Jornalistas robôs substituem seres humanos no G1 desde 1º de janeiro de 2021

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: seg, 04/01/2021 - 20:01

Em 2016 tive a oportunidade de participar de uma imersão no Vale do Silício, em San Francisco - Califórnia. Foram dias de intenso aprendizado, conhecendo universidades, empresas, incubadoras e aceleradoras, notadamente as envolvidas com projetos inovadores disruptivos, focados em uso massivo da tecnologia.

Chamou a atenção do grupo o foco de todo aquele ecossistema no desenvolvimento de aplicações com Inteligência Artificial, especialmente Machine Learning. Uma infinidade de outras soluções usando automação, como os driveless cars estavam debutando. A partir daquele momento tive a nítida certeza  de que – especialmente no Brasil – estávamos atrasados décadas.

Voltei ao Brasil com a sensação de ter viajado ao futuro. Retornando “ao passado”, organizei e realizei algumas rodadas de encontros de networking, que batizei de “Networking de 2a”, exatamente porque eram realizados sempre nas segundas 2as feiras de cada mês. Naqueles encontros, buscávamos debater esse movimento que ocorria mundo afora e como essas mudanças impactariam a Economia global na década seguinte.

Interessante é que alguns convidados simplesmente ignoravam e até duvidavam de muito do que debatíamos. Para minha surpresa, algumas “previsões” que fiz para 5 a 10 anos, acabaram se materializando em um prazo muito mais curto. A pandemia, por sua vez, acelerou muitos desses processos que já ocorriam de forma lenta e gradual.

Foi exatamente por isso que não me espantei com o fato de a Globo ter anunciado que o seu portal de notícias G1 passaria a publicar textos produzidos por “jornalistas robôs”. Esse é o teor da matéria do dia 30 de dezembro de 2020, intitulada G1 publica textos sobre posse de prefeitos e de vereadores em cada uma das cidades do Brasil com auxílio de inteligência artificial. No primeiro dia de 2021 o site publica a matéria divulgando o resultado, com o título: Inteligência artificial: leia reportagens sobre a posse de prefeitos e vereadores em mais de 5 mil cidades, uma iniciativa inédita do G1.

O blogueiro Luiz Muller publicou o artigo sobre o assunto intitulado Globo anuncia substituição de jornalistas por robôs a partir deste 1º. de janeiro de 2021, onde destaca o uso da tecnologia de Inteligência Artificial denominada GPT3 ou, Generative Pre-Training Transformer 3. O algarismo “3” ao final aponta para a 3ª geração desse tipo de aplicativo.

O motivo que me levou a escrever este artigo, contudo, foi o de alertar você, profissional, para esse movimento que vem se consolidando há alguns anos. E para lhe informar que ainda dá tempo de você se reinventar para não ter o seu posto ocupado por mais um “robô”. Sim, porque já há programas que realizam as mais variadas tarefas. Se você digitar no Google os seguintes termos de pesquisa: “Médico Robô”; “música criada por inteligência artificial”; ou “Robô advogado”, verá que tudo o que é repetitivo, básico e parametrizável, pode ser desenvolvido por um programa que “aprende” com uma sequência de algoritmos que é permanentemente aperfeiçoada até sem a interferência de humanos nesse processo. Esse é o conceito do Machine Learning.

Se você quiser entender melhor o que é, como funcionam e quais são as aplicações de algoritmos, sugerimos o curso Algoritmos e Programação em Java 10, disponível na Unieducar, ministrado pelo professor Antônio Sampaio. Nesse curso você vai aprender tudo o que precisa sobre essa tecnologia, que é usada em milhões de aplicações de automação no mundo todo. 

Contudo, além de aprender sobre o que é e como operam os algoritmos, o mais importante é que você entenda a necessidade de se diferenciar profissionalmente. O que fazer e como fazer para se destacar em sua área de atuação é a chave para uma atuação profissional longeva e relevante.

Entenda que 80% das atividades são compostas por rotinas básicas e podem ser parametrizáveis. Importante então é você focar na especialização dos 20% que são a parte nobre de sua atividade. Isso é possível a partir do momento em que você adota uma postura de Educação Profissional Continuada. Acostumar-se a participar de cursos, palestras, seminários e workshops é condição essencial para a reinvenção profissional.

A disseminação de cursos online, bem como eventos online como palestras, seminários e workshops, certamente agregam não só conteúdo às suas habilidades profissionais, como também valor à sua imagem, ressoando a mensagem que você zela por sua carreira. Afinal de contas, os seus colegas e o próprio mercado acabam sabendo que você investe parte do que ganha com seu aperfeiçoamento. Só assim é possível entregar mais e melhores resultados.

Se você gostou desse post e deseja comentar ou até sugerir outros temas relacionados, entre em contato comigo pelo e-mail abaixo. Será um prazer atender. Quero ouvir sua opinião.

Prof. Juracy Soares - e-mail: juracy.soares@unieducar.org.br
Fundador da Unieducar Universidade Corporativa. Doutor em Direito; Mestre em Controladoria; Especialista em Auditoria; Graduado em Direito e Contábeis. Certificado em Docência do Ensino Superior; Pesquisador em e-Learning. Editor-Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica (www.semanaacademica.org.br). Professor universitário e palestrante internacional. Escritor, autor do livro Enriqueça Dormindo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.