Educação de alunos com necessidades especiais é tema de curso online na Unieducar

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: qui, 29/10/2020 - 15:10

Os alunos que têm algum tipo de necessidades especiais merecem ter as mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento cognitivo e profissional que as demais pessoas. Contudo, é certo que as dificuldades relacionadas às oportunidades de formação são inúmeras, e envolvem obstáculos desde o deslocamento até as escolas até a realidade de que a maioria dessas instituições não possuem infraestrutura física ou pedagógica para atender plenamente esse público.

As necessidades especiais englobam desde as deficiências como a auditiva, visual e intelectual, até a Síndrome do Espectro Autista, bem como aqueles alunos que desenvolvem Altas Habilidades, comumente chamados de superdotados.

A formação de docentes capacitados à prática pedagógica inclusiva é um desafio. Alunos com diferentes tipos de deficiências requerem diferentes conhecimentos e habilidades por parte de seus educadores. As deficiências visual, auditiva e intelectual demandam soluções específicas e muitas dessas não estão acessíveis a todo o corpo docente.

Há também, como dito acima, os alunos que sofrem de Transtornos Globais do Desenvolvimento, que envolvem uma diversidade de situações específicas, como o autismo, ou a Síndrome do Espectro Autista; Transtorno Desintegrativo da Infância (psicose) e Transtorno Invasivo de Desenvolvimento.

Foi pensando em fornecer mais uma ferramenta para a formação de docentes e demais profissionais envolvidos com a educação desses alunos, que a Unieducar Universidade Corporativa lançou o curso Educacao de Alunos com Necessidades Especiais, que está disponível para matrícula e desenvolvimento 100% online, pela plataforma de e-learning da Unieducar.

O curso, além de contar com videoaulas e e-books, disponibiliza exercícios e suporte de professores tutores especialistas no tema, além da avaliação de rendimento para fins de certificação. Essa é a nossa maneira de contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas que capacitem esse grupo de profissionais.

Se você atua ou deseja atuar na área, ou tem interesse em pesquisar sobre o tema, essa é mais uma ferramenta de aprendizado e qualificação, além de fonte de pesquisa.

Time de Tutoria e Gestão de Conteúdo Unieducar

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.