Leite Materno Imuniza contra o Covid-19

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: qui, 17/09/2020 - 11:44

Em maio de 2020 pesquisadores americanos da Escola de Medicina Icahn do Monte Sinai de Nova York e da Universidade da Califórnia em Merced publicaram um estudo realizado concluindo que o leite materno gera uma resposta imunológica contra a Covid-191.

O trabalho acadêmico foi publicado via Plataforma medRxiv na modalidade pré-print, ou seja, sem que o trabalho tenha passado por revisão por pares. O estudo indica que há resposta de anticorpos ao novo coronavírus no leite produzido por mulheres já infectadas. A explicação é de que as mulheres lactantes produzem o alimento com imunoglobinas do tipo G, originadas principalmente do sangue.

E logo no dia 1º de setembro de 2020, a OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde e a OMS - Organização Mundial da Saúde publicaram um comunicado2 conjunto relacionado à revisão de evidências científicas nessa área. O reporte indica que o aleitamento materno é recomendável, para além dos eventuais riscos de contaminação pelo coronavírus.

As entidades apontam que o contato do bebê com a mãe e o consequente aleitamento é necessário e deve ser estimulado sempre. O relatório aponta ainda que não há evidências científicas revelando transmissão da doença pelo leite materno.

Os  estudos e pronunciamentos vão ao encontro do que já é disseminado globalmente: o Leite Materno é um alimento padrão ouro e é por isso que em agosto – todos os anos – comemora-se o Agosto Dourado.

A Unieducar desenvolve – juntamente com professoras e professores especialistas na área do Aleitamento Materno um conjunto de cursos online certificados, dentre os quais destacamos:

De autoria do Prof. Dr. Marcus de Carvalho
Docente de Pediatria e Puericultura; Especialista em Amamentação pelo IBCLC; Editor do portal aleitamento.com e do livro "Amamentação - bases científicas"
Curso Especificidades na Clínica da Amamentação
Curso Manejo Clínico da Amamentação
Curso Temas Especiais em Aleitamento Materno

De autoria da Profa. Enfa. Neonatal e Consultora em Amamentação Poliana Plutarcho
Curso Prática em Amamentação e suas Técnicas
Curso Treinamento de babás – Teoria e Prática

De autoria da AMA Consultoria Materno Infantil
Profas. Enfa. Dra. Mariana Gonçalves e Enfa. Esp. Sabrina Alapenha
Curso Amamentação – Retorno ao Trabalho e Vida Social – é possível conciliar

Esperamos que esta postagem lhe seja útil. Caso considere as informações relevantes para amigos, amigas e familiares, que atuam na área da Saúde ou necessitem desse tipo de conhecimento, sinta-se à vontade para compartilhar ou até escrever novos posts com base nas informações acima.

Atenciosamente,

Time de Tutoria Unieducar

REFERÊNCIAS:
1.: Estudo afirma que leite materno pode ser usado para tratar o novo coronavírus
Disponível em:
https://paisefilhos.uol.com.br/familia/estudo-afirma-que-leite-materno-p...

2.: Benefícios da amamentação superam riscos de infecção por COVID-19, afirmam OPAS e OMS. Disponível em:
https://nacoesunidas.org/beneficios-da-amamentacao-superam-riscos-de-inf...

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.