Publicado em: seg, 25/01/2021 - 09:00
O Japonês Shoji Morimoto encontrou um trabalho que talvez seja o sonho de milhões de pessoas ao redor do mundo. Ele ganha dinheiro para fazer absolutamente nada, a não ser comer, beber e dar respostas simples. Esse é o teor da reportagem de José Carlos Cueto para a BBC News Mundo(1)
Conforme apurou a matéria, desde 2018, quando decidiu abrir seu próprio negócio, o empreendedor japonês não tem do que reclamar e afirma que vive bem – psicológica e financeiramente – com a sua atividade profissional, digamos, inusitada.
Depois de muito tentar se enquadrar em empregos ‘tradicionais’, Shoji afirma não ter se encaixado em nenhuma atividade formal. Passava – portanto – longos períodos desempregado e era frequentemente criticado por colegas por fazer nada.
Foi aí que pensou que talvez esse fosse o tipo de ‘trabalho’ para o qual havia nascido. Partiu dessa ‘constatação’ a ideia de fundar sua própria empresa, onde é contratado para, conforme suas próprias palavras, “alugar uma pessoa para fazer nada” a não ser “comer, beber e dar respostas simples”. Morimoto concluiu então que “talvez fazer algo não seja uma boa atividade para ele”.
O empresário japonês conta que vem acumulando muitos cases inusitados e pode agora – olhando para a trajetória de seu empreendimento – se orgulhar do que vem realizando e dos atendimentos que desenvolveu até aqui.
Dentre algumas de suas atuações profissionais dignas de registro ele cita o dia em que foi contratado por um cliente para se despedir dele em uma estação de trem, pois não havia quem o fizesse. Noutra situação, um participante de uma maratona o contratou para motivá-lo na linha de chegada, o que culminou com o corredor concluindo a prova e ganhando uma medalha.
Como nem tudo na vida é perfeito, e tendo em vista que a performance do negócio vem chamando a atenção da mídia internacional, Morimoto vem sendo cada vez mais demandado. Sua fama – agora global – o estimulou a escrever um livro que, por sua vez, inspirou a produção de um programa de TV. Essa é a constatação lógica de que, se você for realmente bom no que faz, mesmo que isso signifique fazer nada – seu negócio tem 100% de chances de decolar.
Os seguidores do empreendedor japonês vêm se multiplicando no Twitter, que é a principal plataforma pela qual divulga seus ‘serviços’. Próximo de superar a marca dos 300 mil seguidores, pode-se dizer que ele encontrou um nicho de mercado pouquíssimo explorado que é: fazer absolutamente nada!
E aí? Essa história de sucesso lhe inspirou? Você tem vontade de empreender e ainda não encontrou a ideia que vai mudar sua vida? Então vou lhe recomendar o curso online Criando um Novo Negócio – Ideias, Oportunidades e Análise de Mercado. O melhor emprego do mundo pode ser algo que você já faz muito bem! Só que não explorou essa atividade profissionalmente ainda.
Se você gostou desse post e deseja comentar ou até sugerir outros temas relacionados, entre em contato comigo pelo e-mail abaixo. Será um prazer atender. Quero ouvir sua opinião.
Prof. Juracy Soares - e-mail: juracy.soares@unieducar.org.br
Fundador da Unieducar Universidade Corporativa. Doutor em Direito; Mestre em Controladoria; Especialista em Auditoria; Graduado em Direito e Contábeis. Certificado em Docência do Ensino Superior; Pesquisador em e-Learning. Editor-Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica. Professor universitário e palestrante internacional. Escritor, autor do livro Enriqueça Dormindo.
REFERÊNCIAS: 1.: Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-55775066