Programa de Estágio Voluntário Unieducar

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: qui, 06/01/2022 - 11:55

Quando fui me candidatar ao meu primeiro emprego, recebi dezenas de respostas do tipo: ‘só estamos contratando com experiência’. Eu sempre me indignava e ficava me perguntando: ‘ora, se eu nunca tiver uma oportunidade, jamais poderei ter alguma experiência para apresentar no meu currículo’.

Pois bem. Essa é a lacuna que o Programa Estágio Voluntário Unieducar visa preencher. A partir da seleção de estudantes interessados em ter essa primeira experiência, vamos poder jogar o ‘ganha-ganha’, onde todas as partes envolvidas atuam gerando valor para si e para os demais.

Embora este programa não contemple uma remuneração em dinheiro, há certamente um conjunto de outras recompensas que certamente farão a diferença na vida dos que decidirem investir seu tempo e conhecimentos para participarem do programa. Esses benefícios serão evidenciados no presente texto, logo adiante.

Para seguirmos, vamos fornecer algumas informações básicas essenciais para que a iniciativa fique clara para as pessoas interessadas. Vamos lá!

QUAL É A BASE LEGAL PARA A CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS VOLUNTÁRIOS?
A Lei No. 11.788/2009 regulamenta a contratação de estagiários. Em seu Art. 12 a referida lei prevê a contratação sem remuneração, desde que o estágio seja não obrigatório, como é o caso.

Art. 12.  O estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, sendo compulsória a sua concessão, bem como a do auxílio-transporte, na hipótese de estágio não obrigatório.

Para que fique claro, ressaltamos que o presente programa é Voluntário e não prevê a remuneração em dinheiro (bolsa). A seguir, um conjunto de perguntas e respostas que vão esclarecer todas as suas dúvidas relacionadas com a iniciativa. 

QUEM PODE SE CANDIDATAR ÀS VAGAS DE ESTÁGIO VOLUNTÁRIO?
O programa destina-se à seleção de estudantes regularmente matriculados em cursos de nível Superior ou do ensino Técnico, que jamais tenham tido qualquer tipo de experiência anterior em estágio ou empregoEsse é um programa que visa atender aquelas pessoas que precisam de uma primeira oportunidade formal que comprove uma experiência profissional, a fim de que essa seja uma ferramenta para uma futura candidatura para outro programa de estágio ou emprego. Preferencialmente matriculados nos cursos de Administração, Direito, ContabilidadeComunicação, Jornalismo, Publicidade, Marketing, GestãoSecretariado, Recursos Humanos e correlatos. Podem se candidatar alunos residentes em todo o país, tendo em vista que - tanto o processo de seleção quanto as atividades - serão realizados na modalidade remota. Se você não se enquadra nas condições acima, esse não é um programa para você.

COMO SERÁ O PROCESSO SELETIVO PARA AS VAGAS DE ESTÁGIO VOLUNTÁRIO?
A seleção constará de análise da documentação comprobatória dos requisitos mínimos legalmente exigidos e a realização de uma avaliação de Português, seguida de uma entrevista ou dinâmica. Todo o processo será desenvolvido na modalidade online. Somente serão selecionado(a)s candidato(a)s com EXCELENTE nível de redação. Tendo em vista que a elaboração de artigos é uma das obrigações previstas, não serão admitidos candidaturas de pessoas que escrevem com erros de português.

COMO SE DARÁ A FORMALIZAÇÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO VOLUNTÁRIO?
Conforme as exigências da Lei do Estágio, por meio da formalização do Termo de Compromisso de Estágio – TCE, juntamente com a Instituição de Ensino. Nesse termo constam todas as obrigações e deveres das partes, a saber: Estagiário, Contratante e Instituição de Ensino.

QUAL SERÁ O PERÍODO DO CONTRATO DE ESTÁGIO VOLUNTÁRIO?
Os termos terão validade inicial de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogados nas situações que a Lei do Estágio permita, e desde que haja interesse e concordância das partes.

POR QUANTO TEMPO ESTARÁ ABERTA A SELEÇÃO PARA O ESTÁGIO VOLUNTÁRIO?
A princípio é interesse da Unieducar a manutenção do programa de forma permanente, selecionando pessoas interessadas em compor o programa. Contudo, não há como afirmar se haverá sustentabilidade para tal. Mesmo para um programa voluntário, que não prevê remuneração em forma de bolsa, a Unieducar arcará com outros custos, como o da contratação de um seguro e com a disponibilização de um programa de capacitação aos estagiários, além dos custos com a supervisão dos participantes.

QUAIS OS BENEFÍCIOS USUFRUÍDOS PELO ESTAGIÁRIO VOLUNTÁRIO NA UNIEDUCAR?
Os selecionados participarão do Programa de Capacitação Permanente – PCP Unieducar, que consiste na disponibilização gratuita de cursos, palestras, seminários e workshops – previamente selecionados pela instituição – a serem desenvolvidos por meio da plataforma de e-learning da Unieducar. A participação do estagiário voluntário junto ao PCP deverá ter a mesma duração do contrato de estágio voluntário, sendo devidamente acompanhado pelo supervisor do programa. Todos os programas de capacitação serão disponibilizados na modalidade online e deverão conferir certificados digitais de conclusão aos que cumprirem com os requisitos de cada um desses.

QUE ATIVIDADES O ESTAGIÁRIO VOLUNTÁRIO TERÁ QUE DESENVOLVER?
Os estagiários voluntários terão o trabalho de desenvolver artigos (pelo menos um artigo por semana) a serem publicados no Blog Unieducar, em seus próprios nomes. Cada autor(a) terá uma página personalizada com o conjunto de suas próprias publicações no Blog. Os artigos serão desenvolvidos a partir da indicação de temas previamente selecionados pela supervisão do programa. No texto dos artigos poderão ser inseridos – pela Unieducar - links para programas de qualificação profissional da instituição, além de outras páginas institucionais.
ATENÇÃO! Os referidos artigos devem ser autorais. Plágio é crime! Não serão aceitos para publicação artigos com trechos copiados. A constatação da prática poderá ensejar a rescisão do estágio voluntário, nos termos da legislação vigente aplicável.

QUAL É A CARGA HORÁRIA QUE O ESTAGIÁRIO VOLUNTÁRIO DESENVOLVERÁ?
Não há definição de um horário fixo ou previamente estabelecido. O estagiário voluntário poderá desenvolver seus artigos e participar dos programas de qualificação profissional nos dias e horários que lhe forem convenientes, desenvolvendo uma carga horária diária de 4 (quatro) horas de estágio. A recomendação é que o estagiário voluntário organize seu tempo para dedicar – em média – quatro horas por dia para suas atividades relacionadas ao estágio voluntário. O formato do artigo será encaminhado pela supervisão – via e-mail. 

O QUE DEVO FAZER PARA ME CANDIDATAR?
Se você tem interesse e tem currículo compatível com as exigências acima, pode se candidatar seguindo o passo a passo:
1.: Revise as condições acima para saber se realmente se enquadra;
2.: Atente para o fato que terá que colher a assinatura – no Termo de Compromisso de Estágio Voluntário – da instituição de ensino na qual está regularmente matriculado(a);
3.: Envie seu currículo ou link do Lattes, mais cópia do comprovante de matrícula regular para o e-mail ‘atendimento@unieducar.org.br’;
4.: Aguarde mensagem por e-mail, sobre o andamento do processo seletivo;

As assinaturas no Termo de Compromisso de Estágio e demais documentos podem ser aplicadas digitalmente, por meio da Assinatura Digital gratuita pelo Gov.Br.

Ficou alguma dúvida? Precisa de mais alguma orientação sobre como proceder? Entre em contato para que possamos lhe ajudar com o que estiver ao nosso alcance, ok?

Suce$$0!

Laboratório de Propulsão Profissional Unieducar
LabPro Unieducar

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.