Recrutamento Brasil X Canadá

FELIPE VERAS SOARES
Publicado em: seg, 22/03/2021 - 09:36

Uma vez ouvi um grande amigo meu dizer: "Quando vi o currículo dele e pesquisei onde ele morava, fiquei meio assim, sabe? É um bairro muito foda, Felipe." Estávamos conversando sobre uma vaga de gerente de contas em uma grande empresa aí no Brasil. Quando perguntei o porquê de ele ter incluído o endereço dele na aplicação, ele falou "Ah, é o sistema que usamos que pede".

Bem, hoje o tema é a diferença Brasil e Canadá quando se trata de recrutamento de candidatos para vagas de emprego.

Um dos grandes diferenciais entre os dois sistemas e culturas é o zelo pela impessoalidade e combate a práticas que violem a integridade do processo seletivo, como favoritismo, discriminação racial, ética e de gênero. Com certeza, foi algo que eu tive que aprender e custou algumas tentativas em vão até eu definir um modelo de currículo e resumé que possibilitou minha entrada em diversos processos até atingir sucesso em vagas super disputadas!

E aqui lanço a reflexão para você, recrutadorx brasileirx, você chamaria para uma primeira entrevista um candidatx sem saber o seu gênero, endereço, idade e se é uma pessoa com deficiência? Ou melhor, caso receba dois currículos idênticos, da mesma pessoa, porém um consta suas informações pessoais como gênero, idade, endereço, foto, e o outro não, quem você chamaria para uma primeira conversa?

É aqui que aplaudo a cultura de recrutamento canadense no tocante a valorização de habilidades, experiência profissional e voluntariado a questões que pouco influenciam a execução de tarefas imprescindíveis a posição como o gênero da pessoa, onde mora e como ela aparenta ser.

A prática é levada tão a sério aqui no Canadá que se você enviar seu currículo contendo sua foto você será automaticamente desclassificadx do processo.

O Brasil tem uma das legislações mais modernas e protetoras da pessoa humana do mundo. Ainda assim, estamos no fundo do poço quando se trata de igualdade racial e de gênero no mercado de trabalho. Racismo estrutural está fortemente enraizado na nossa sociedade. Se você como brasileirx se acha tão privilegiado em relação a seus vizinhos latino-americanos, segura essa: estamos em 22o de 25 países em questão de igualdade de gênero, atrás de países como Cuba, Venezuela, Trinidad e Tobago e assim por diante

Inclusive, indo um pouco além, a prática de anunciar vagas de emprego fazendo referência ao sexo, à idade, à cor ou situação familiar é inclusive vedada pela CLT (art. 373-A, I), salvo quando a natureza da atividade a ser exercida, pública e notoriamente, assim o exigir. A Constituição Federal de 1988, norte normativo brasileiro, também faz menção à inconstitucionalidade de tal prática e eventual discriminação na hora de contratar ou fazer recusa de entrevista em seu art. 3, IV.

O problema é grave e avanços no sistema são, geralmente, tímidos e isolados. Para adicionar perspectiva a isso, um recente estudo aponta que apenas 1% dos advogadxs contratados pelos grandes escritórios de advocacia no Brasil são negros. Leia o seguinte trecho do artigo da Carta Capital:

"O candidato negro já chega à disputa da vaga com a pior expectativa possível, a da reprovação, o que, por óbvio, afeta diretamente seu desempenho, fator este que não é considerado pela maioria dos responsáveis nas contratações."

O cenário se mostra ainda mais preocupante quando analisamos os efeitos da pandemia e comparamos brancos e negros. De acordo com o IBGE, o desemprego aumentou entre os negros e pardos e a queda da taxa de ocupação entre os pretos foi mais intensa que os demais.

"A taxa de desemprego entre os pretos ficou em 17,8%, e entre os pardos, em 15,4%. A dos brancos, por sua vez, ficou em 10,4%, 2,9 p.p. abaixo da taxa geral do país, que ficou em 13,3%."

Não nego que haja racismo e outras formas de discriminação no Canadá (existe, e muito, principalmente longe dos grandes centros urbanos!). Porém, como imigrante, com nome e sobrenome claramente estrangeiros, me senti mais confortável quando apliquei para vagas de trabalho por saber que ser imigrante no Canadá é algo completamente normal e esperado! Isso reflete muito positivamente na cultura de trabalho e geral do país! Para se ter uma ideia, consigo contar em uma mão só o número de canadenses (de segunda geração e além) que trabalham comigo, assim como o número de brancxs.

Espero que meu ponto tenha feito sentido para você. Sua função como recrutadorx é quase uma função pública, com forte responsabilidade social. Olhe ao redor - quantos negrxs, estrangeiros e mulheres trabalham com você? Qual é o seu papel na socidade? Ouço muita gente reclamar de violência, da marginalidade dos subúrbios brasileiros, e, embora isso seja uma questão fortemente estatal, o setor privado, os ricos têm uma forte influência, poder e responsabilidade nessa história toda. Desafie sua organização, líderes e amigxs da indústria a serem melhores!

Se você leu até aqui, ótimo. Obrigado pelo seu tempo! Compartilha da mesma opinião? Tem posicionamentos contrários? Excelente! Comente aqui e vamos conversar! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos no LinkedIn, Facebook e WhatsApp. Adoraria ouvir sua opinião também por e-mail: felipe@nextlevelhub.org ou no meu instagram: instagram.com/felipeveras. Aguardo nossa conversa!

Bônus!! Quer preparar seu currículo e aplicar para vagas aqui no Canadá? Preparei esse template de currículo para você: Template de Currículo | Felipe Veras Soares | @felipeveras.
 

Felipe Veras
Advogado – OAB/SP nº 373.419
CEO & Founder da Next Level Hub
Account Manager Manager, Riipen Inc.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.