Governo Federal lança Assinatura Digital gratuita pelo Gov.Br

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: dom, 20/03/2022 - 07:46

O Governo Federal lançou e está disponível – gratuitamente – o serviço de assinatura digital pelo Gov.Br. Trata-se de um avanço em vários sentidos. Isso porque a facilidade estava disponível antes somente para os detentores de certificados digitais, que são adquiridos junto às Autoridades Certificadoras. E os certificados digitais são – para muitos – uma ferramenta eletrônica inacessível, pelo alto custo.

A partir da publicação do Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020, a Assinatura Eletrônica do Gov.Br está disponível para todos com cadastro na aplicação. A principal vantagem é que agora você pode assinar um documento em meio digital a partir da sua conta Gov.Br.

Requisitos de Segurança Digital
É importante salientar que o documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física com firma reconhecida.

Para assinar digitalmente, siga o passo a passo, que está descrito no próprio site da Assinatura Digital do Governo Federal:
 

1.: Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica utilizando a sua conta Gov.Br.
2.: Faça o login na sua conta gov.br usando seu CPF e senha
3.: Adicione o arquivo que será assinado
4.: Escolha o local da sua assinatura no documento
5.: Valide sua assinatura
6.: Baixe o documento assinado
7.: Consulte assinatura do documento

Verificação da validade pelo destinatário
Ao seguir todas as etapas acima, baixando e salvando o arquivo já assinado digitalmente, você deve enviar para o solicitante, esse arquivo que é fornecido pelo Gov.Br em PDF. O destinatário do documento poderá verificar a validade simplesmente clicando com o mouse sobre a assinatura digital aplicada no documento.

A facilidade que está disponível usa a infraestrutura de segurança da informação e chaves públicas da ICP Brasil. Quer saber mais sobre os requisitos de validade e segurança digital, inclusive relacionadas às assinaturas e documentos eletrônicos? A dica é:

Curso online Certificação Digital e Segurança da Informação

Se tiver dúvidas sobre o assunto, entre em contato conosco por qualquer um de nossos canais de atendimento.

Time de Tutoria e Gestão de Conteúdo Unieducar

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.