Os Conflitos em Empresas Familiares e o Papel da Mediação

Izabel Massaneiro de Lima Garcia
Publicado em: qua, 16/02/2022 - 12:41

Os conflitos são inerentes à natureza humana de forma geral, e devem ser analisados de forma individualizada à cada pessoa, mas nas empresas familiares, determinadas situações conflituosas muitas vezes ameaçam a sobrevivência dos negócios. Muitos casos de falências estão diretamente ligados a conflitos internos da família.

As empresas familiares desde sempre fizeram parte dos negócios no Brasil. Estima-se que este tipo de esfera empresarial representa 80% das 19 milhões de companhias que existem no país. Infelizmente, a complexidade entre os negócios e vínculos parentais fazem com que a maioria das empresas familiares não sobrevivam, principalmente quando se trata da troca de comando sucessório da primeira para a segunda geração familiar.

De cada 100 empresas familiares, somente 1/3 alcançam vitória na sucessão entre as gerações, as demais geralmente têm outros desfechos, ou a venda, aluguel, ou o encerramento das atividades, etc.

Considerando que há uma cadeia de interessados que dependem daquela empresa familiar, tanto os sócios, quanto funcionários, fornecedores, entre outros, a profissionalização e a sucessão da empresa familiar torna-se algo de extrema importância.

A gestão da empresa familiar é muitas vezes marcada por conflitos de natureza pessoal, principalmente quando a esfera sucessória da administração empresarial se dá entre irmãos, ou entre pais e filhos. Em relação aos irmãos é fácil compreender de onde surgem os conflitos, afinal, os pais não educam os irmãos para serem sócios uns dos outros, e assim, muitas vezes o interesse pessoal de cada um acaba se sobrepondo à gestão da empresa, acarretando diversos riscos e prejuízos para todos os envolvidos.

Numa empresa familiar cujos pais são os fundadores, assim que estes se retiram da administração, os irmãos têm de começar a se enxergar como sócios, e na prática é raro esta transição ocorrer de forma tranquila.  A sociedade empresarial, nestes casos, é IMPOSTA, não só do ponto de vista jurídico, mas também do ponto de vista comportamental.

A profissionalização societária deve ser sempre bem instruída para que irmão aprendam a conviver como sócios numa gestão empresarial, com foco na administração, na profissionalização e governança, pois, se os sócios não forem profissionais, não há empresa que funcione.

Muitas vezes quando feita em vida, a sucessão empresarial tende a ser mais tranquila, pois é feita ao longo de anos, mediante um processo com apoio familiar, muitas vezes dos próprios fundadores da empresa. Esta modalidade de sucessão costuma alcançar sucesso ante os casos em que a sucessão é feita de maneira abrupta, no qual os herdeiros assumem a gestão sem nenhum tipo de preparo. Se a maior característica da empresa familiar é o conflito, pode-se dizer que o maior desafio é a sucessão.

Outra característica marcante nos conflitos empresariais familiares são as diferenças geracionais entre pais e filhos. Duas visões de mundo diferentes, em tese, poderiam expandir o crescimento da empresa e trazer novos ideais, podendo aumentar os lucros, mas na prática o crescimento e expansão empresarial por muitas vezes não passa por um diálogo compreensivo entre ambas as partes, não há um reconhecimento sobre esses membros da família, e por muitas vezes há uma disputa por poder, preferência e dinheiro entre os parentes. 

Pois bem. Ante este quadro, como pode haver a redução dos conflitos empresariais, numa esfera onde há também conflitos familiares extremamente complexos e individuais?  A eliminação total dos conflitos é muito difícil, mas SIM, estes podem ser reduzidos. A começar pela comunicação... A comunicação entre os sócios numa empresa familiar tem que ser fluida, respeitosa, transparente. A mediação muitas vezes auxilia neste quesito. É importante compreender o conflito a partir da origem, e um mediador, ao profissionalizar a resolução deste conflito, pode fazer perguntas de esclarecimento, ajudar a organizar as conversas de forma imparcial e em um contexto colaborativo e sigiloso.

A mediação em empresas familiares é uma forma de prevenir e também solucionar conflitos, muitas vezes de maneira tranquila e segura, onde são pautados os pontos estratégicos na qual precisa haver mudança ante a gestão empresarial, ao passo que conforme problemas familiares vêm à tona, também são tratados da melhor forma possível.

A mediação utiliza um conjunto de técnicas que, quando bem aplicadas, impactam positivamente no resultado da administração empresarial. Ao elaborar uma pauta conjunta e manter a discussão de forma produtiva, a mediação empresarial traz o foco para as necessidades da administração e nas alternativas para resolução de diversas questões postas à mesa, sendo assim um método de gestão de conflitos capaz de reduzir os prejuízos e preservar os relacionamentos.

Com efeito, a mediação é mesmo uma importante e poderosa ferramenta, no qual as famílias empresárias precisam conhecer e valer-se não só com foco a solucionar problemas empresariais e desgastes, mas também organizar e implementar uma boa governança e administração empresarial, que estruture e organize a gestão dos negócios, preservando o patrimônio e também os laços familiares.

Bom, esses são alguns pontos que considero importantes. Conhecimento nunca é demais, sempre é hora para dar um upgrade e colher os melhores frutos em sua vida pessoal e profissional.
Se você quiser saber um pouco mais sobre a mediação de conflitos, preparamos um curso online acerca deste e outros métodos: Introdução aos Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos

Se você conhece alguém que esteja precisando dessas dicas, compartilhe este artigo!

Prof.ª Izabel Massaneiro de Lima Garcia
Bacharel em Direito, Empresária

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.