Qualificação de Colaboradores Baseada em 4 Pilares

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: seg, 03/08/2020 - 20:08

A disseminação de conteúdo nas mais variadas plataformas possibilita que as corporações possam – por meio de suas áreas de gestão de pessoas – desenvolverem programas de qualificação profissional customizados, apoiados não só em conteúdo já finalizado, mas com um nível ótimo de adequação às demandas da instituição.

A profusão de conteudistas permite hoje que – com uma boa pesquisa – sejam montados blocos de conteúdo voltados ao atendimento das mais variadas necessidades de treinamento continuado. Para tanto, a base dos quatro pilares a seguir listados é mandatória, pelas razões a seguir indicadas.

PILAR CURADORIA: Para a definição de um projeto de capacitação de recursos humanos, é interessante que a área de gestão de pessoas realize ou demande a realização de uma análise preliminar dos conteúdos a serem ofertados.
E para além dessa etapa, seria interessante que essa área – pelo seu papel estratégico – eventualmente encaminhe à instituição provedora de conteúdo, diretrizes para uma seleção de conteúdos em cada uma das áreas de conhecimento indicada.
O Pilar de Curadoria é a garantia de que os colaboradores acessarão programas de desenvolvimento previamente validados ou especificamente concebidos para tal finalidade.

PILAR - GESTÃO DE PLATAFORMA: A partir de uma seleção de conteúdo, o passo seguinte pode ser a delimitação de oferta de conteúdo em um sítio eletrônico ou URL específica, no qual os respectivos cursos, palestras e seminários online devam ser acessados.
A Unieducar tem as ferramentas prontas para as demandas de treinamentos corporativos e soluções para recursos humanos.

PILAR – ACOMPANHAMENTO DE REAÇÃO DE APRENDIZAGEM: Desde que os diversos programas estejam previamente selecionados e disponibilizados em um sítio eletrônico ou URL específica, onde os cursos, palestras e seminários online previamente demandados estejam devidamente disponíveis para acesso, é interessante que um acompanhamento de reação de cada programa de qualificação seja realizado.

Para que todo o processo de Aprendizagem Organizacional se desenvolva de forma adequada, é necessário inserirmos em cada um dos cursos uma avaliação de reação que poderá ser entregue à pasta responsável pela gestão de pessoas.
 

PILAR – CUSTOMIZAÇÃO DE PROGRAMAS
Por mais genéricos e aplicáveis que sejam os diversos cursos, palestras e seminários online já disponíveis, é certo que toda entidade tem sua cultura e demandas específicas.
Sendo assim, a solução a ser disponibilizada está apta a receber programas de treinamento desenvolvidos pela própria entidade, por meio de seus próprios colaboradores ou entidades conteudistas especialmente contratadas.
As possibilidades aqui são infinitas e podem resolver demandas de treinamentos específicos e até exclusivos para as mais diversas áreas da entidade, desde a operação em campo até nas áreas de gestão executiva.
Certamente esse é um requisito essencial para a Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional.

Quero saber se você ainda tem dúvidas. Basta enviar seus questionamentos para o meu e-mail: juracy.soares@unieducar.org.br .

Prof. Dr. Juracy Soares
É professor fundador da Unieducar. É fundador e Editor Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica.
Graduado em Direito e Contábeis; Especialista em Auditoria, Mestre em Controladoria e Doutor em Direito; Possui Certificação em Docência do Ensino Superior; É pesquisador em EaD/E-Learning; Autor do livro Enrqueça Dormindo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.