragem em Miraí – MG, causando um vazamento de mais de 2 milhões de m3 de água e argila, provenientes da lavagem de bauxita. O incidente desalojou quase um terço dos moradores, correspondente a mais de 4 mil pessoas. o nível da água do rio em Muriaé também aumentou em mais de 4 metros, causando o alagamento de mais de 1200 casas.

No dia 8 de novembro de 2011 o vazamento de óleo em bacia de campos de responsabilidade da petroleira norte-americana Chevron foi responsável por um derramamento de óleo de grandes proporções na bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

Em 5 de novembro de 2015 ocorreu o rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais. O incidente, considerado até então o maior desastre ambiental da história do país, ocorreu na barragem do Fundão da Samarco, que é uma empresa da Vale. O desastre provocou a liberação de uma onda de lama de mais de dez metros de altura e com isso, 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos destruíram o distrito de Bento Rodrigues, naquele município mineiro.

Em 2019, no dia 25 de janeiro deu-se o rompimento da barragem de Brumadinho, também em Minas Gerais. Trata-se de um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no Brasil. A barragem de rejeitos, cuja designação oficial era barragem da Mina do Feijão, classificada como de "baixo risco" e "alto potencial de danos", era controlada pela Vale S.A. e estava localizada no ribeirão Ferro-Carvão, na região de córrego do Feijão, no município brasileiro de Brumadinho, a 65 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Entendeu porque é importante conhecermos mais sobre o Direito Minerário? Para entender melhor essa dinâmica que rege as ações de mineração e seus potenciais de interferência na vida das pessoas; empresas e até mesmo do próprio estado; que devemos nos inteirar das normas que regulam esse complexo sistema de relacionamento de entidades públicas e privadas.

bom, este é o convite que fazemos para que você venha conhecer mais e se qualificar para atuar nessa área de conhecimento, que requer conhecimento especializado. Matricule-se gratuitamente no micro curso online Atualização Jurídica Direito Minerário Gratuito. Qualifique-se para entender mais sobre os desafios ambientais no Brasil atual.

Gostou desse artigo? Tem interesse em conhecer mais sobre esse tema? Quer sugerir novos cursos nessa área? Então entre em contato conosco pelo e-mail sac@unieducar.org.br e nos envie suas contribuições! Ficaremos felizes em atender!

Time de Tutoria e Gestão de Conteúdo Unieducar

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.